Navegando por Assunto "Choreography (Dance)"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comicidade e diversidade: a espetacularidade da quadrilha cômica Close Junino do bairro de Canudos nas ruas de Belém-PA(2023-06-29) MATOS, Fábio Henrique Cardoso de; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Esta pesquisa teve como objetivo fazer uma análise da Quadrilha Cômica Close Junino do bairro de Canudos, Belém-PA. Trago minhas vivências desde pequeno no contexto junino, pois, sempre estive envolvido nesta prática, bem como, toda minha trajetória artística em relação às quadrilhas, investigando a diversidade e a comicidade como manifestação popular, nas ruas periféricas de Belém, sem perder a essência e tradicionalidade dos festejos juninos, ressaltando a o fazer/dançar com brincantes LGBTQIA+. A abordagem qualitativa da pesquisa foi realizada através da minha vivência enquanto artista-brincante-pesquisador, junto aos brincantes da minha quadrilha e com outros grupos cômicos juninos. Para isso, foi necessário realizar entrevistas por meio das redes sociais, pesquisa de campo, práticas e observação das performances ao longo dos anos, adotando como teoria de base a Etnocenologia, linha de pesquisa que conheci na disciplina Manifestações Espetaculares Brasileiras I e II, do curso de Licenciatura em Dança da UFPA. Desta forma, no que se refere à etnocenologia utilizei os estudos de Oliveira (2015) e Dumas (2010), sobre quadrilha junina Leal (2004) e Santos (2017). Como resultado, apresento de modo preliminar um registro histórico das quadrilhas cômicas e o que seria este estilo de quadrilha, levando em consideração que temos poucas informações e registros desta manifestação, em Belém-PA e, por fim, analiso a espetacularidade da Quadrilha Cômica Close Junino, na qual exerço a função de presidente e coreógrafo, destacando a performance, os trajes e os processos criativos, colocando o grupo como uma forma de estudo e como uma arte LGBTQIA+ e de rua.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Coreobrigue - impressões e reflexões no contexto do processo criativo em dança(2004-11-04) TENÓRIO, Natanael Magno; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792O projeto de dança CoreoBrigue – o qual se inspira na história do brigue palhaço, no tempo do seu processo criativo, suscitou a cada encontro possibilidades de experimentação e criação poética no corpo a partir das propostas conceituais por Laban (fatores do movimento), e do método de improvisação em dança na perspectiva de José Gil, cujos corpos transformam-se e transcrevem-se no tempo/espaço narrativas oriundas do acaso significativo e assim tecem partituras corporais coreográficas a partir do contexto indutor sobre o massacre do brigue palhaço. Neste ínterim as múltiplas experiências atravessadas pelo corpo, através dos inúmeros laboratórios corporais, transformaram-se em recursos dramatúrgicos – recursos esses que na ótica metodológica da bricolagem a partir dos conceitos de Kincheloe, advém da experimentação, da análise e da integração das variantes para se obter um resultado, cujos corpos envolvidos transitam em “mares desconhecidos”, no qual desdobram-se em um fazer real e imaginário da cena. Nesse contexto, o corpo já não se comporta mais como corpo comum, mas como corpo que se transcende, que se bricola daquilo que está à sua volta, na qual a liberdade de criar, de constatar, de sentir, converteu se em cena poética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere(2021-02-12) SILVA, Jennifer Patrícia Moura da; SILVA, Juanielson Alves; http://lattes.cnpq.br/1533903414717314; https://orcid.org/0000-0002-4077-4591Este é um memorial de obra coreográfica que trata de minha experiência enquanto familiar de um detento, mediante as dificuldades de estar experienciando o cárcere e como a dança auxilia neste processo. Apresenta desta forma, um processo sobre o cuidado de si por meio da dança, assim como, relata como estas experiências vividas se tornaram propulsoras de uma poética cênica. Nomeei a abordagem metodológica criada para esta pesquisa-criação como coreovisita, nela além das visitações ao espaço físico do cárcere, realizo relatos de experiências, um processo de composição coreográfica e um estudo bibliográfico acerca do contexto do cárcere por meio de autores como Michel Foucault (2012), Fábio Godoi e Rafael Mallart (2017); sobre Processo criativo em dança e política por meio de autores como André Lepecki (2012), Helena Katz e Christine Greiner (2012) que traçam suas experiências teóricas por meio da dança em relações com o mundo, sem uma espécie de regra ou predefinições; e ainda a compreensão de conversão semiótica de João de Jesus Paes Loureiro (2007) para pensar como criar dança por meio de uma experiência cotidiana. Como resultante, posso dizer que todo este processo se baseia na continuidade de movimentos, gestos e ressignificação de vivências e experiências e, por conseguinte, ele contribui para um cuidado de si em uma experiência de vida difícil e, além disso, percebo que, assim como os processos de vida, os processos em dança seguem em estado de inacabamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Miss Simpatia na quadra junina: percurso do aprendizado para encantos e desencantos em Belém do Pará(2018) MATOS, Letícia Samara Fernandes; LEAL, Eleonora Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5518232863247974Nos grupos de quadrilhas junino em Belém do Pará existem três destaques importantes, as misses Caipira, Mulata/Morena Cheirosa e Simpatia, representantes em sua categoria da vida campestre, da brejeirice e sensualidade da jovem ribeirinha e por último a que mageia o público para sua quadrilha. É sobre a miss que o respectivo trabalho vem elucidar o que se compreende por miss Simpatia e as questões que implicam sua pouca participação nos concursos não oficiais e oficiais de outros municípios. Além disso, será visto a importância do papel e a contribuição da miss simpatia na quadrilha junina de Belém do Pará, bem como será investigado a sua pouca participação nos concursos não oficiais e oficiais em certos munícipios. A metodologia utilizada na pesquisa é a da etnocenologia. Para Armindo Bião (1998, p. 17), assim “[...] a Etnocenologia se inscreve na vertente das etnociências e tem como objeto os comportamentos humanos espetaculares [...] teatro, dança, além de outras práticas espetaculares não especificamente artísticas ou mesmo sequer extracotidianas”. Os autores que dialogam com esta pesquisa são Armindo Bião, Maria Ana Azevedo, Eleonora Leal, Rafael Noleto, Luciene Lopes, Johan Huizinga entre outros. Como técnica de pesquisa apresento três entrevistas com brincantes que participam em seus grupos de quadrilhas como misses simpatias na cidade de Belém. Como conclusão ressalta que na existência da quadrilha, as misses, como no caso da Simpatia, possuem um papel importante, pois tem um destaque representativo dentro da quadrilha junina, por diversos atributos, como beleza física, importância social, saber executar a coreografia de forma harmônica, bem como ser caracterizada por ser o símbolo da cultura da quadrilha junina dos grupos há bastante tempo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Projeto Nossa Senhora Aparecida: aprendendo com a ludicidade(2004-11-01) SILVA, Raynara Soares da; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847Este estudo se concentra na aplicação da ludicidade no ensino do ballet clássico para crianças de 4 a 6 anos no projeto Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro do Telégrafo Sem Fio em Belém-PA. O objetivo consiste em compreender a forma como essa abordagem é introduzida e quais os benefícios proporcionados aos alunos. Essa informação é fundamentada em entrevistas com educadores, pais, responsáveis e membros da Igreja Católica “Nossa Senhora Aparecida”, que estão constantemente acompanhando as crianças no desenvolvimento artístico, além de devidas observações de aulas para analisar o impacto do ensino lúdico do ballet na formação física, emocional e social das crianças. Na abordagem qualitativa, foram identificados resultados preliminares que sugerem melhorias significativas no desenvolvimento motor, coordenação, disciplina, concentração e autoestima ao longo das aulas.