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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Abordagem da problemática ambiental no ensino da casa familiar rural de Uruará, Pará
    (2018-06) PAULA, Simone Pilonetto de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969
    O trabalho de pesquisa foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Uruará, com o objetivo de analisar a concepção dos estudantes formados por uma proposta de educação do campo, à respeito da problemática das questões ambientais enfrentadas nos últimos anos. O que se busca neste trabalho é analisar como a escola trabalha a problemática ambiental, tanto em seu plano de curso, quanto nas ações desenvolvidas juntamente com os estudantes e comunidade extrapolando as paredes escolares. Sua estrutura está centrado na análise de dados referente a entrevistas com professores e estudantes, plano de curso e pesquisa bibliográfica. Resultados trazidos à tona pela pesquisa aborda o desenvolvimento sustentável, centrado em abordagem teórica e prática acerca das ações exercidas pela escola para com estudantes e comunidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise geoespacial da Comunidade Quilombola de Umarizal - Baião/PA
    (2022-02-18) SILVA, Luiz Sérgio Gomes da; LOPES, Márcio Pereira Correa; VASCONCELOS, Marcelo Augusto Machado; http://lattes.cnpq.br/4324892308278435
    O presente estudo foi realizado na comunidade remanescente quilombola Umarizal, localizada no município de Baião, estado do Pará e teve como objetivo detectar possíveis alterações ocorridas no seu território e nas dimensões socioeconômica e cultural da referida comunidade no período compreendido pelo intervalo temporal de 20 anos (2001-2021). A metodologia utilizada para a obtenção de dados que embasaram este Trabalho de Curso (TCC) envolveu consultas bibliográficas, pesquisa de campo com aplicação de questionário, relatos orais, observações in loco e uso de técnicas de Geoprocessamento. Posteriormente aplicou-se o SEA - Análise Regressiva Socioeconômica e Ambiental para avaliar as dimensões supracitadas. Após o processamento e análise dos dados obtidos foi possível verificar mudanças na fisionomia do território, com destaque para a expansão do núcleo residencial. Observou-se mudança positiva na condição socioeconômica, porém, a cultura tradicional sofreu declínio. Conclui-se, que o território, bem como as dimensões socioeconômica e cultural da comunidade quilombola sofreram alterações no período estudado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico da educação do campo: um estudo de caso na Escola Magalhães Barata na Comunidade São Francisco de Assis KM 95 - Medicilândia Pará
    (2017) PESSÔA, Leandro Alves Rodrigues; PINHO, Vilma Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/2018069654110698; https://orcid.org/0000-0002-2544-0841
    Diagnóstico da educação do campo: um estudo de caso na escola Magalhães Barata na comunidade São Francisco km 95 - Medicilândia Pará. Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. Agosto de 2017. Orientadora: Vilma Aparecida de Pinho. A escolha do tema foi de suma importância por compreender as políticas públicas voltadas para a educação do campo. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções dos diferentes sujeitos da Comunidade São Francisco - Km 95 - Município de Medicilândia – Pará sobre as Políticas Públicas voltadas para Educação do Campo. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico a fim de problematizar a temática e uma pesquisa de campo na Comunidade São Francisco e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata situada na Rodovia Transamazônica - Km 95 - Norte, em Medicilândia no Estado do Pará, na abordagem quali-quantitativa. A educação tem se constituído como um instrumento relevante por inserir os cidadãos na sociedade letrada. A pesquisa evidencia a insuficiência das políticas públicas específicas para a educação do campo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educaçao e as insatisfações das famílias em relação ao ensino ofertado em uma escola rural no município de Anapu
    (2019-06-18) SILVA, Vera Lúcia Machado da; LOPES, Ana Débora da Silva; http://lattes.cnpq.br/2359083893572769
    O presente artigo trata da educação escolar e as insatisfações das famílias em relação ao ensino que vem sendo ofertado aos seus filhos em uma escola rural no município de Anapu. O principal objetivo desse trabalho é analisar o modelo de ensino que vem sendo ofertado na escola da comunidade e as questões apontadas pelos pais para colaborar na construção de práticas educativas, que possam diminuir as insatisfações das famílias. Para isso, apresentaremos instrumentos, baseados na proposta da Educação do Campo, como possibilidade de contribuir para alcançar métodos de ensino que contemplem os saberes e necessidade local. Os elementos utilizados para análise e reflexão serão: a vontade dos pais em relação ao que almejam como ensino produzido na escola, a função da escola na comunidade e pensar em maneiras para que a participação dos pais possa colaborar no planejamento e construção de ensino que tenha a identidade da comunidade. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi observação participante e entrevistas com uso de questionário semiestruturado, realizadas nos Tempos Comunidade - TC e estágios, além da posterior interlocução com os pais de alunos. Foram realizadas também pesquisas bibliográficas em livros e artigos científicos de autores que discutem essas temáticas, como: Hage (2013), Sikora (2013), Coelho (2011), Augusto et al. (2004), entre outros, que mostram que o planejamento e a gestão democrática podem abrir caminhos para a busca de possíveis soluções para os desafios e problemas enfrentados na escola, que ao se articular com a comunidade através de ações por meio do conselho escolar, por exemplo, podem a partir dos amparos legais buscar recursos junto aos programas governamentais que fomentam a estruturação da escola, tais como, o transporte escolar, a merenda escolar e a formação de educadores . Como efetivação da Educação do Campo, como política pública que contribui nesse processo, o curso de Licenciatura em Educação do Campo com ênfases em ciências da natureza veio como multiplicador na formação de profissionais docentes que estarão capacitados a lutar por esta causa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará
    (2018-05-30) GOIS, Luciana Ferreira; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
    A inclusão de pessoa com deficiência é um tema que vem sendo debatido há algum tempo, e mesmo assim, a sociedade questiona sobre a inclusão da pessoa com deficiência, expressa comportamentos de exclusão, mesmos que têm direitos á educação, saúde, emprego, lazer e cultura garantidos em Lei. Neste trabalho abordaremos o tema “Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do Município Brasil Novo - Pará”, por perceber que esta comunidade tem muitas crianças e adolescentes com deficiência, e ambas se encontra fora do espaço escolar, mesmo que algumas estão matriculadas, não comparecem na escola e as famílias não tem se preocupado de levá-las. O trabalho aprecia metodologia bibliográfica e uma pesquisa de campo na comunidade do Km 10, contemplando quatro pais de crianças com deficiências e quatro professores, todos participantes da pesquisa são oriundos da comunidade da Vicinal do km 10, a pesquisa de campo contempla questionários com perguntas tanto para os pais quanto para os professores. O objetivo é descrever por que as crianças com deficiência estão fora da escola. Os resultados das pesquisas concluem-se o porquê dos pais e a escola não tem se esforçado para que as crianças estejam inseridas no contexto escolar, ambas são conhecedores dos direitos da pessoa com deficiência naquela comunidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino médio no desenho do sistema de organização modular de ensino, na comunidade ribeirinha Nossa Senhora das Graças – rio Ajuaí/Abaetetuba/PA
    (2022-02-23) GOMES, Yzandra Pinheiro; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    A pesquisa tem como lócus a Escola Padre Anchieta, pertencente a Comunidade Nossa Senhora das Graças do Rio Ajuaí, que se localiza no Município de Abaetetuba/PA, a qual acolhe o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Utilizando como base a indagação: de que maneira se efetiva a relação da escola com a comunidade ribeirinha Nossa Senhora das Graças do Rio Ajuai? Dessa forma, objetivou analisar a relação da escola com a comunidade acima citada. E, assim, apresentar a dinâmica pedagógica e técnica do Sistema de Organização Modular de Ensino na comunidade; E ainda, analisar sobre a representatividade do Ensino médio no contexto territorial e dos sujeitos da comunidade Nossa Senhora das Graças, que recebe, na escola Padre Anchieta, estudantes provenientes do campo (ilhas), cursando o Ensino Médio. A metodologia utilizada envolve entrevistas e análises de dados. Os resultados revelaram que estudantes e professores enfrentam desafios e dificuldades de caráter pedagógico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática e calendário agrícola da comunidade quilombola São Pedro
    (2022-02-24) OLIVEIRA, Hermes Reinaldo de; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    Este trabalho de conclusão de curso de matemática tem como tema a Etnomatemática e o Calendário Agrícola da comunidade Ribeirinha e Quilombola São Pedro. É resultado de uma interação entre uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo cujo o objetivo é obter o entendimento de como funciona o calendário agrícola na prática da agricultura familiar desta comunidade, estabelecendo um período de plantio, de colheita e da quantidade de gêneros colhidos em determinada área, ou seja, quantidade de gênero que cada agricultor pode colher por tarefa, hectare ou alqueire plantado. O trabalho justifica-se pela pouca quantidade de pesquisa nessa área em que se junta a ciência e os saberes matemáticos de um povo. O foco centra-se em como os povos antigos mediam as coisas, em uma época rudimentar, como a matemática está presente no dia a dia das pessoas e como a etnomatemática pode ajudar a compreender os conhecimentos gerados nas comunidades ao longo dos séculos. A metodologia utilizada será a bibliográfica, quantitativa e documental; o levantamento de informações sobre o tema, validados por meio de análise dos resultados e as discussões. A contribuição fundamental desde estudo é mostrar que a produção de conhecimentos ocorre em todas as culturas humanas. A intenção é valorizar os conhecimentos produzidos pelas comunidades Ribeirinhas e Quilombolas, os quais vão contribuir para o enriquecimento do patrimônio matemático universal.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Evasão escolar na escola São Benedito nos anos de 2010 a 2018: causa e consequências
    (2019-06-14) SILVA, Cícero Jacinto dos Santos da; SANTANA, Ronaldo Henrique; http://lattes.cnpq.br/1079251543891380
    O presente artigo aborda a temática, evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Benedito, localizada no município de Senador José Porfírio, no baixo Xingu, interior do estado do Pará. A fim de mostrar avanços e desafios da escola em questão sobre evasão escolar, identificar o perfil dos alunos evadidos, suas peculiaridades e os motivos nos quais contribuiu para a saída dos mesmos da escola a partir da abordagem de caráter quantitativo e pesquisa semiestruturada, executada junto a comunidade Nossa senhora Aparecida e análise de dados da Secretaria Municipal de Educação. No desenrolar da abordagem foi possível compreender de que maneira a comunidade, escola e SEMED vem se posicionando mediante o assunto. A diversidade de fatores, como questão familiar, problemas sociais, indisciplina a problemática observada como se configuram na prática, não possuem ações que amenizem a situação apresentada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Festa de santo e comunidade: uma análise das relações de pertencimento no festejo do Sagrado Coração de Jesus do rio Maracapucu, Abaetetuba, Pará, Brasil
    (2019-07-20) RODRIGUES, Conceição de Jesus dos Santos; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações de pertencimento presentes nos festejos de santo da Comunidade ribeirinha do Sagrado Coração de Jesus do rio Maracapucu, localizada no município de Abaetetuba, Estado do Pará. Sendo o festejo um fenômeno religioso comum às comunidades que recebem o nome do santo, e que se desenvolveram ao longo dos aglomerados devocionais ligados ao catolicismo popular nas margens da Amazônia, demonstram-se as relações de pertencimentos ligadas ao culto do santo padroeiro, indagando até que ponto eles aproximam-se as pessoas nas comunidades. Desta forma, buscase compreender as relações, que se classifica como de “comunidade” para descrever as vivências as quais os moradores foram estabelecendo no local, além de exemplificações de atividades coletivas, na união pela devoção ou religiosidade; pelas inúmeras representações de crenças e celebrações através da imagem do santo protetor, numa comunidade do interiorárea de ilhas no meio rural do município de Abaetetuba. Para isso, foram feitas leituras em torno da religiosidade, e de como essas vivencias ecoam na educação do campo, além disso, foram feitas entrevistas e observação dos moradores que participam do festejo. Esta pesquisa se utilizou de entrevistas, pesquisa bibliográficas, registros fotográficos, vídeos e observações no local. Deste processo todo de aprendizados, constatou-se que determinadas formas de religiosidade se diferenciam em alguma medida nas ruralidades das cidades ribeirinhas como Abaetetuba; observou-se que ainda nas ilhas e ramais, vivem-se relações de comunidade, e que isto ainda esta atrelada a uma influência do catolicismo popular. Nisto cabe ressaltar a importância de uma educação do campo voltada para as relações de comunidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Festividade de Santana: historia memória patrimônio imaterial
    (2022-07-11) RODRIGUES, Eliet Suely Marques; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159
    O presente estudo irá discorrer a respeito da festividade de Sant‟Ana de Santana de Bujaru/Pa/Brasil, essa festividade acontece todos os anos na mesma data de 16 a 26 de Julho, onde, o objetivo deste é identificar a cultura religiosa desta comunidade, tão tradicional, mais que cultiva o respeito aos santos e santas padroeiros. A Comunidade a qual descrevo localiza-se a no km 29 da Rod PA 140 lado direito da Pista, Município de Bujaru/Pa, Pretendendo com o estudo mostrar como vivem as pessoas desta comunidade, como começaram as homenagens a santa padroeira e como tudo acontece neste dia tão esperado pelos moradores, o referido trabalho falará da História e da Memória desta localidade, diante disto o autor a seguir diz. A relação entre a história, memória e patrimônio, isto é, Historia o conhecimento, aquilo que nos fará acessar o passado (LAMEIRA, 2018), O presente trabalho foi construído por meio de levantamentos de informações, artigos os quais estão todos citados nas referencia deste trabalho, imagens e entrevista com moradores da comunidade de Santana de Bujaru para levantar dados importantes para a construção do presente estudo, pois o marco central do trabalho é a Festividade de Santa`Ana . Diante disto, concluo o presente estudo dizendo que, as pessoas da comunidade tem conhecimento a respeito dos patrimônios imateriais e materiais presentes na sua comunidade, no entanto ainda precisam de mais investimento por parte do poder publico, para que estes continuem em estado de preservação e ainda que os mais jovens possam continuar essa tradição que até hoje os mais velhos a fazem acontecer.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gravidez na adolescência: um estudo na comunidade do rio Itacuruçá médio
    (2013-09-19) COSTA, Ana Léa do Socorro Coutinho da; GOMES, Anderson José Baia; http://lattes.cnpq.br/3084414981318758; https://orcid.org/0000-0002-3887-3283
    A adolescência é um período de grandes mudanças que aumentam ainda mais com a ocorrência de uma gravidez indesejada ou não planejada, podendo ser ou não uma solução para a grávida adolescente, pois, a maternidade poderá trazer maturidade, assim como poderá contribuir para agravar os seus problemas sociais e econômicos. Além do amadurecimento, com o nascimento do filho, aumentam as responsabilidades que são cobradas pelos familiares e pela sociedade. A consequência de uma gravidez na adolescência tem várias repercussões na vida da adolescente, podem variar desde o abandono escolar à entrada para uma vida desregrada, fazendo uso de substâncias ilícitas quando caracterizado por uma gravidez não planejada. A escolha deste tema impôs-se primeiro pela sua relevância e atualidade e, segundo, por que buscamos analisar mais de perto a realidade da gravidez na adolescência nas imediações do Rio Itacuruçá, região das Ilhas do Município de Abaetetuba. A metodologia adotada para a elaboração deste trabalho foi baseado em uma revisão da literatura nesta temática, complementada com entrevistas realizadas a uma amostra de 10 adolescentes mães que foram convidadas a participar e cinco educadoras. Assim, foi possível analisar a problemática da gravidez na adolescência e procurar perceber qual a contribuição dos professores, da comunidade, em especial das famílias, na prevenção da gravidez precoce. Esperamos que esse trabalho possa contribuir com os profissionais da educação, da saúde, e da Assistência Social a perceberem o mundo das adolescentes principalmente na condição de grávidas e, sobretudo “estimular” os professores a melhorar as suas competências na comunicação com os adolescentes quanto à educação sexual.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O histórico educacional de uma escola do campo no município de Senador José Porfírio, Pará: realidade, retrocessos e avanços
    (2019-07-11) NASCIMENTO, Maria José Madeira; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861
    O presente trabalho relata reflexões das experiências vivenciada pela a aluna do curso de Educação do Campo, com ênfase em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em uma escola do campo, localizada na zona rural do município de Senador José Porfírio, PA. Tem como objetivo geral refletir acerca da trajetória da escola da comunidade, desde sua formação até os dias atuais. Discorrendo sobre as lutas, retrocessos e avanços da comunidade relacionados à educação do campo, analisando sobre os relatos das entrevistas dos docentes, alunos e pais relacionados aos conteúdos de Ciências da Natureza; e compreender as especificidades do campesinato local e suas relações com o ensino de ciências. Trata-se de pesquisas de campo iniciada no ano de 2015 e finalizada em 2017. Utilizando-se de pesquisa qualitativa, como o uso de formulário semiestruturado cedidas pela coordenação do curso de Educação do Campo, direcionado à moradores, professores e alunos da comunidade. A pesquisa foi desenvolvida nos Tempos Comunidades I, II, III e IV. Os temas abordados em cada TC foram referentes aos aspectos sociais, culturais, didáticos e pedagógicos. E ainda, como o despertar para as histórias de lutas socioeducativas e econômicas da comunidade de pertencimento. Fica evidente que a comunidade pesquisada tem passado por transformações e grandes foram os avanços que teve relacionado a educação. Dessa forma os resultados sobre os dados das famílias, desde as práticas produtivas, meio natural, ao lazer, cultura e saúde, ao educacional como a prática docente relacionada ao ensino de Ciências, aos almejos dos pais, alunos e professores, positivamente contribuem na formação enquanto docente, pois, adquiriu-se conhecimentos práticos das especificidades da comunidade escolar, precisamente na área de Ciências Naturais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Justiça socioambiental e territorialidade: o caso da comunidade quilombola São Jorge
    (2023-12-07) GOMES, Matheus Santana; PEREIRA, Luiz Otávio Corrêa; http://lattes.cnpq.br/3660705098410959
    Este trabalho baseia-se em um caso de uma série de crimes socioambientais cometidos por empresas que fazem linhas de transmissão em território quilombola. Neste caso, será relatada a luta por resistência da Comunidade Quilombola São Jorge, localizada no município de Moju-PA. Existe um vasto número de casos de invasões em terras de quilombo por empresas que visam apenas o benefício próprio e fazem de conta que não há vidas naquelas localidades. Ao instalarem as torres que darão sustento aos popularmente chamados de “linhões”, causam diversos problemas ambientais. A questão do desmatamento, as queimadas, a degradação do solo são exemplos dessa catástrofe que toma conta dos territórios que um dia já foram locais de preservação. O objetivo deste trabalho é contribuir, na forma de um ensaio reflexivo e crítico, demonstrando onde se apresentam os principais impactos que as comunidades sofrem. Eunápio Dutra do Carmo fala sobre os motivos que provocam as chamadas “desterritorializações”, fazendo com que as comunidades se desprendam de seu espaço, suas raízes e as práticas de subsistência. O mesmo autor aduz sobre as maneiras de sobreviver dos quilombolas, como elas se organizam desde a sua dimensão biológica, emocional e cultural, passando pela organização social, até chegar nas formas de produção de alimentos e insumos para sua manutenção. Tânia Pacheco, em seu artigo “Desigualdade, injustiça ambiental e racismo: uma luta que transcende a cor” (2007), traz a importância de se posicionar contra qualquer tipo de desigualdade, sempre respeitando a diversidade cultural e abordando a possibilidade de cidadania entre os povos. Apontar o quão é prejudicial às comunidades a entrada de grandes empresas em seus territórios. A saída forçada dos membros da comunidade que irão obrigatoriamente impor novas formas de organização coletiva, pois é chegado um momento em que fica inviável tirar o próprio sustento de um lugar onde os desastres ambientais já se apossaram. Muitas vezes as famílias têm que abandonar o quilombo e ir para outros locais pela insegurança que sentem ao permanecer naquele local. São expostos aos resíduos sólidos jogados na natureza que poluem os rios, atacam a mata e tiram seu meio de sobrevivência (CARMO, 2019). As comunidades quilombolas são reconhecidas pelos seus valores históricos e culturais. Contudo, suas virtudes são colocadas em risco com a exploração extrativista intensa em detrimento da manutenção deste mesmo meio econômico. Com o avanço das grandes empresas essas pessoas sentem-se na obrigação de recuar. Isso culmina na mudança de tradicionalidade, sendo necessário muitas vezes sair do seu quilombo para morar nos centros urbanos em busca de sobrevivência (GONZAGA, 2017). O direito à propriedade dos quilombolas se torna matéria constitucional apenas na Constituição Federal de 1988, capitulada no Art. 68 dos Atos de Disposições Constitucionais Transitórias. A inclusão deste preceito constitucional surge para reparar a injustiça histórica cometida pela sociedade escravocrata brasileira contra o povo negro. Mas na prática, o dispositivo é deixado de lado, se sobressaindo os interesses das pessoas que possuem maior poder aquisitivo, ou seja, os donos de grandes empresas (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras e Rurais Quilombolas e Terra de Direitos, 2018). O motivo que instigou a pesquisa e análise da justiça socioambiental no Pará deu-se pela ausência de garantia de direitos que têm os quilombolas. Estes sofrem com total desamparo estatal. Os impactos socioambientais e a insegurança dentro de seu território se tornam importantes para o olhar da população. Discutir sobre saúde e território dessas comunidades é necessário para desenvolver estudos no tocante à saúde coletiva e ambiental. A política de proteção deve ser voltada para o uso do território e as condições de saúde de quem vive nessas áreas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Liderança de mulheres no desenvolvimento da comunidade Divino Espirito Santo Vicinal 15
    (2018) SANTOS, Maria Sandra do Nascimento; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429
    O presente artigo aborda a história de uma comunidade rural que sempre esteve sob a liderança de mulheres; No início deste artigo há um apanhado geral sobre a história da abertura da Transamazônica, em seguida consta histórias de mulheres protagonistas para o desenvolvimento social, cultural e intelectual da comunidade Divino Espírito Santo localizada na Vicinal 15, a partir de relatos de mulheres que foram convidadas a participar de uma pesquisa com entrevistas semi-estruturadas, nas quais teriam que contar como foi sua trajetória até os dias atuais na busca de melhorias para esta comunidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Organização e planejamento agrícola familiar na comunidade são Raimundo Nonato, Acará-PA
    (2019-12-17) SANTOS, Deyse do Socorro da Silva; CORDEIRO, Yvens Ely Martins; http://lattes.cnpq.br/8271393778032215
    O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa sobre as organizações agrícola produção familiar voltada para o funcionamento das propriedades e sua importância nos sistemas produtivos praticados pelos agricultores da comunidade São Raimundo Nonato no município de Acará, Pará. Para a realização do mesmo, adotou-se uma metodologia baseada na pesquisa qualitativa, com o uso de questionários, entrevistas semiestruturadas e coleta de informações através diálogos. Observaram-se nos dados coletados que as propriedades agrícolas apresentam uma característica semelhante no contexto das dinâmicas usadas para desenvolver suas atividades de cultivos, sendo que, as atividades desenvolvidas e as produções da referida visam à sustentabilidade das famílias, e em segundo uma geração de renda para contribuir no complemento do sustendo familiar e desenvolvimento da comunidade. Os resultados da referida pesquisa apresenta o modo de vida dos morados da comunidade, sobre tudo das atividades agrícolas, que se direcionam tanto para a subsistência como tambémpara o complemento de renda. Assim como, as novas técnicas utilizadas pelos agricultores para o gerenciamento de seus estabelecimentos. Além disso, é importante lembrar o potencial das organizações e dinâmicas adotadas pelos agricultores, para o desenvolvimento da comunidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação família/escola – desafios e possibilidades: o caso da escola municipal de Ensino Fundamental Oneide Sousa Tavares – comunidade e agrovila Vale Piauiense, município de Altamira, estado do Pará
    (2019-07-29) LEMOS, Reinaldo da Silva; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429
    Este projeto traz em seu esboço uma abordagem de um tema que é discutido mundialmente em vários espaços que é a educação escolar de qualidade a partir de uma relação entre escola, famílias através da participação. Contudo, apesar dos problemas e desafios, a educação escolar é um instrumento de suma importância na Comunidade e Agrovila Vale Piauiense, porém o envolvimento dos sujeitos no processo educacional precisa ser mais trabalhado. O tema proposto nesse projeto é resultado dos tempos comunidades realizado com as famílias ao longo dos quatro anos do Curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira. As ações do projeto ora proposto parte do pressuposto do diagnóstico de um problema identificado pelas famílias, comunidades, profissionais e direção da Escola (EMEF) Oneide de Sousa Tavares localizada na BR 230 km 23 município de Altamira Estado do Pará. O tema proposto e suas ações na modalidade de “intervenção” visa proporcionar possiblidade de melhoria na aplicação e concepção da relação entre família, escola e comunidade, no sentido de uma integração entre ambas as instituições de modo que seja priorizada a gestão democrática da educação na referida unidade escolar, assim também aprimorando o conhecimento/entendimento dos papéis das mesmas frente à política de educação escolar, tornando-os protagonistas a luz da legislação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Território, memórias, vidas e histórias da comunidade de São João Batista no rio Tucumandubazinho em Abaetetuba-PA
    (2022-02-08) CARVALHO, Gleiciane do Rosário Farias; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    O presente trabalho tem como objetivo geral empreender de que maneira se constituiu a história, vida, identidade e território da Comunidade de São João Batista no Rio Tucumandubazinho em Abaetetuba/PA. A metodologia do trabalho se baseou em pesquisa de cunho qualitativa, com estudo na história oral. Como resultado pontou-se as seguintes seções: 1-Refletindo memórias, território e identidade dos sujeitos do campo. Buscou-se abordar a história da comunidade São João Batista, Rio Tucumandubazinho por meio da memória de seus sujeitos; 2: Comunidade São João Batista no olhar dos sujeitos das águas. Ressaltou-se o território e vida da comunidade, suas práticas e vivências do trabalho no cotidiano da comunidade; 3: RESISTENCIA E DIREITOS- Memória de luta do Programa de Assentamento Extrativista (PAE Ilha Bacuri). Destacou-se a dinâmica da luta e resistência do assentamento. Os resultados da pesquisa demonstraram que os aspectos sociais, culturais, identitários, e o modo de vida, do trabalho e cultura da comunidade vem se mantendo de geração em geração, embora o mundo esteja em constante transformação e o sujeito possa modificar e até mesmo mudar de pensamento e de vida.
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