Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Ciclo da alfabetização"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de professores no processo de alfabetização de crianças na EMEF Prof. Guilherme Baia no município de Limoeiro do Ajuru-PA
    (2025-09-01) FARIAS, Ritielly Katriny Xavier; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    As abordagens e práticas utilizadas pelos educadores são amplamente reconhecidas como pilares essenciais para o progresso da aprendizagem nos primeiros anos do ensino fundamental. No entanto, em diversos contextos, especialmente nas áreas ribeirinhas, os professores ainda enfrentam muitos desafios para que o processo de alfabetização ocorra de maneira eficaz. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo analisar as práticas de alfabetização realizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da EMEF prof. Guilherme Baia, no município de Limoeiro do Ajuru/PA, com foco nas turmas do 1o, 2o e 3o ano. Ademais, pretendemos identificar os processos avaliativos, a formação continuada dos professores e os desafios por eles enfrentados. Tem-se como contribuições teóricas principais, as considerações de Magda Soares (2019, 2020), Mortatti (2006), Rodrigues e Martins (2020) e Franchi (2012). Como procedimentos metodológicos, adotou-se uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores que atuam nas respectivas turmas. A partir da análise dos dados, evidenciou-se que os docentes enfrentam diversos desafios em sua prática pedagógica, mas também demonstram grande comprometimento e criatividade para superá-los e proporcionar uma alfabetização significativa aos alunos. Os principais desafios destacados foram a falta de participação da família e a escassez de recursos pedagógicos. Ademais, pontuamos também o comprometimento dos professores em superar tais dificuldades por meios de estratégias criativas e formação continuada.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA