Navegando por Assunto "Construction"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de correlação entre indicadores de desenvolvimento socioeconômico e de desempenho da indústria da construção civil(2023-07-06) DIAS, Deivison Murilo Ferreira; DUARTE, André Augusto Azevedo Montenegro; http://lattes.cnpq.br/1135221873341973Em todos os países do mundo a Indústria da Construção Civil (ICC) tem espaço relevante como setor de desenvolvimento tecnológico, econômico e social, trazendo melhora de infraestrutura e condições sociais. No Brasil essa dinâmica não é diferente, visto que a ICC é uma das que mais adiciona valor ao Produto Interno Bruto (PIB) do país, além de ser uma grande geradora de empregos. Assim este estudo busca verificar a correlação entre indicadores socioeconômicos e o desempenho da ICC, além de analisar a relação de causa e efeito dessa correlação, que dada a importância econômica e social desta indústria torna essa relação objeto de interesse acadêmico e político, justificando investimentos e prioridades estratégicas. Para isso a metodologia utilizada envolve a coleta de dados macroeconômicos relevantes para os elementos em questão no país em um período de 2003 a 2020, tais como: Produto Interno Bruto (PIB), PIB Per Capita (PIBpc), Valor Adicionado Bruto a Preços Básicos da Construção Civil (VABpb CC), número de pessoas empregadas formalmente no Brasil, número de pessoas empregadas formalmente no segmento da Construção Civil (CC), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o salário médio da CC. Com esses dados submetidos a análises estatísticas, como a Correlação de Pearson e a Causalidade de Granger, foram investigadas relações estatisticamente significativas entre as variáveis em estudo, obtendo assim uma forte relação entre PIB, PIBpc, VABpb CC e empregos formais na CC, além da constatação de um processo de desindustrialização no país. Não se evidenciou uma relação de causa e feito entre o contexto econômico e o desempenho da ICC, isto é, se há efetivamente uma relação causal entre os dois, bem como se constatou um processo de desindustrialização no país do setor em geral e na ICC também.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção de uma bancada de ensaios com base na norma brasileira NBR ISO 12957-2(2025-04-03) SOUZA, Nayury Melo de; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686; https://orcid.org/0000-0002-4410-4309O presente trabalho aborda o dimensionamento e a construção de uma bancada de ensaios destinada ao estudo das propriedades de atrito em materiais granulares. Sua construção é guiada pela necessidade de compreender o comportamento de granéis em contextos específicos, considerando a interação entre superfícies sólidas, tendo como base a Norma Brasileira NBR ISO 12957-2. O projeto visa proporcionar uma ferramenta precisa para o estudo sobre as forças envolvidas nesse fenômeno complexo, destacando a influência de diferentes materiais na resposta do atrito. Ao integrar parâmetros como a rugosidade das superfícies e as características granulométricas, busca-se oferecer uma plataforma experimental robusta para investigar e compreender as nuances do atrito em condições de parede, e a interação entre partículas. Ao término da construção do projeto, foram conduzidos testes para avaliar a eficácia da bancada por meio da análise das medições do ângulo de atrito. Essas análises foram realizadas considerando os parâmetros estabelecidos pelas condições experimentais propostas pela norma. Foram encontrados valores de atrito de parede, atrito interno e coeficiente de atrito para pelota e minério granulado próximos aos da literatura. Isso evidenciou o sucesso da bancada, atingindo os objetivos propostos de forma satisfatória.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da ludicidade na educação infantil(2018) MONTEIRO, Carmem Lúcia dos Santos Sousa; ALENCAR, Helem Betel Negrão da SilvaA presente pesquisa tem como tema: A importância do lúdico na Educação Infantil e tem como objetivo questionar e pensar em soluções para um aprendizado eficaz, diante da seguinte problemática: Qual a capacidade que o lúdico tem de desenvolver as habilidades da criança da Educação Infantil? O objetivo do presente trabalho é elaborar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, buscando compreender a relevância do brincar, como subsídio, na construção do desenvolvimento, de aprendizagem no processo educacional da criança. O trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa alicerçada nos fundamentos de autores como VYGOTSKY (2003), LUCKESI (2005), KISHIMOTO (1997), SANTOS (1997), NEGRINE (1994), CARDOSO (2008), e outros, segundo realidade escolar. Portanto pretende-se mostrar que a utilização do lúdico aliado às atividades pedagógicas podem transformar o aprender numa ação prazerosa que produz resultados positivos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Materiais didáticos manipuláveis: construindo um prisma pentagonal utilizando recursos de baixo custo(2021) CHAAR FILHO, Fayad Merched; LACERDA, Alan Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/5043628211112253Neste artigo tem-se como objetivo analisar e identificar as habilidades que podem trazer contribuições para alunos e professores para o ensino e aprendizagem de conceitos básicos de geometria espacial contextualizando nos elementos de um prisma pentagonal utilizando matérias didáticos manipuláveis de baixo custo. Para tanto, utiliza-se como referencial teórico os autores Santos e Costa (2020); Sousa, Silva e Silva (2020); Fonseca e Gualandi (2020); Girotto (2015); Dias (2012); Lorenzato (2006); entre outros que fomentam a importância dos materiais didáticos para o ensino de geometria. Para a realização do projeto, desenvolve-se uma atividade que possibilitava os alunos a construção de um sólido geométrico (prisma pentagonal). Este projeto foi aplicado a trinta alunos do 6° ano, em uma escola do ensino fundamental no município de Breves-Pa. Os resultados apontaram que a utilização de materiais de baixo custo na construção de um prisma pentagonal contribui para a exposição de 1127 ideias e conjecturas acerca do prisma e suas nomenclaturas. A utilização de materiais de baixo custo, além de contribuir para o processo de aprendizagem, contribui também para o processo de ensino, pois os materiais passam ser mais acessível para o planejamento de uma aula enriquecedora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Método para aumento da produtividade e diminuição do desperdício na construção civil: uma experiência em uma empresa de construção civil em Abaetetuba - PA(2017) DIAS, Rodrigo Parente; ANGELIM, Elaine Cristina de Souza; http://lattes.cnpq.br/8865671414276760Este trabalho tem por finalidade apresentar a redução de desperdício e o aumento da produtividade alcançados em atividades da construção civil. O estudo se desenvolveu a partir de análises e intervenções nas atividades de chapisco e sarrafiamento, usados para a aplicação de argamassa. Na prática, pode-se perceber o aumento da produtividade dos serviços e a redução do desperdício de materiais. Foi usado como estudo de caso a obra do ginásio poliesportivo, situado no bairro de Santa Clara na cidade de Abaetetuba-Pa, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2016. Foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, assim como, foram feitas entrevistas informais com os pedreiros da obra, ou seja, os profissionais que executam esses tipos de trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta e construção de um túnel de vento adaptado para ensaios de microgeradores eólicos e difusores(2018-12-14) MOREIRA, Lucas da Silveira; BARBOSA, Disterfano Lima Martins; http://lattes.cnpq.br/5619873050662231Mesmo com o contínuo avanço da tecnologia computacional, a qual auxiliou no estudo da dinâmica dos fluidos, túneis de vento continuam sendo importantes equipamentos científicos na pesquisa dos fenômenos aerodinâmicos, fornecendo dados confiáveis e reproduzindo condições de escoamento que não podem ser realizadas por computadores. Este trabalho possui como objetivo construir, a partir de um ventilador axial, um túnel de vento de baixo custo e funcional de circuito aberto do tipo soprador e de seção de teste aberta de 500 mm x 500 mm, para ser utilizado em ensaios de microgeradores e difusores de pequeno porte. Pesquisas de custos foram realizadas para definir o melhor material a ser utilizado na construção do túnel, optando por sua construção com madeira compensada, fornecendo rigidez necessária a estrutura. Para verificar a qualidade do escoamento, foi mapeado o seu perfil de velocidade na seção de teste utilizando um tubo de Pitot e analisado visualmente o comportamento do escoamento através de injeção de fumaça. Os resultados obtidos foram satisfatórios, o escoamento apresentou boa qualidade para serem ensaiados difusores e microgeradores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta para licenciatura em matemática por meio dos sólidos de Platão(2023-12-18) GUEDES, Clecilma Monteiro; PANTOJA, Cristina Helena da Conceição; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente trabalho tem por objetivo geral exercitar a construção geométrica e planificações de sólidos, visando desenvolver a percepção matemática tendo como foco a leitura da estrutura geométrica dos sólidos de Platão. A metodologia se caracteriza como uma investigação científica, modelo de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, dividida em quatro capítulos (i) inicialmente faz um breve histórico da geometria com destaque para os sólidos geométricos – pirâmide e prismas, (ii) em seguida enfatiza o panorama histórico dos sólidos de Platão e a sua planificação, (iii) fundamenta os aportes teóricos, dentre eles LORENZATO (1995), SCOLARO (2008), SILVA (2014) embasado também no livro de geometria espacial dos autores OSVALDO DOLCE E JOSÉ NICOLAU POMPEO (2013), além da contribuição de GOMES (1997), em sua tese de doutorado descrevendo a geometria plana por meio da “dinâmica do pensamento geométrico, obedecendo ainda a BNCC (2018), em suas competências e habilidades para o 7° ano do ensino fundamental (iv) aborda o produto educacional com a construção e planificação do cubo e sua análise a partir da percepção geométrica dos seus componentes. Este estudo ainda em fase de construção para o TCC4 das licenciandas em matemática, espera-se que a proposta alcance as salas de aulas como alternativa para promover melhor compreensão dos conteúdos matemáticos. Por isso, é importante que os docentes estejam sempre inovando as metodologias e selecionando recursos didáticos, capazes de oferecer aos estudantes uma abordagem mais significativa, personalizada e estimulante, tornando a matemática uma disciplina mais prazerosa.