Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Combinatorial analysis"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O pensamento combinatório de estudantes do 6º ano do ensino fundamental
    (2020-02-18) NASCIMENTO, Ailton Gomes do; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    O ensino de Matemática, na perspectiva dessa pesquisa, vai além de aprender a aplicar fórmulas em situações problemas. É necessário desenvolver habilidades que permitam refutar resultados, questionar determinados procedimentos de cálculo e relacionar diferentes caminhos de resolução de um problema. Assim, o valor da resposta correta cede espaço para o processo de resolução. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo propor atividades de matemática para alunos do 6o ano do Ensino Fundamental sobre pensamento combinatório para investigar o desenvolvimento do raciocínio combinatório e o conceito de combinação por meio de estratégias pessoais. A discussão teórica que fundamenta as análises está pautada, principalmente, nos estudos de Hazzan; Borba, Aquino, entre outros. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e foi desenvolvida em uma escola pública da rede municipal de Benevides (PA) com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental durante as aulas de Matemática das oficinas do projeto do governo federal intitulado Novo Mais Educação. O material empírico foi construído a partir dos registros das resoluções das atividades propostas e esse material foi utilizado na análise de forma interpretativa. A pesquisa apontou que o processo de interpretação das estratégias utilizadas pelos estudantes para resolver problemas de combinatória possibilita ao professor perceber o conhecimento matemático mobilizado nas resoluções e, principalmente, a compreensão sobre a linguagem matemática.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA