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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise geoespacial da Comunidade Quilombola de Umarizal - Baião/PA(2022-02-18) SILVA, Luiz Sérgio Gomes da; LOPES, Márcio Pereira Correa; VASCONCELOS, Marcelo Augusto Machado; http://lattes.cnpq.br/4324892308278435O presente estudo foi realizado na comunidade remanescente quilombola Umarizal, localizada no município de Baião, estado do Pará e teve como objetivo detectar possíveis alterações ocorridas no seu território e nas dimensões socioeconômica e cultural da referida comunidade no período compreendido pelo intervalo temporal de 20 anos (2001-2021). A metodologia utilizada para a obtenção de dados que embasaram este Trabalho de Curso (TCC) envolveu consultas bibliográficas, pesquisa de campo com aplicação de questionário, relatos orais, observações in loco e uso de técnicas de Geoprocessamento. Posteriormente aplicou-se o SEA - Análise Regressiva Socioeconômica e Ambiental para avaliar as dimensões supracitadas. Após o processamento e análise dos dados obtidos foi possível verificar mudanças na fisionomia do território, com destaque para a expansão do núcleo residencial. Observou-se mudança positiva na condição socioeconômica, porém, a cultura tradicional sofreu declínio. Conclui-se, que o território, bem como as dimensões socioeconômica e cultural da comunidade quilombola sofreram alterações no período estudado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará(2018-05-30) GOIS, Luciana Ferreira; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XA inclusão de pessoa com deficiência é um tema que vem sendo debatido há algum tempo, e mesmo assim, a sociedade questiona sobre a inclusão da pessoa com deficiência, expressa comportamentos de exclusão, mesmos que têm direitos á educação, saúde, emprego, lazer e cultura garantidos em Lei. Neste trabalho abordaremos o tema “Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do Município Brasil Novo - Pará”, por perceber que esta comunidade tem muitas crianças e adolescentes com deficiência, e ambas se encontra fora do espaço escolar, mesmo que algumas estão matriculadas, não comparecem na escola e as famílias não tem se preocupado de levá-las. O trabalho aprecia metodologia bibliográfica e uma pesquisa de campo na comunidade do Km 10, contemplando quatro pais de crianças com deficiências e quatro professores, todos participantes da pesquisa são oriundos da comunidade da Vicinal do km 10, a pesquisa de campo contempla questionários com perguntas tanto para os pais quanto para os professores. O objetivo é descrever por que as crianças com deficiência estão fora da escola. Os resultados das pesquisas concluem-se o porquê dos pais e a escola não tem se esforçado para que as crianças estejam inseridas no contexto escolar, ambas são conhecedores dos direitos da pessoa com deficiência naquela comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino médio no desenho do sistema de organização modular de ensino, na comunidade ribeirinha Nossa Senhora das Graças – rio Ajuaí/Abaetetuba/PA(2022-02-23) GOMES, Yzandra Pinheiro; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175A pesquisa tem como lócus a Escola Padre Anchieta, pertencente a Comunidade Nossa Senhora das Graças do Rio Ajuaí, que se localiza no Município de Abaetetuba/PA, a qual acolhe o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Utilizando como base a indagação: de que maneira se efetiva a relação da escola com a comunidade ribeirinha Nossa Senhora das Graças do Rio Ajuai? Dessa forma, objetivou analisar a relação da escola com a comunidade acima citada. E, assim, apresentar a dinâmica pedagógica e técnica do Sistema de Organização Modular de Ensino na comunidade; E ainda, analisar sobre a representatividade do Ensino médio no contexto territorial e dos sujeitos da comunidade Nossa Senhora das Graças, que recebe, na escola Padre Anchieta, estudantes provenientes do campo (ilhas), cursando o Ensino Médio. A metodologia utilizada envolve entrevistas e análises de dados. Os resultados revelaram que estudantes e professores enfrentam desafios e dificuldades de caráter pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática e calendário agrícola da comunidade quilombola São Pedro(2022-02-24) OLIVEIRA, Hermes Reinaldo de; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Este trabalho de conclusão de curso de matemática tem como tema a Etnomatemática e o Calendário Agrícola da comunidade Ribeirinha e Quilombola São Pedro. É resultado de uma interação entre uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo cujo o objetivo é obter o entendimento de como funciona o calendário agrícola na prática da agricultura familiar desta comunidade, estabelecendo um período de plantio, de colheita e da quantidade de gêneros colhidos em determinada área, ou seja, quantidade de gênero que cada agricultor pode colher por tarefa, hectare ou alqueire plantado. O trabalho justifica-se pela pouca quantidade de pesquisa nessa área em que se junta a ciência e os saberes matemáticos de um povo. O foco centra-se em como os povos antigos mediam as coisas, em uma época rudimentar, como a matemática está presente no dia a dia das pessoas e como a etnomatemática pode ajudar a compreender os conhecimentos gerados nas comunidades ao longo dos séculos. A metodologia utilizada será a bibliográfica, quantitativa e documental; o levantamento de informações sobre o tema, validados por meio de análise dos resultados e as discussões. A contribuição fundamental desde estudo é mostrar que a produção de conhecimentos ocorre em todas as culturas humanas. A intenção é valorizar os conhecimentos produzidos pelas comunidades Ribeirinhas e Quilombolas, os quais vão contribuir para o enriquecimento do patrimônio matemático universal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Festa de santo e comunidade: uma análise das relações de pertencimento no festejo do Sagrado Coração de Jesus do rio Maracapucu, Abaetetuba, Pará, Brasil(2019-07-20) RODRIGUES, Conceição de Jesus dos Santos; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações de pertencimento presentes nos festejos de santo da Comunidade ribeirinha do Sagrado Coração de Jesus do rio Maracapucu, localizada no município de Abaetetuba, Estado do Pará. Sendo o festejo um fenômeno religioso comum às comunidades que recebem o nome do santo, e que se desenvolveram ao longo dos aglomerados devocionais ligados ao catolicismo popular nas margens da Amazônia, demonstram-se as relações de pertencimentos ligadas ao culto do santo padroeiro, indagando até que ponto eles aproximam-se as pessoas nas comunidades. Desta forma, buscase compreender as relações, que se classifica como de “comunidade” para descrever as vivências as quais os moradores foram estabelecendo no local, além de exemplificações de atividades coletivas, na união pela devoção ou religiosidade; pelas inúmeras representações de crenças e celebrações através da imagem do santo protetor, numa comunidade do interiorárea de ilhas no meio rural do município de Abaetetuba. Para isso, foram feitas leituras em torno da religiosidade, e de como essas vivencias ecoam na educação do campo, além disso, foram feitas entrevistas e observação dos moradores que participam do festejo. Esta pesquisa se utilizou de entrevistas, pesquisa bibliográficas, registros fotográficos, vídeos e observações no local. Deste processo todo de aprendizados, constatou-se que determinadas formas de religiosidade se diferenciam em alguma medida nas ruralidades das cidades ribeirinhas como Abaetetuba; observou-se que ainda nas ilhas e ramais, vivem-se relações de comunidade, e que isto ainda esta atrelada a uma influência do catolicismo popular. Nisto cabe ressaltar a importância de uma educação do campo voltada para as relações de comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Festividade de Santana: historia memória patrimônio imaterial(2022-07-11) RODRIGUES, Eliet Suely Marques; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159O presente estudo irá discorrer a respeito da festividade de Sant‟Ana de Santana de Bujaru/Pa/Brasil, essa festividade acontece todos os anos na mesma data de 16 a 26 de Julho, onde, o objetivo deste é identificar a cultura religiosa desta comunidade, tão tradicional, mais que cultiva o respeito aos santos e santas padroeiros. A Comunidade a qual descrevo localiza-se a no km 29 da Rod PA 140 lado direito da Pista, Município de Bujaru/Pa, Pretendendo com o estudo mostrar como vivem as pessoas desta comunidade, como começaram as homenagens a santa padroeira e como tudo acontece neste dia tão esperado pelos moradores, o referido trabalho falará da História e da Memória desta localidade, diante disto o autor a seguir diz. A relação entre a história, memória e patrimônio, isto é, Historia o conhecimento, aquilo que nos fará acessar o passado (LAMEIRA, 2018), O presente trabalho foi construído por meio de levantamentos de informações, artigos os quais estão todos citados nas referencia deste trabalho, imagens e entrevista com moradores da comunidade de Santana de Bujaru para levantar dados importantes para a construção do presente estudo, pois o marco central do trabalho é a Festividade de Santa`Ana . Diante disto, concluo o presente estudo dizendo que, as pessoas da comunidade tem conhecimento a respeito dos patrimônios imateriais e materiais presentes na sua comunidade, no entanto ainda precisam de mais investimento por parte do poder publico, para que estes continuem em estado de preservação e ainda que os mais jovens possam continuar essa tradição que até hoje os mais velhos a fazem acontecer.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gravidez na adolescência: um estudo na comunidade do rio Itacuruçá médio(2013-09-19) COSTA, Ana Léa do Socorro Coutinho da; GOMES, Anderson José Baia; http://lattes.cnpq.br/3084414981318758; https://orcid.org/0000-0002-3887-3283A adolescência é um período de grandes mudanças que aumentam ainda mais com a ocorrência de uma gravidez indesejada ou não planejada, podendo ser ou não uma solução para a grávida adolescente, pois, a maternidade poderá trazer maturidade, assim como poderá contribuir para agravar os seus problemas sociais e econômicos. Além do amadurecimento, com o nascimento do filho, aumentam as responsabilidades que são cobradas pelos familiares e pela sociedade. A consequência de uma gravidez na adolescência tem várias repercussões na vida da adolescente, podem variar desde o abandono escolar à entrada para uma vida desregrada, fazendo uso de substâncias ilícitas quando caracterizado por uma gravidez não planejada. A escolha deste tema impôs-se primeiro pela sua relevância e atualidade e, segundo, por que buscamos analisar mais de perto a realidade da gravidez na adolescência nas imediações do Rio Itacuruçá, região das Ilhas do Município de Abaetetuba. A metodologia adotada para a elaboração deste trabalho foi baseado em uma revisão da literatura nesta temática, complementada com entrevistas realizadas a uma amostra de 10 adolescentes mães que foram convidadas a participar e cinco educadoras. Assim, foi possível analisar a problemática da gravidez na adolescência e procurar perceber qual a contribuição dos professores, da comunidade, em especial das famílias, na prevenção da gravidez precoce. Esperamos que esse trabalho possa contribuir com os profissionais da educação, da saúde, e da Assistência Social a perceberem o mundo das adolescentes principalmente na condição de grávidas e, sobretudo “estimular” os professores a melhorar as suas competências na comunicação com os adolescentes quanto à educação sexual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Organização e planejamento agrícola familiar na comunidade são Raimundo Nonato, Acará-PA(2019-12-17) SANTOS, Deyse do Socorro da Silva; CORDEIRO, Yvens Ely Martins; http://lattes.cnpq.br/8271393778032215O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa sobre as organizações agrícola produção familiar voltada para o funcionamento das propriedades e sua importância nos sistemas produtivos praticados pelos agricultores da comunidade São Raimundo Nonato no município de Acará, Pará. Para a realização do mesmo, adotou-se uma metodologia baseada na pesquisa qualitativa, com o uso de questionários, entrevistas semiestruturadas e coleta de informações através diálogos. Observaram-se nos dados coletados que as propriedades agrícolas apresentam uma característica semelhante no contexto das dinâmicas usadas para desenvolver suas atividades de cultivos, sendo que, as atividades desenvolvidas e as produções da referida visam à sustentabilidade das famílias, e em segundo uma geração de renda para contribuir no complemento do sustendo familiar e desenvolvimento da comunidade. Os resultados da referida pesquisa apresenta o modo de vida dos morados da comunidade, sobre tudo das atividades agrícolas, que se direcionam tanto para a subsistência como tambémpara o complemento de renda. Assim como, as novas técnicas utilizadas pelos agricultores para o gerenciamento de seus estabelecimentos. Além disso, é importante lembrar o potencial das organizações e dinâmicas adotadas pelos agricultores, para o desenvolvimento da comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prevalência e suscetibilidades bacterianas das infecções comunitárias do trato urinário no Hospital Universitário João de Barros Barretos: período de janeiro a dezembro de 2006(2008) VIANA, Murillo Ferreira; BOTI, Thiago Sopper; FONSECA, Roberto Cepêda; http://lattes.cnpq.br/9144526633028397Para o tratamento efetivo das infecções urinárias é necessário conhecer a prevalência dos microorganismos causadores e o padrão de suscetibilidade microbiana. O objetivo do presente trabalho é relacionar a infecção urinária adquirida na comunidade com dados epidemiológicos, além de determinar quais seus principais agentes etiológicos e o padrão de sensibilidade destes microorganismos aos diversos antimicrobianos. Foram analisadas 1618 uroculturas de pacientes atendidos no ambulatório do Hospital Universitário João de Barros Barretos no ano de 2006. A maioria das culturas foi solicitada para o gênero feminino (68,97%). Verificou-se ausência de crescimento em 70,15% e culturas contaminadas em 15,82% dos pacientes. As maiorias das contaminações ocorreram em pacientes com idade superior a 60 anos. Infecção urinária foi identificada em 227 pacientes (14,03%), predominando no sexo feminino (83,70%) e nas faixas etárias de 3648 anos (21,59%) e 4860 anos (24,23%). Os agentes etiológicos mais freqüentes foram a Escherichia coli (70,48%) e a Klebsiella sp. (13,66%). Quanto aos antibióticos mais prescritos na prática clínica, houve maior sensibilidade a levofloxacina (72,22%), ciprofloxacina (71,01%), norfloxacina (69,70%), amicacina (100%), gentamicina (96,61%) e cefotaxima (94,15%). Houve baixa sensibilidade ao sulfametoxazoltrimetroprima (43,01%) e à ampicilina (23,81%). Podese concluir que as quinolonas (ciprofloxacina, levofloxacina, norfloxacina) constituem a primeira escolha para o tratamento empírico via oral das infecções urinárias. No tratamento via parenteral os melhores resultados foram obtidos com uso de aminoglicosídeos (amicacina, gentamicina) e da cefotaxima.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Território, memórias, vidas e histórias da comunidade de São João Batista no rio Tucumandubazinho em Abaetetuba-PA(2022-02-08) CARVALHO, Gleiciane do Rosário Farias; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175O presente trabalho tem como objetivo geral empreender de que maneira se constituiu a história, vida, identidade e território da Comunidade de São João Batista no Rio Tucumandubazinho em Abaetetuba/PA. A metodologia do trabalho se baseou em pesquisa de cunho qualitativa, com estudo na história oral. Como resultado pontou-se as seguintes seções: 1-Refletindo memórias, território e identidade dos sujeitos do campo. Buscou-se abordar a história da comunidade São João Batista, Rio Tucumandubazinho por meio da memória de seus sujeitos; 2: Comunidade São João Batista no olhar dos sujeitos das águas. Ressaltou-se o território e vida da comunidade, suas práticas e vivências do trabalho no cotidiano da comunidade; 3: RESISTENCIA E DIREITOS- Memória de luta do Programa de Assentamento Extrativista (PAE Ilha Bacuri). Destacou-se a dinâmica da luta e resistência do assentamento. Os resultados da pesquisa demonstraram que os aspectos sociais, culturais, identitários, e o modo de vida, do trabalho e cultura da comunidade vem se mantendo de geração em geração, embora o mundo esteja em constante transformação e o sujeito possa modificar e até mesmo mudar de pensamento e de vida.