Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Childhoods"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Crianças e infâncias da Amazônia paraense: achados sobre a região do Baixo Tocantins
    (2022-07-19) SANTOS, Aíris Corrêa dos; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O artigo trata do ser criança na Amazônia paraense, em especial das que habitam a região do Baixo Tocantins, com o intuito de identificar a pluralidade dos contextos que os infantes vivem suas infâncias quando se pensa os desafios educacionais e de garantia de direitos de meninos e meninas. O estudo, dentro da abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico a partir de dissertações e teses dos autores Andrade (2018), Corrêa (2018), Buecke (2019), Pojo (2017) e Silva (2005), os quais discutem o sujeito criança, suas infâncias e suas produções infantis perpassando por relações no âmbito escolar, familiar e comunitário. Enfatizamos as abordagens mencionadas nos estudos, que afirmam as crianças como sujeitos atuantes, ativos, criativos no meio em que vivem, mesmo enfrentando uma realidade social amazônica demarcada por precárias condições de vida e de escolarização para esses sujeitos. Elas conseguem outorgar contornos próprios aos seus “mundos infantis”, ao construírem e partilharem suas práticas sociais e culturais, que dizem da singularidade da vida na Amazônia. Outrossim, dada a importância de compreender quem são as crianças, é preciso investir em mais estudos nesse enfoque pois na realidade da região do Baixo Tocantins, por exemplo, são poucos estudos que discutem sobre o tema, ao mesmo tempo, há muito ainda para se aprender sobre e com as crianças. Isto posto, é possível construir sob outras perspectivas as práticas educativas em nossa região, embebida da produção infantil em sua diversidade de crianças e suas infâncias.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA