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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Glossário da terminologia militar: gírias e jargões
    (2019-03-01) SANTOS, Reinaldo do Socorro da Silva; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho propõe-se, no âmbito da linguística, discutir o Glossário da terminologia militar: gírias e jargões. Assim mostrar na prática diária, no que se refere à linguagem, conceitos e conclusões sobre o desenvolvimento da terminologia militar em ambiente específico de trabalho e no contexto social. Dado o exposto, o objetivo desse estudo é focalizar o processo que se formata na construção de uma comunicação desses agentes da segurança pública. Para tanto, faz-se o seguinte questionamento: será que é possível a terminologia criar uma linguagem paralela à língua já usada por determinados grupos? Tendo em vista aspectos observados, o uso de uma linguagem técnica pode influenciar seus usuários na construção de uma nova linguagem fora de um âmbito específico, deixando de fazer parte do uso funcional para se transformar em uma comunicação habitual de quem à prática, ou seja, de uma nova linguagem, considerando vital para as práticas do militar. A partir dos estudos da terminologia buscar-se-á definir de que forma acontece a apropriação de termos da linguagem de uma área específica, e como influencia naturalmente o processo linguístico de determinados grupos, mostrando de que forma se dá esse processo de migração da linguagem técnica para o cotidiano, e quais os efeitos na comunicação fora do espaço de seu uso específico. Espera-se que este trabalho de investigação contribua para novas reflexões a respeito do tema em questão. Em virtude do que foi mencionado, compreender esse vocabulário rico, porém complexo para quem o desconhece.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Museologia e comunicação: um estudo do potencial museológico do Theatro da Paz
    (2017-04-18) BRAGA, Bruno Braga; SILVA, Paula
    A presente pesquisa teve por objetivo analisar o Theatro da Paz a partir da perspectiva da Museologia, considerando a musealização como um elemento significativo que proporcione a sua preservação referente às ações de comunicação, tendo como foco as visitas guiadas desenvolvidas pela instituição e a forma como são compreendidas, no que tange ao seu possível processo de musealização. A justificativa do estudo compreende o Theatro da Paz como um patrimônio que apresenta potencial para ser musealizado, com o propósito de fomentar e intensificar sua preservação, levando-se em consideração a expressividade de suas ações de comunicação, destacando-se as visitações guiadas promovidas pela instituição somadas ao seu conjunto de obras permanentemente encontradas no espaço e apresentadas ao público junto à história do local com o intento de comunicar. Os resultados alcançados por este trabalho foram a proposta de musealização do teatro por meio de um estudo das potencialidades museológicas presentes nas visitas guiadas considerando elementos da comunicação que discutem questões museológicas, assim como a obtenção de dados que puderam revelar aproximações e distanciamentos deste espaço cultural a bens musealizados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de formação dos docentes de Libras nas séries finais do ensino fundamental no município de Tailândia-Pará
    (2014-05-30) FERNANDES, Ducilene Silva; BEZERRA, Suelem Cristina Silva; http://lattes.cnpq.br/4132742705925917
    No âmbito mais específico deste trabalho, procurou-se formar um quadro geral da conjuntura em que se encontra a formação docente específica em Libras e como esta formação está evoluindo e mudando a realidade do ensino na educação surda. Para isso, buscou-se a cientificidade dos conceitos mais específicos da teoria da comunicação no contexto da linguística, a historização e marcos regulatórios legais da Educação surda e da formação acadêmica dos professores de Libras. Por fim, estendeu-se esse quadro geral para o município de Tailândia, onde se procurou depreender a real situação tanto dos alunos surdos quanto dos professores e suas atuações nas escolas do município dentro do âmbito da Educação Surda.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Quais as contribuições dos exercícios de interpretação desenvolvidos no 7° ano da escola Santa Clara para o desenvolvimento e habilidades de leitura
    (2013) SILVA, Ilma de Jesus; SOUZA, Helius Cezar Tocantins; http://lattes.cnpq.br/2046392455224374
    Esse projeto visa analisar como as propostas de interpretação textual contidas nos livros didáticos, os gêneros textuais trabalhados em sala de aula ,e os gêneros digitais podem ser uteis no processo de aperfeiçoamento da leitura dos alunos do 7º ano da Escola Santa Clara, localizada na cidade de Tailândia-PA. A temática surgiu após ser observado o desinteresse dos alunos no processo de ensino aprendizagem no que diz respeito a interpretação textual. A proposta se apoia nas ideias contidas no livro Produção Textual Análise de Gêneros e Compreensão, apesar dos avanços que temos visto na área da educação a compreensão e interpretação de textos continua sendo para os alunos algo vago e na maioria das vezes sem muita importância. Se quisermos formar verdadeiros leitores precisamos mostra-los que para um bom leitor a peça fundamental e a compreensão e interpretação, pois não conseguirei me comunicar com as pessoas da minha própria comunidade se eu não entendo o que esta sendo dito. De forma que preciso entender para repassar de uma forma mais clara e objetiva e só a partir de me fazer entender vou conseguir me comunicar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teatro e autoridade digital: planejamento de conteúdo e sua importância nos ambientes de ensino
    (2023-12-01) ALMEIDA, Igor Martins Sousa Bacelar; BAENA, Graziela Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1245905192032571
    Para dar início as discussões, argumentos e considerações apresentadas neste trabalho, é realizada uma breve introdução dos motivos que possibilitaram e deram margem para a construção e desenrolar desta pesquisa. Este Trabalho de Curso traz um levantamento bibliográfico sobre os Seminários de Pesquisa Teatral (SPT) e, para discussão alguns apontamentos sobre a comunicação e a falta de presença ativa nos meios digitais, fazendo conexões com o trabalho de pesquisadores do espaço digital como Martha Gabriel, Rafael Terra, Henry Jenkins e Marshal McLuhan que, através de seu trabalho, orientam a forma como desenvolvi a construção desta pesquisa. No desenvolvimento apresenta-se cinco partes no qual é demonstrada uma linha do tempo de quinze anos dos SPT e como cada período está ou não presente nos meios digitais, logo este trabalho coloca dentro da academia o debate sobre o que está sendo feito com o conhecimento gerado durante o evento, para onde estão indo os registros históricos das edições e se o público alvo está participando e sendo atingido de forma efetiva neste processo. E por fim apresenta-se a conclusão deste TCC com as considerações necessárias a serem feitas acerca da temática aqui discutida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tem surdo no terreiro de umbanda paraense: o que fazer?
    (2024-10-31) OLIVEIRA, Patrícia Colares de; LOBATO, Huber Kline Guedes; http://lattes.cnpq.br/5777379850935207
    O trabalho científico tem como objetivo retratar sobre o surdo no terreiro de matrizes afro-paraenses, ratificando a importância de Libras como ferramenta de comunicação e trocas de saberes no espaço sagrado. A problemática é: como transmitir os saberes e fazeres das práticas religiosas umbandista para o surdo ao adentrar em um terreiro? O processo metodológico: trata-se de pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. A pesquisa permitiu a visualização de relatos e experiências de produções científicas que ressaltam a participação do surdo nesses espaços. Os resultados apontam que há uma escassez de trabalhos acerca da participação do surdo nas comunidades afro. A inclusão sendo trabalhada por meio de debates e palestras num terreiro de matriz afro promoverá uma maior conscientização e sensibilidade dos praticantes referente ao acolhimento e inserção dos saberes e fazeres dos ritos da religião para os surdos na comunidade religiosa. Para tanto será explanado sobre as religiões de matrizes afro no Brasil de forma resumida e a relevância de trabalhar a comunicação no terreiro das Libras.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso do Discord como ferramenta de comunicação do grupo de pesquisa LA FocA
    (2024-11-28) RIBEIRO, Elielson Pinto; FERREIRA, Josué Viana; http://lattes.cnpq.br/2263906874192876; https://orcid.org/0000-0002-3475-2513; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    Este trabalho investiga a eficácia do Discord para apoiar a comunicação e a implementação metodológica das atividades de pesquisa no laboratório LA FocA. A fundamentação teórica integrou conceitos sobre tecnologias de comunicação digital aplicadas a contextos de pesquisa colaborativa. A metodologia é caracterizada como uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e procedimentos de análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu diretamente no ambiente de laboratório, envolvendo membros do grupo LA FocA em estudos de usabilidade e de experiência de comunicação com a ferramenta. Os resultados demonstram que o uso do Discord facilita a comunicação síncrona e assíncrona, promove a colaboração ativa e melhora a integração dos pesquisadores. No entanto, desafios relacionados à curva de aprendizado, estabilidade de conexão e limitações de organização de dados e arquivos foram identificados como pontos críticos que impactam a adoção plena da ferramenta.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A voz universitária – uma estratégia de promoção à saúde para os moradores da Região Transamazônica e Xingu
    (2023-12-01) DANTAS, Ana Karla da Silva; SANTOS, Mirian Lourenço; SANTOS, Ozélia Sousa; http://lattes.cnpq.br/0732396645940620
    Introdução: Segundo a Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, no Canadá, em 1986, Promoção da Saúde consiste no processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle desse processo. Assim, as ações voltadas para a Promoção de Saúde têm seus pilares nos aspectos que perpassam a qualidade de vida. Atualmente, a rádio configura-se como um meio popular que compõem a rotina diária dos brasileiros, com a linguagem diversificada e lúdica tem aumentado sua popularidade ao longo das últimas décadas. Desse modo, a divulgação de educação em saúde através do programa na rádio local contribuirá para a formação e desenvolvimento da consciência crítica das pessoas em relação a problemas de saúde bem como estimulará a busca por solução e a organização para a ação coletiva, de modo que todos passam a ser agentes de transformação na comunidade. Objetivo: Divulgar informações em saúde, meio ambiente, bem-estar e lazer aos moradores da região da Transamazônica e Xingu. Metodologia: Trata-se de um projeto extensionista, o qual foi realizado por meio da parceria com a Rádio Vale do Xingu FM 93.1 MHz que se localiza no município de Altamira-Pará, e abordou atividades de educação em saúde com o objetivo de levar à comunidade ribeirinha, comunidade da zona rural e urbana informações voltadas à saúde, bem-estar e lazer. Além da divulgação na rádio local, fez parte das plataformas de divulgação do projeto as redes socias mais utilizadas no atual momento, tais como: página no Facebook, Instagram e Telegram. Nelas foram divulgadas as programações feitas na rádio, campanhas educacionais e demais atividades desenvolvidas pelos integrantes do projeto.
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