Navegando por Assunto "Cibercultura"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cibercultura na formação docente: memórias, narrativas e experiências em tempos de pandemia.(2023-05-12) MOREIRA, Judith Anteles; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112Neste trabalho relato a minha trajetória acadêmica com foco nas atividades curriculares realizadas por meio das Tecnologias Digitais em Rede. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi inspirada na escrevivência para montar a minha narrativa, isto é, as memórias e as vivências iniciais e as descobertas coletivas em todo o percurso da graduação, no período de 2018 a 2023. As experiencias narradas foram extraídas de conversas de grupos de WhatsApp e de atividades postadas na plataforma google classron. Concluo que os conhecimentos e as vivências com o uso dessas tecnologias digitais mesmo que de forma limitada, me permitiram acreditar que além de espaços e lugares plurais, essas redes educativas também contribuem com nossa formação docente.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Comunicação científica na era dos influenciadores digitais: o Youtube como ferramenta de difusão da ciência(2019-02-11) MACHADO, Luis Fernando Pinheiro; SANTOS, Ana Lúcia Prado Reis dos; http://lattes.cnpq.br/4255929869177172Uma boa ideia e uma câmera na mão, pode até ser um celular mesmo, são pré-requisitos para quem deseja ganhar espaço na rede mundial de computadores, a internet. No campo científico, o meio digital tem se mostrando como uma nova forma de acesso para democratizar o conhecimento. Por conseguinte, este trabalho aborda as possíveis potencialidades do Youtube como ferramenta de comunicação à divulgação cientifica. Os objetos de estudo são os canais Manual do Mundo e Nerdologia, classificados, pela plataforma digital, como Ciência e Tecnologia. A partir de alguns conceitos sobre jornalismo e comunicação científica, foram analisados os conteúdos mais visualizados, ao longo de 12 meses, no ano de 2018. Buscamos entender qual o nível de teor científico presente nos dois canais, que juntos atualmente, possuem cerca de 13 milhões de usuários inscritos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19(2021-12-21) SANTOS, Rose de Jesus; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112Uma das principais medidas adotadas para diminuir a disseminação do vírus do Coronavírus (SARS-CoV-2), o COVID-19, foi o distanciamento social. Neste contexto, as escolas e universidades repensaram a continuidade para a realização das atividades, pois o presencial já não era mais possível. Desta forma as lives se popularizaram na web e tornou-se um fenômeno mundial, pois através delas foram realizadas aulas, debates, eventos científicos, dentre outros. Diante disto, este trabalho tem como objetivo principal refletir/analisar sobre as lives no contexto do Ensino Superior no ano de 2020/2021, como recorte a UFPA Altamira (Universidade Federal do Pará, Campus Altamira). As referências principais foram: SANTOS, E; SILVA; CASTELLS, M. A pesquisa de caráter qualitativo segundo YIN, R. (2016), assim foi aplicado um questionário direcionado a estudantes e entrevista com 2 docentes pertencentes a canais no Youtube criados e vinculados às Faculdades da UFPA Altamira, a escolha centrou-se na identificação do mais ativo em transmissões e entre os canais com mais seguidores. Foi realizada também uma revisão bibliográfica objetivando a sistematização de trabalhos sobre a popularização das lives. Assim, pode-se identificar que, as lives tornou-se um mecanismo de comunicação e interação, diminuindo o distanciamento entre indivíduos. As lives deu vida a eventos universitários e consequentemente quebrou os muros das universidades, pois o acesso a tais transmissões se tornou público.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pelas lentes do miriti: um olhar sobre a cibercultura e a interdisciplinaridade na licenciatura integrada(2018-12-27) NUNES, Wykli da Costa; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530Este estudo é motivado pela premissa da busca do entendimento sobre os elos alfabetização e alfabetização digital, e as implicações e considerações a respeito da cultura digital, a cibercultura, tomados pelos alunos do curso de graduação em Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, que tem uma perspectiva interdisciplinar em seu Projeto Político Pedagógico. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do turno noturno do curso supracitado, durante o ano de 2017, utilizando-se de três instrumentos de pesquisa, sendo eles: Observação participante; Questionário semiestruturado e uma Pesquisa-formação, elaborada em recurso audiovisual. A análise da pesquisa se voltou para o vivenciado em sala e as contribuições ao questionário e ao vídeo-pesquisa, percebendo a forma como se veem nesta cultura digital, à luz de Pierre Lévy (1999) e suas contribuições sobre a cibercultura. Com esta pesquisa, foi possível fazer alguns apontamentos quanto ao curso e este elo digital, tais como: 1) O curso, apesar de ter olhar interdisciplinar e integrado, considera a tecnologia apenas uma ferramenta de ensino, restringindo sua potencialização real; 2) Os participantes da pesquisa assumem a importância da tecnologia em sala de aula, entretanto, não se sentem preparados para tal tarefa; 3) Os discentes têm muitas dificuldades em lidar com esta cultura, mesmo fazendo parte constituinte dela.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Que língua é essa? estudo de marcadores conversacionais do internetês no whatsapp(2018-12-19) SANTOS, Kassia Kaylane Abreu dos; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860Neste estudo, buscamos discutir e analisar o chamado „internetês., escrita grafonética surgida no ambiente online, de modo a compreender funções de determinados termos e expressões desse modo de escrever na organização/progressão conversacional. Dessa forma, baseando-nos na metodologia da análise da conversação, descrevemos e estudamos conversas realizadas no WhatsApp, nas quais abreviaturas e símbolos do internetês, frequentes, aparecem e funcionam como marcadores conversacionais. Em nossa investigação, chegamos à conclusão de que, no internetês, identificam-se três classes de marcadores: linguísticos, extralinguísticos e suprassegmentais.