Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Classes multisseriadas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo e seus desafios em classes multisseriadas: um estudo no contexto da escola São Sebastião em Barcarena-PA
    (2019-12-12) SOUZA, Elder Martins; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    A educação do campo nada mais é como uma educação escolar específica que oportuniza o campo dentro de suas especificidades e garante a permanência dos sujeitos no lugar onde vivem. Nesse contexto, o ensino em classes multisseriadas presente no campo contempla a todos de forma igualitária, a fim de obter um bom aprendizado? Além do mais, objetiva-se saber se a aprendizagem ocorre em vista da complexidade da classe, especificamente com alunos do 5º ano. Com o intuito de aprofundar a temática abordada, a pesquisa teve como objetivo conhecer como ocorre a aprendizagem, em classe multisseriada, na escola da comunidade São Sebastião, no município de Barcarena-Pará, visando compreender a forma de ensino, o rendimento escolar e os desafios que professores e alunos enfrentam nesta forma de ensino na educação do campo. Os resultados apresentados ocorreram mediante a pesquisa qualitativa e quantitativa, onde foi possível utilizar os seguintes instrumentos para a coleta de dados como: entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com professor e aluno. A coleta de dados ocorreu com apenas um professor e cinco alunos do 5º ano. A pesquisa constatou-se de duas etapas: a pesquisa bibliográfica, onde foi possível consultar referencial teórico de autores como Arroyo (2013), Barros (2010), Ferreira (2011) e Hage (2008) entre outros que retratam a temática de educação do campo e classes multisseriadas e a pesquisa de campo. Desta forma, os resultados apontam que o ensino nessas classes apresenta alguns problemas devido à sua complexidade de turmas e níveis de aprendizagens diferentes assim como a distorção idade-série. A escola não apresenta coordenação pedagógica e ficou evidente que precisa de mais formação para o professor. Nesse sentido, a escola necessita ter um projeto político pedagógico que atenda às realidades dos alunos do campo no contexto em que vivem, proporcionando a permanência na escola e obtendo desta forma um bom rendimento nos estudos. A pesquisa também revelou que apesar do ensino dado na escola à família pouco tem feito em casa para contribuir na aprendizagem do aluno.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo: um olhar sobre as práticas pedagógicas em classes multisseriadas
    (2023-12-22) CARVALHO, Giovana Joyce Marinho; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656; https://orcid.org/0009-0001-2665-8172
    A Educação do Campo é uma modalidade de educação destinada aos sujeitos do campo, e deve garantir obrigatoriamente à formação da população do campo e a valorização do respectivo território. No entanto, historicamente existem negligência de políticas públicas para essas populações nesse contexto temos às classes multisseriadas, caracterizadas pelo agrupamento de educandos de diferentes idades e níveis de aprendizagem em uma mesma classe, responsabilidade de apenas um professor. Nesse sentido, no presente estudo buscou-se analisar práticas pedagógicas docente em classes multisseriadas do campo, norteado pela abordagem qualitativa, tendo como base os autores: Miguel Arroyo (2010), Monica Molina (2009), Salomão Hage (2014), Paulo Freire (1996) dentre outros. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista, os sujeitos foram dois professores, um do município de Mãe do Rio e o outro de Chaves-Marajó que atuavam em classes multisseriadas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de letramento nas classes multisseriadas da escola Cristo Rei - Abaetetuba-PA
    (2018-06-18) FERREIRA, Sheila de Nazaré Silva; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    O presente artigo, que tem como tema “Prática de letramento nas classes multisseriadas da Escola Municipal Cristo Rei, no município de Abaetetuba-PA”, surgiu da inquietação de analisar como os professores das classes multisseriadas desenvolvem as práticas de letramento com os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, na Escola Cristo Rei. O artigo compreende um estudo de caso realizado na referida escola com uma professora e dois alunos da mesma turma. Com base nas pesquisas feitas, verificou-se que são muitas as dificuldades enfrentadas por docentes e alunos na aquisição das habilidades de leitura e escrita; porém a existência dessas classes tem contribuído de forma significativa para a formação e educação dos camponeses e dos alunos atendidos nessa modalidade de ensino. No decorrer da entrevista ficou claro que, mesmo com todas as limitações enfrentadas, no que se refere a recursos, apoio familiar entre outros, a professora faz seu trabalho da melhor forma possível, no intuito de contribuir com o desenvolvimento dos alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Problematizações sobre o ensino multisseriado: olhares sobre a escola do campo Presidente Artur da Costa e Silva em Concórdia do Pará
    (2022-08-19) SILVA, Tassia Gonçalves da; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399
    O presente artigo, é destinado para fins de conclusão de curso, abordando a temática da educação do campo, com destaque sobre as classes multisseriadas que são predominantes nas escolas dos espaços rurais, com ênfase em localidades da Amazônia paraense, trazendo minhas memórias de ex aluna da Escola Presidente Arthur da Costa e Silva. O objetivo é discutir sobre a Educação do Campo e as lutas dos movimentos sociais por melhores condições de vida e pela efetivação de políticas públicas educacionais que valorizem o sujeito do campo dentro das suas particularidades e, busca problematizar sobre a precarização do ensino nas classes multisseriadas. A pesquisa é do tipo bibliográfica e autobiográfica e traz abordagem qualitativa, com embasamento teórico nos estudos de autores como Hage, Caldart, Moraes, Barros e Côrrea. Ao final do estudo, pode ser observado que os problemas enfrentados pelos educadores e educandos das escolas rurais ainda está longe de terminar e que a luta pelo direito de receber uma educação de qualidade no espaço de vivência dos sujeitos do campo precisa ser constante.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Programa escola da terra: formação e prática docente no município de Acará-PA
    (2019-12-16) SILVA, Elize Cunha da; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    Este estudo objetivou analisar de que maneira o Programa Escola da Terra contribuiu na formação continuada dos docentes que atuam nas escolas multisseriadas no Município de Acará-PA. Alguns passos a percorrer para se chegar lá foi identificar como ocorreu o processo de formação do Programa Escola da Terra no Município de Acará, bem como levantar os resultados obtidos com a realização da formação; e apresentar a importância que o programa teve para os docentes. Para isso, foi utilizada como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica na busca e alocação de conhecimento sobre a formação continuada do Programa Escola da Terra correlacionando tal conhecimento com abordagens já trabalhadas por outros autores, análise documental e entrevistas. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância da formação continuada de professores de classe multisseriadas, que só trouxe ganhos para a prática docente principalmente pela proposta do programa que é voltada para a realidade dos sujeitos do campo onde busca enfatizar a importância da cultura local e principalmente a relação de pertencimento e empoderamento. Enfim, por meio de todo o estudo realizado foi possível confirmar que o professor segue reinventando assim as práticas docentes, pois com isso o discente se torna parte do ensino, havendo o reconhecimento de seu conhecimento empírico e de sua cultura onde vale destacar que o programa apresentou ganhos de muita relevância para os professores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Trajetórias das mulheres do campo: narrativas das experiências escolares da multissérie à universidade
    (2022-11-07) COSTA, Antonia Zeneide da Silva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    O presente artigo recorre sobre os desafios e as possibilidades que a educação do campo oferece as mulheres. Para melhor entender o objeto de estudo delineou-se como objetivos específicos: a) descrever o contexto da educação do campo a partir dos olhares das mulheres do campo; b) identificar as lutas das mulheres do campo para o acesso a educação e os processos de superação que potencializam a sua chegada a universidade e c) discorrer sobre a importância da educação na vida dessas mulheres. A fim de obter os resultados propostos nesses objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo de caráter qualitativo por meio de entrevistas narrativas. A partir da análise dos resultados dessa pesquisa foi possível constatar que entre muitas dificuldades enfrentadas pelas mulheres estão o preconceito de gênero imposto pela sociedade, processos de nucleação escolar atrelados às dificuldades financeiras, casamento e os filhos. E como principais possibilidades foram apontados a liberdade e a independência financeira dessas mulheres. Conclui-se portanto que a educação é uma importante ferramenta para a quebra dos ciclos viciosos e excludentes proporcionando uma maior liberdade e independência financeira feminina.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA