Navegando por Assunto "Citizenship"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem na educação básica: reflexões sobre as concepções adotadas nas escolas e a perspectiva para uma formação crítica e cidadã(2022-04-18) SARRAF, Daciene Corrêa; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147O artigo apresenta reflexões acerca da avaliação da aprendizagem praticada na sala de aula da escola básica a partir da literatura disponível. Para tanto elegemos as seguintes questões: Que concepções orientam avaliação da aprendizagem na sala de aula da escola básica? Como avaliar para uma formação crítica e cidadã? O que deve se priorizar no processo de avaliação que corrobore ao desenvolvimento da cidadania? O estudo caracteriza-se como bibliográfico de abordagem qualitativa e conta com a contribuição de escritos de autores como Tyler (1979), Libâneo (1994), Depresbiteris (1997), Haydt (1995), Saul (2010), Hoffmann (2001, 2008, 2012), Luckesi (2003) e outros. A análise releva que na escola básica ainda se privilegia uma a avaliação da aprendizagem pautada nas perspectivas classificatória e quantitativa. Isso significa que a avaliação volta-se para julgar, medir em vista de obtenção de resultados em avaliações externas. O desafio das escolas e seus docentes para reverter essa lógica perpassam por reflexões críticas acerca de ações e práticas pedagógica e metodológica adotadas. Conclui-se que para promover uma avaliação da aprendizagem que valorize os aspectos qualitativos faz-se necessário adotar procedimentos didáticos pautados em práticas mediadora e dialética, sob orientação de concepções como a diagnóstica, contínua, formativa e emancipatória, enquanto instrumentos para o desenvolvimento da cidadania.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Construção da cidadania a partir da disciplina Educação Cidadã em uma escola de ensino fundamental do município de Breves-PA(2019-08-14) SILVA, Anne de Oliveira da; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Especialização objetivou analisar a construção da cidadania a partir da disciplina Educação Cidadã no espaço de uma escola pública de Ensino Fundamental (séries finais) no município em Breves/PA, no período de 2014-2018. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento: Como uma escola de ensino fundamental (séries finais) no município de Breves-PA contribui em termos teóricos e práticos na construção da cidadania de seus alunos a partir da disciplina Educação Cidadã? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Como os professores da escola em estudo estão trabalhando o tema cidadania de modo a proporcionar aos alunos condições de se posicionarem de forma crítica e participativa na comunidade em que vivem? Quais os conteúdos e práticas estão sendo priorizados na implementação da disciplina Educação e Cidadã? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso na escola municipal de ensino fundamental Miguel Bitar, localizada na zona urbana do município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi a entrevista. Foram entrevistados 04 (quatro) professores que ministram a disciplina Educação Cidadã. Também foi realizado a análise do Projeto Político Pedagógico da escola e do currículo oficial da disciplina Educação Cidadã. Os resultados da pesquisa apontam que a escola e professores trabalham de forma significativa a disciplina, contribuindo de maneira positiva na construção cidadã de seus educandos. No entanto, o currículo da disciplina Educação Cidadã precisa de uma reformulação, que esteja adequada à realidade marajoara.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Craque para o futuro: políticas sociais, educação e esporte em Soure-Pará-Brasil(2022-08-08) CONCEIÇÃO, Marcos Adrian Macêdo; RAMIRES NETO, Carmelino Antônio; http://lattes.cnpq.br/3375528919058124; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625Este Trabalho de Curso buscou compreender a relevância do projeto “Craque do futuro”, como ação social esportiva para crianças e jovens sediadas na região do Marajó Oriental, município de Soure-Pará, bem como investigar-se este cumpre os objetivos propostos, com base nos estudos aprendidos no ensino da Geografia Humana. Procurou identificar ainda se há contradições entre os fatos e verificar quais as relevâncias que este projeto traz na percepção dos responsáveis pelas crianças e adolescentes. Metodologicamente, foram realizadas coletas de informações com todos os envolvidos no projeto e os dados foram analisados mediante a definição de categorias. Os principais elementos teóricos estavam envolvidos na concepção do Direito Social e Legislação Social, presente na obra de Leonice Aparecida de Fátima Alves, “(...)”. Ela foi estudada para dialogar com o referencial teórico, sobre os dados empíricos e o contexto deste trabalho. Conclui-se que o projeto social esportivo tem boas intenções, porém, os objetivos, efetivamente, não são alcançados como seus idealizadores apontam. Há relevância para essas crianças e jovens no que diz respeito à promoção do bem-estar físico e social momentâneo ao invés da inclusão social e promoção da cidadania dos participantes.