Navegando por Assunto "Conceitos de modelagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022(2023-12-20) PIMENTEL, Jhonata Klark Souza; LEVY, Lênio Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1171794682934046; https://orcid.org/0000-0002-8513-9460Esta pesquisa apresenta um levantamento dos conceitos mais comuns de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. Foi realizada uma análise de dados mediante acesso ao banco de teses da CAPES, tendo-se detectado as teses defendidas nos períodos em questão. Através de sorteio, escolheram-se 8 (oito) trabalhos, cada um deles defendido num ano distinto. Extraíram-se tais “conceitos / definições”, os quais passaram a constar em uma tabela junto com informações acerca das teses. Em seguida, localizaram-se reiterações conceituais, dado o intento de encontrarem-se aspectos ou características que fossem comuns a duas ou mais delas. Após a referida análise, foi possível identificar os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática encontrada nos trabalhos, que seguiram concepções de autores como Burak (1992), Bassanezi (2006), Biembengut e Hein (2005), Barbosa (2001) e Almeida, Silva e Vertuan (2012). Destaca-se que a utilização da modelagem matemática como estratégia pedagógica enriquece o processo de ensino-aprendizagem e prepara os alunos para o enfrentamento de problemas complexos da vida.