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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpo k-cover: estratégias de aprendizagem e espetacularidade coreográfica do Cover de K-pop em Belém do Pará
    (2022-07-01) SOUZA, Jamille Guimarães; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Esta pesquisa busca elucidar acerca da dança K-Cover na região metropolitana de Belém no Pará, por meio de uma conversa direta com o leitor sobre a história do K- Pop de uma forma geral. Perante isso, traço algumas estratégias metodológicas de forma descritiva utilizadas durante a aprendizagem coreográfica que foram desenvolvidas e estabelecidas pelo próprio nicho K-Cover em Belém. Baseando-me a partir de minha análise e observação de outros grupos, além de minha própria vivência. Possuindo a Etnocenologia como teoria base, para a investigação da espetacularidade na dança cover, juntamente, relacionada à performance, com isso abordo sobre os estados de corpo e consciência que o K-Cover alcança ao adentrar ao palco. Perpassando sobre três performances marcantes entre o período de 2018 à 2022, saindo do traçar de seus caminhos coreográficos até suas espetacularidades. Mas acima de tudo, reafirmo a relação entre a dança K-Cover e a espetacularidade coreográfica de uma forma mais particular no contexto da região metropolitana de Belém.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O feminino na dança: um estudo acerca da figura da mulher na dança de salão
    (2018-01-25) COSTA, Christyane Nunes; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Este trabalho tem por objetivo compreender o processo de construção das dimensões femininas contidas no universo da Dança de Salão, por meio de um estudo desta linguagem com alguns praticantes na cidade de Belém do Pará. Pretende-se, ainda, observar algumas dimensões femininas contidas nas performances coreográficas dos diferentes ritmos explorados na Dança de Salão, além de possibilitar a utilização da própria dança como contribuição, sendo esta um elemento para os estudos de gênero e suas representações sociais. Para analisar o presente objeto de pesquisa, adotou-se um referencial teórico baseado em coletânea de artigos de diversos autores que comemoram os 200 anos de ensino de dança de salão no Brasil, tomando como base também os trabalhos de Hanna (1999), Gomes (2008), Zamoner (2011) e Zaniboni (2007) entre outros, os quais possibilitaram a construção de um panorama social do gênero feminino no universo da dança. Além desses referenciais, o parecer de alguns sujeitos envolvidos no universo da dança foram considerados para a realização deste estudo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memória, espetacularidade e dança: o processo criativo coreográfico da Mãe Preta
    (2018) GARCIA, Taynara Christinne Carvalho; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
    Este trabalho teve como objetivo analisar o processo criativo coreográfico da apresentação artística intitulada “Mãe Preta”, resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Produção Artística PIBIPA/2016, do Instituto de Ciências da Arte – ICA, no qual fui bolsista. A espetacularidade surge com os afetos ancestrais causados pela “Mãe Preta”, poema que compõe o livro do poeta e folclorista Bruno de Menezes chamado “Batuque”, no qual se denota de forma poética a figura simbólica afetiva da mãe, que cuida, zela e protege os seus filhos. Como referencial teórico adotou-se autores como Rodrigues (1997) por enfatizar e oferecer caminhos para um fazer artístico afro-brasileiro, emergindo-se da vivência mútua e cotidiana da pesquisa de campo, juntamente com a memória afetiva da própria intérprete-criadora, e de suas determinadas raízes culturais; Lobo e Navas (2003) para tratar sobre processo de criação da composição coreográfica, por indicar caminhos a partir de três eixos fundamentais: corpo cênico, movimento estruturado e imaginário criativo. Salles (1988) para refletir sobre o inacabamento da pesquisa, dialogando com as adaptações constantes que se fizeram presentes nas apresentações artísticas da “Mãe Preta”. Pradier (1995) e seu aprendiz brasileiro, Bião (2009), com o conceito de etnocenologia, fez-se preponderante para compreender e refletir a arte do espetáculo nesse fazer artístico. A metodologia utilizou a etnopesquisa, pois sentiu-se a necessidade de construir esse conhecimento com a coletividade, dando voz para os atores envolvidos nesse processo, entendendo que todos os elementos experienciados na construção da coreografia são importantes. O presente estudo busca fortalecer os registros identitários deixados pelos antepassados no meu corpo que é negro, feminino, periférico e afro-amazônico, a partir do processo transcendental da “Mãe Preta”.
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