Navegando por Assunto "Ciclismo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ciclismo: mulher e sociabilidade em Belém do Pará ao final do século XIX(2021-02-25) LOBO, Louise Barbosa; FERREIRA, Verônica Moreira Souto; http://lattes.cnpq.br/7744050794372735; https://orcid.org/0000-0002-1560-5120; DIAS, Douglas da Cunha; http://lattes.cnpq.br/5948241213510436O recorte histórico-temporal da pesquisa foi a cidade de Belém do Pará, entre as décadas de 1870 e 1890, período que abrange parte da belle époque amazônica. Elegendo a mulher belenense como sujeito da pesquisa, adotou-se o ciclismo qual fio condutor, objetivando compreender essa prática como partícipe da inserção daquelas mulheres no mundo das sociabilidades próprias de uma dinâmica de urbanização em curso. A pesquisa foi de caráter histórico-documental, e sua metodologia implicou a definição do acervo, bem como a seleção, catalogação, manuseio e análise das fontes documentais, a saber, jornais belenenses do período aqui evocado. Discutiu-se formas de sociabilidade da mulher belenense a partir dos anos de 1870, culminando com s chegada do ciclismo na cidade e a participação da mulher nos primórdios dessa prática. Concluiu-se que a inserção da mulher no ciclismo enquanto sociabilidade ocorreu, incialmente, sob a forma de espectadora e, em um segundo momento, como participante de passeios ciclísticos, para então, por fim, apresentar-se sob a condição de atleta.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) CicloGis: um Sistema Web para a comunidade do ciclismo de Belém do Pará(2024-10-10) GOMES, Ruan Ribeiro; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686A mobilidade urbana é um desafio persistente em diversas cidades brasileiras. Este trabalho apresenta o CicloGis, um sistema web desenvolvido para apoiar a comunidade ciclística de Belém do Pará. O objetivo do CicloGis é fornecer informações detalhadas sobre a infraestrutura cicloviária, promover a segurança e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável. Utilizando ferramentas de WebGIS, o sistema permite acesso a dados georreferenciados sobre ciclovias, ciclofaixas e grupos de ciclismo. A metodologia inclui pesquisa de campo, design participativo e uso de tecnologias open source para desenvolvimento web. Os resultados mostram que o CicloGis é uma ferramenta eficaz na promoção da mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores motivacionais percebidos por praticantes do ciclismo de rua(2018-07-11) ALVES, Anne Caroline dos Santos; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868O presente estudo teve por objetivo analisar os principais fatores motivacionais percebidos por praticantes do ciclismo de rua. A amostra foi composta por 70 indivíduos, sendo 26 mulheres e 44 homens, com idade entre 20 a 60 anos. Para a coleta de dados foi empregado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e Esportivas (IMPRAFE-54). Esse instrumento se propõe a avaliar seis dimensões motivacionais relacionadas à prática regular de atividade física. Também foi utilizado um questionário contendo questões sobre a caracterização sociodemográfica da amostra. Para a análise dos dados utilizamos a estatística descritiva (mediana e desvio interquartílico). Os procedimentos estatísticos foram calculados pelo programa Bioestat 5.0. Adotamos o nível de significância de p<0,05. Os resultados apontam as dimensões saúde, prazer e sociabilidade como os principais fatores motivacionais para a prática do ciclismo de rua, e por último pela Competitividade. Concluímos que entre as seis dimensões verificadas, saúde, prazer e sociabilidade foram percebidas como as que mais motivam os participantes a praticarem o ciclismo de rua. Em contrapartida, a competitividade surgiu como a que menos motiva os praticantes do ciclismo de rua.