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Navegando por Assunto "Classe Multisseriada"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Das raízes ao diploma: trajetórias de estudantes da comunidade de Segredinho rumo à Universidade Federal do Pará.
    (2025-10-17) SANTOS, Sara Rafaelle do Nascimento; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
    O presente estudo investiga as trajetórias educacionais de estudantes da comunidade campesina de Segredinho, localizada no município de Capanema, Pará, que conseguiram ingressar no Ensino Superior. O objetivo foi compreender os desafios as estratégias de superação utilizadas e o papel das redes de apoio familiar e comunitário nesse processo. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e analítico, com aplicação de entrevistas com perguntas semiestruturadas a dez estudantes e ex-estudantes, e, por conseguinte, os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam que fatores como renda familiar limitada, necessidade de múltiplas oportunidade e acesso à recursos que vão desde a questão de alimentação ao material didático-pedagógico-científico, transporte escolar quando existia precário, infraestrutura escolar insuficiente, ausência de professores e estigmas sociais marcaram profundamente as trajetórias escolares. Apesar disso, os relatos revelaram persistência, apoio comunitário e protagonismo feminino, demonstrando que a educação tem se constituído como espaço de emancipação e resistência para jovens de áreas rurais/campesinas. As políticas públicas de democratização do ensino superior, como Exame Nacional do Ensino Médio, Sistema de Seleção Unificada, Lei de Cotas, ProUni, Financiamento e Plano Nacional Formação de Professores da Educação Básica foram decisivas para viabilizar o acesso à universidade, configurando-se como mecanismos de inclusão e reparação histórica. Para os(as) estudantes de Segredinho, essas conquistas não se limitam à dimensão individual, mas expressam uma luta coletiva pela valorização cultural e pela mobilidade social. Conclui-se que as experiências desses(as) jovens reafirmam a importância de se investir em políticas inclusivas e em práticas pedagógicas que considerem os saberes locais. Assim, a Educação do Campo deve ser reconhecida como instrumento fundamental de transformação social, identitária e cultural em comunidades rurais/campesinas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo avaliativo em uma classe multisseriada no nordeste paraense
    (2023-11-07) SILVA, Lana Mailane Sousa da; SARAIVA, Luis Junior Costa; http://lattes.cnpq.br/8517177215677066; https://orcid.org/0000-0002-3938-7658
    Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo compreender como acorre o processo avaliativo nas práxis da sala de aula de uma escola multisseriada da Comunidade Quilombola Bela Aurora situada no município de Cachoeira do Piriá/Pa. Por se tratar de uma classe multisseriada e “unidocência”, tivemos como participante da pesquisa apenas uma professora. O levantamento de dados foi realizado através de uma entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Nos resultados observa-se que mesmo diante de tantos desafios enfrentados, como um planejamento construído fora da escola sem a participação da professora, dos alunos e da comunidade, e também por se tratar de uma classe multisseriada, a professora consegue adaptar e diversificar suas metodologias avaliativas para envolver todos e possibilitar diferentes maneiras para que as crianças compreendam os assuntos em sala de aula, assim como, também possam expressar de diferentes formas seus conhecimentos.
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