Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Computation thinking"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Práticas e abordagens do ensino da programação no ensino médio brasileiro: uma revisão sistemática da literatura
    (2025-04-08) SILVA, Elenilson da Silva e; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082
    O presente artigo apresenta resultados de um Revisão Sistemática da Literatura (RSL), acerca de quais as práticas e abordagens do ensino de programação nas escolas brasileiras. Foi realizada a pesquisa com auxílio de da plataforma Parsifal e como forma de expandir as fontes foi usado também o Google Scholar. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 8 artigos para análise dos dados. A análise identificou que o ensino de Pensamento Computacional vem sendo implementado em algumas escolas brasileiras com o apoio de ferramentas como o Scratch, foi a mais encontrada, que contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio lógico. A combinação dessas tecnologias com os fundamentos do Pensamento Computacional demonstra potencial para aprimorar o processo de aprendizagem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA