Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Concreto asfáltico"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A atualização da norma DNIT 031/2024-ES: um estudo sobre as mudanças da norma técnica e sua influência no processo construtivo da Rua da Marinha, em Belém-PA
    (2025-09-15) SILVA, Evandro Fábio Aleixo Melo da; SILVA, Jonatha Ripardo da; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    A atualização da norma DNIT 031/2024-ES trouxe mudanças significativas em sua estrutura e diretrizes técnicas em relação à versão anterior (DNIT 031/2006-ES), com destaque para a ampliação do conteúdo normativo e o rigor aprimorado no controle de materiais, na produção da mistura asfáltica e na execução da camada de revestimento. Diante da relevância dessas atualizações, a presente pesquisa dedicase a uma análise comparativa das duas versões da norma, pontuando as diferenças e os acréscimos dos itens. Para uma aplicação prática da referida análise, foi selecionado um trecho em obras na Rua da Marinha, situada no bairro Marambaia, na cidade de Belém-PA. O intuito é verificar se nesta obra já estão sendo atendidos os itens da atualização normativa. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e comparativos, desenvolvida por meio de análise bibliográfica e documental das duas versões da norma DNIT 031 de pavimentação asfáltica e de um estudo de caso com observação in loco em uma empresa do setor, a fim de verificar o grau de adequação às novas exigências.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização técnica dos agregados brita 0, pó de pedra e areia para fins de uso em concreto asfaltico: estudo de caso: obras BRT metropolitano de Belém
    (2023-11-17) PENICHE, Kim Farias; PINHEIRO, Rafael augusto de Lima; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    A caracterização tecnológica de agregados é fundamental para obras de pavimentação, pois ela mensura as propriedades e ajuda a prever o comportamento dos agregados na mistura asfáltica, quando em serviço. Entretanto, nem sempre é possível fazer essa caracterização em todas as obras, uma vez que as grandes distâncias, ausência de zoneamento ambiental, precárias condições de acesso e infraestrutura indisponível, limitam o processo de extração e direcionamento do agregado para o consumo. Com isso, estudos de caracterização tecnológica devem ser feitos com a finalidade de se utilizar agregados minerais mais próximas dos centros de consumo das obras. Portanto, o objetivo desse trabalho é caracterizar os agregados: brita 0, pó de pedra e areia natural utilizados para compor o concreto asfáltico do pavimento flexível da obra do BRT da Região Metropolitana de Belém na rodovia BR-316, conforme especificações indicadas por normas do DNIT. Para tanto, foram utilizados os ensaios de análise granulométrica, índice de forma, abrasão Los Angeles e massa específica de agregados graúdo e miúdo. Os principais resultados foram: abrasão “Los Angeles” = 34,11 %; índice de forma = 2,165; massa especifica dos agregados: brita 0 = 2,658 g/cm3, areia natural = 2,625 g/ cm3 e pó de pedra = 2,638 g/cm3; análise granulométrica: brita 0 possui graduação aberta com distribuição granulométrica contínua, areia natural tem graduação densa, com distribuição granulométrica contínua e pó de pedra apresenta graduação densa similar a areia natural. A melhor proporção de agregados, segundo o método das tentativas, para atingir a “faixa C” do DNIT foi de 60 % de brita 0, 25 % de pó de pedra e 15 % de areia natural, com massa específica da mistura de agregados = 2,648 g/cm³. Portanto, conclui-se que os agregados atendem às especificações do DNIT para a “faixa C” do concreto asfáltico (CA).
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA