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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de física na educação de jovens e adultos aplicado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes, Breves-PA(2017-07-02) SILVA, Jairo Ferreira da; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Esse trabalho traz como ponto principal identificar o quanto de conhecimento prévio os alunos da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria de Lourdes, Breves-Pa, tem acerca dos assuntos de Ciências Físicas por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo através de um questionário com 6 perguntas. Assim, fizemos uma análise dos conhecimentos de Física adquiridos pelos alunos no decorrer dos estudos, observando como a Física nos dias de hoje está presente em todos os lugares, retratando assim a importância do conteúdo de Física no processo de ensino e aprendizagem. Nossos resultados, obtidos em duas turmas unidas de 32 alunos da 4ª etapa da EJA no 2º semestre de 2015, através da resposta do questionário foi possível observar que algumas perguntas foram interpretadas de maneira equivocada pelos alunos, contudo 81,25% reconheceram a importância de se estudar Física, 78,125% conseguiram identificar 5 (cinco) fenômenos que podem ser explicados com auxílio da Física, 87,5% conseguiram dizer o que a Física estuda demonstrando conhecimento acerca da disciplina, porém 43,75% disseram que provavelmente apresentarão dificuldades na disciplina de Física no Ensino Médio descrevendo alguns motivos para tal dificuldade, entre eles os cálculos, o tempo de aula e o fato do professor não está capacitado para ministrar os conteúdos da disciplina.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem do conteúdo de ligação química na disciplina de ciências: na percepção dos alunos do Ensino Fundamental II(2018-08-07) SANTOS, Aida Castro dos; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759O ensino de química no ensino fundamental é considerado recente e a sua prática segue propostas educacionais que lembra o modelo educacional como teórico básico expressado em sala de aula, baseando-se ainda na mera transmissão de conteúdos e tendo como recurso exclusivo o livro didático e a sua reprodução no quadro, contudo as metodologias utilizadas por professores aos poucos vêm sofrendo alterações, com a inserção de recursos didáticos e a adoção de práticas no processo da aprendizagem. A abordagem do conceito de química no nono ano do Ensino Fundamental requer do aluno um entendimento mais profundo e intenso, aumentando a capacidade de conectar o que é visto em sala com as situações do cotidiano, como por exemplo questionar, analisar, observar situações diárias. As dificuldades dos alunos em compreender os conteúdos de Química aparecem logo no Ensino Fundamental, quando eles têm os primeiros contatos com a disciplina. O conteúdo de ligação química é apontado por alguns autores como um dos que apresentam mais dificuldades pelos estudantes. A orientação dos PCNs de Ciências Naturais é para uma abordagem mais simples dos conteúdos, procurando impedir que seja abordado detalhadamente, pois, não é viável neste nível de escolaridade. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como pretensões discutir as concepções que os alunos do nono ano do ensino fundamental têm a respeito da aprendizagem do conteúdo de Ligação Química. A partir de uma pesquisa de campo qualitativa com a utilização de questionário, na qual participaram 68 alunos de 02 escolas públicas do município de Breves-Pa. Após analisar os resultados da pesquisa, identificou-se que um dos principais fatores que contribuem para um ensino “precário” na visão do aluno, está ligado diretamente na formação do educador de ciências/química que, como principal agente articulador do processo ensino e aprendizagem, precisaria elaborar métodos pertinentes para facilitar a aprendizagem e despertar maior interesse nos alunos, coibido dessa forma o insucesso do seu trabalho. Foi possível perceber ainda que o ensino de ciências/química necessita de mais aulas práticas pois os alunos demostraram interesse por aulas com essas características e que aos poucos o professor busca diversificar suas metodologias de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As potencialidades da modelagem matemática na educação matemática nas tomadas de decisões em uma proposta para o 9º ano(2019-07-12) DIAS, Marcel Ellain dos Santos; COSTA, Valtenis Corrêa; ALVES, Lília Cristina dos Santos DinizEsta pesquisa se debruça em investigar que conhecimentos são engajados nas tomadas de decisões em uma proposta de Modelagem Matemática para o Ensino Fundamental. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, foi realizada com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Bosco, na cidade de Salinópolis/PA. Os participantes da pesquisa foram 21 alunos que cursavam o 9º ano do ensino Fundamental. A proposta de Modelagem Matematica foi aplicada em um supermercado, onde os alunos coletaram os dados. A análise da pesquisa foi realizada de forma interpretativa frente á literatura pertinente a Modelagem Matemática na Educação Matemática e aos dados coletados, como: áudios, vídeos, fotos, anotações em diário de observação e registros dos modelos matemáticos que surgiram ao logo da atividade. Os resultados mostram que a Modelagem Matemática e uma ferramenta de ensino e aprendizagem que percorre um caminho interdisciplinar, surgindo assim nesta proposta saberes matemáticos e não matemáticos e nos possibilita desenvolver habilidades consideradas significativas que diz respeito a leitura e a interpretação de fatos reais que envolvam não somente os conhecimentos matemáticos, mas as demais atividades da vida do aluno.