Navegando por Assunto "Civil-military dictatorship"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arquivos pessoais produzidos no regime civil-militar brasileiro: um olhar sobre as cartas de Lúcia Veloso (1971-1974)(2022-12-12) FERREIRA, Heloisa de Abreu; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153Visando contribuir para a pesquisa em arquivos pessoais, o presente trabalho teve como foco uma das tipologias documentais mais presentes em arquivos de pessoas, as cartas, especificamente as cartas de uma prisioneira da ditadura civil-militar no Brasil. Deste modo, o objetivo geral deste trabalho foi descrever o processo de organização das cartas de Lúcia Veloso, que culminaram com a criação de um fundo homônimo no Arquivo Nacional realizado por iniciativa do projeto Memórias Reveladas, bem como analisar algumas das cartas escritas por Lúcia Veloso durante sua prisão no contexto do regime civil-militar brasileiro. Para alcançar o objetivo geral, o presente trabalho teve como objetivos específicos descrever as circunstâncias históricas do Brasil na época de produção das cartas analisadas (1971-1974), abordar as particularidades da documentação produzida durante o regime de exceção no Brasil (1964-1985), e evidenciar aspectos de memória individual e coletiva nas cartas enviadas por Lúcia, relacionando-os com os aspectos conceituais acerca da memória a partir da bibliografia selecionada. As metodologias utilizadas para a realização da pesquisa foram uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em leituras e análises de livros, artigos científicos, revistas, teses e dissertações, uma pesquisa documental, tendo em vista que o propósito é entender a história de um indivíduo e sua relação com um fenômeno específico, e um estudo qualitativo das cartas de Lúcia, que é realizado pelo pesquisador que procura aprofundar-se na compreensão dos fenômenos baseados nas ações dos indivíduos, grupos ou organizações em seu ambiente e contexto social. Conclui-se, no que se refere ao contexto das cartas produzidas, a importância de registrar e preservar a memória daqueles que vivenciaram momentos excepcionais na história do Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Racismo ambiental e resistência indígena na Amazônia: desafios e possibilidades para o Ensino de História em uma perspectiva decolonial(2025-09-19) LOIOLA, Maria Clara da Silva; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o racismo ambiental na Amazônia em sua relação com a ditadura civil-militar (1964-1985), evidenciando como projetos desenvolvimentistas resultaram em violência, deslocamentos e destruição cultural de populações indígenas. A pesquisa articula reflexão historiográfica e abordagem pedagógica decolonial, investigando de que forma o ensino de História pode contribuir para problematizar essas continuidades coloniais. Além do levantamento bibliográfico, foi aplicada uma proposta didática junto a uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Celeste (Ananindeua/PA), com análise de fontes históricas do período ditatorial na Amazônia. Os resultados demonstraram que a atividade favoreceu o reconhecimento das resistências indígenas, a crítica às narrativas oficiais e a valorização de epistemologias silenciadas. Conclui-se que o ensino de História, quando orientado por uma perspectiva decolonial, constitui ferramenta estratégica para enfrentar o racismo ambiental e fortalecer a formação crítica dos estudantes.