Navegando por Assunto "Communication process"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Teoria da relevância: análise da comunicação ostensivo-inferencial nas postagens mêmicas nas redes sociais(2019-02-15) LIRA, Marizabeth da Silva; NONATO, Rejane Santos; http://lattes.cnpq.br/6031334183229142Este artigo faz uma abordagem da teoria da comunicação e cognição humana, denominada Teoria da Relevância de Dan Sperber e Deidre Wilson, publicada em 1986. Essa teoria aborda a interpretação como um processo cognitivo, ou seja, que explica como uma informação dada é mental e inferencialmente representada e processada pelo ouvinte. Nessa interação entre falante e ouvinte, a Pragmática compreende os mecanismos que são utilizados no momento da interação face a face para que os indivíduos façam conclusões que sejam relevantes no processo comunicacional. O objeto de estudo são as postagens mêmicas publicadas em redes sociais que serão analisadas à luz da Teoria da Relevância. A escolha das postagens mêmicas faz-se necessário por se tratar de um gênero digital sincrético que, abrange em suas imagens contextos variados como: social, político, econômico. O objetivo dessa proposta é demonstrar como as informações dessas postagens são representadas e processadas pelos visualizadores, assim como a intenção comunicacional dos produtores, em fazer com que os visualizadores infiram o que está implícito em tais postagens. A abordagem teórico-metodológica utilizada em nossa pesquisa está embasada nos estudos de Sperber e Wilson (2005); assim como, nos estudos de Levinson (2007), do qual, faremos um esboço sobre a origem do uso moderno do termo Pragmática. A análise nos mostrou que, o processo de comunicação e cognição humana a partir da Teoria da Relevância, existem relevantes pistas para a compreensão no processo de codificação e decodificação de mensagens. Ao longo de nossa pesquisa constatamos que o contexto exerce um papel determinante no processo de comunicação.