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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas de Química com experimentos: condições e dificuldades para sua realização na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Maria Araújo de Figueiredo, em Ananindeua-PA
    (2020-02-17) DIAS, Ítalo Yuri Barros; FERREIRA NETO, João Amaro; http://lattes.cnpq.br/3623088426108827; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    A utilização de atividades experimentais nas aulas de Química é defendida por vários autores como estratégia didática que contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes. Partindo deste pressuposto, este trabalho foi desenvolvido com a perspectiva de investigar possíveis dificuldades que podem comprometer ou impossibilitar que tal proposta de ensino seja executada nas aulas da componente curricular em questão. Nesta direção, a pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M Prof.ª Maria Araújo de Figueiredo no ano de 2019, configurando-se como um estudo de caso de natureza qualitativa. Como resultado, apresentou-se as condições estruturais dos espaços da escola, os projetos e financiamento recebidos, a lotação dos professores, os roteiros e temáticas experimentais mais utilizadas. Isto posto, através das principais informações obtidas foi possível conhecer a dinâmica geral da abordagem de realização de atividades práticas na escola, onde observou-se a elevada concentração de tal estratégia didática no ensino, muito provavelmente possibilitado pela participação de seis bolsistas do Programa Residência Pedagógica da área de Química que, entre outras coisas, auxiliavam na realização de práticas experimentais. No aspecto orçamentário, não houve a inserção de recursos direcionados à aquisição de reagentes ou equipamentos laboratoriais e/ou que fossem utilizados para a realização de experimentos, quando estes precisavam ser feitos, os alunos e professores eram responsáveis pela aquisição dos materiais. Sobre a lotação, dois dos três professores de Química da escola apresentaram carga horária docente no Laboratório Multidisciplinar. No que tange às atividades mais realizadas e as respectivas temáticas dos roteiros experimentais, as turmas de primeira série do ensino médio foram as que mais tiveram acesso à realização de experimentos envolvendo temáticas de ligações e reações químicas, por exemplo. Em síntese, esta compilação dos resultados expressam uma síntese dos fatores que podem ajudar a entender o contexto e as dificuldades para a realização de atividades experimentais na escola em questão, mas, sobretudo, também, apresentam mobilização dos sujeitos (alunos e professores) para que a Química seja ensinada não apenas através de abordagem teórica. Todavia, isso não quer dizer que este tipo de estratégia seja sem valor, tampouco que a perspectiva de utilização observada na escola seja a recomendada pelos defensores de um ensino de Química contemporâneo. Essa tal análise poderia ser realizada em outras pesquisas para delinear tal perspectiva e/ou aprendizagens dos estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de Licenciatura em Química
    (2022-08-29) MACIEL, Mayra Mylla Pereira; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228; FERNANDES, Adriano Caldeira; http://lattes.cnpq.br/9834361105587561
    No ensino de química é possível destacar as dificuldades que os alunos têm em conectar as teorias desenvolvidas em sala de aula com a realidade ao seu redor. Nesse caso, é necessário utilizar diferentes estratégias de desempenho de aprendizagem. A aprendizagem significativa torna-se efetiva quando ocorrem relações entre novos conceitos e conhecimentos prévios armazenados nas estruturas cognitivas. Neste âmbito os mapas conceituais podem ser usados como ferramentas para a construção da hierarquia e do conhecimento. Uma ferramenta para identificar o conhecimento prévio dos alunos. Um mapa conceitual é um diagrama que representa a relação entre conceitos contidos em uma hierarquia proposicional. A ferramenta é um estilo de aprendizado ativo. Os mapas conceituais vêm sendo cada vez mais estudados e explorados no âmbito educacional por sua potencialidade como ferramenta metodológica a fim de alcançar um processo de ensino-aprendizagem eficaz. Diante disto uma turma de graduação do curso de Licenciatura em Química foi submetida a uma pesquisa quali-quantitativa. Essa turma participou de um processo de produção de mapas conceituais acerca do conteúdo de Ligações Químicas, sendo um mapa construído sem fundamentação teórica e outro construído após aula expositiva tanto do conteúdo, quanto do processo de elaboração de mapas conceituais, a fim de avaliar as diferenças entre estes. Os dados foram coletados e analisados de forma quantitativa e qualitativa, sendo possível observar considerável melhoria nos mapas elaborados pós-aulas. A metodologia foi considerada eficaz e satisfatória no âmbito avaliativo, demonstrando ser um subsídio importante para o ensino de química.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A contextualização no ensino: o uso da mandioca para a produção de farinha, goma e tucupi em relação aos processos de separação de misturas, um estudo de caso em Nova Timboteua – PA
    (2020-02-17) LEAL, Witalo Rafael dos Reis; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    Tendo em vista que no município de Nova Timboteua – Pará a agricultura familiar é muito expressiva e os processos de fabricação de farinha, goma e tucupi são bastante explorados. Por conta disso, práticas de ensino desenvolvidas através dos conhecimentos da comunidade em que as escolas estão inseridas são importantes para a valorização da cultura nos processos educativos, promovendo a socialização dos diferentes saberes e incentivando o reconhecimento da identidade cultural e respeito às raízes regionais. Nesta direção, a presente pesquisa aborda a contextualização no ensino. Isto posto, utilizou-se da produção de farinha, goma e tucupi, produtos e derivados da mandioca, para abordar os processos de separação de misturas na componente curricular Química. O contexto de aplicação deste estudo de caso foi o município de Nova Timboteua – PA., a pretensão foi fim de analisar uma proposta didática sobre os processos de separação de misturas, elaborada para alunos do ensino médio, produzida de acordo com o contexto cultural paraense. Para tanto, aplicou-se questionários para analisar a eficácia da proposta didática considerando as aprendizagens manifestadas pelos estudantes. Diante disso, verificou-se que no primeiro questionário (conhecimentos prévios) houve um grande número de associações corretas sobre a produção de farinha com os processos de separação de misturas. No segundo questionário, os conceitos e termos utilizados depois da intervenção didático-pedagógica foram bem significativos, o que impõe a constatação de que a inclusão dos conhecimentos culturais nas metodologias de ensino, além de valorizar tal conhecimento, demonstra aos alunos que a Química pode estar inserida no meio cultural que o cerca e que mesmo inicialmente sem a utilização da terminologia científica para associar aos fenômenos, na grande maioria das vezes, os estudantes sabiam explicar as fases dos processos envolvidos na fabricação de farinha e seus derivados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais)
    (2024-10-03) ROZARIO, Ester Silva do; ROSARIO, Samuel Antônio Silva do; http://lattes.cnpq.br/7909649057832090; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361
    As dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino da Química resultam na falta de familiaridade dos alunos com esse conteúdo, o que compromete seu aprendizado. Para revitalizar a dinâmica da sala de aula e despertar o interesse dos alunos, é fundamental que os educadores adotem abordagens pedagógicas distintas das tradicionais. Este trabalho apresenta uma análise da implementação do jogo didático "Que Elemento Eu Sou?" em uma turma do 9º ano, com o objetivo de avaliar o impacto dessa estratégia no aprendizado em Química. Os dados foram coletados por meio de formulários, observações e indagações, e analisados qualitativamente, evidenciando que o jogo estimulou a busca ativa por conhecimentos prévios. Ao final da atividade, 65% dos alunos expressaram interesse pela matéria, sugerindo uma conexão positiva entre a abordagem lúdica e a aprendizagem. Esses resultados indicam que a adoção de metodologias ativas pode ser eficaz na promoção do interesse e na compreensão de conceitos químicos, contribuindo para a formação de alunos mais engajados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular
    (2022-02-21) TENORO, Erik Lauã Gonçalves; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228
    Este estudo objetivou investigar, os alunos do Ensino Médio, se recebem subsídios teóricos de conteúdo específicos suficientes para realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)). A pesquisa deu-se através de levantamento e revisão da literatura, buscando autores que tratam do tema, além da aplicação de um questionário com alunos do último ano do Ensino Fundamental. A partir deste levantamento bibliográfico foi possível identificar alguns obstáculos enfrentados pelos professores e alunos do Ensino Médio, como exemplo os alunos não conseguem acompanhar os conteúdos de Química, uma vez que o mesmo não apresenta as dificuldades de forma isolada e sim por meio de um conjunto de fatores que o acompanham durante todo o Ensino Médio. Além disso, percebeu-se também outros indicadores importantes, como a falta de interesse, a didática e a interdisciplinaridade influenciando negativamente a qualidade de absorção do conteúdo através do processo ensino-aprendizagem. Por consequência, os alunos não conseguem relacionar os conteúdos aprendidos na escola com o seu dia-a-dia, vendo-os como assuntos totalmente desconectados. Os professores demonstram resistência a novas práticas de ensino, entretanto, portam-se de forma coerente, reconhecendo suas limitações e a necessidade de um investimento em sua formação profissional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Food Química: o jogo das informações nutricionais para abordar a Química dos alimentos no Ensino Médio
    (2025-02-19) SALOMÃO, Juliane Rodrigues; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    Pautada na Resolução N. 4, de 01 de abril de 2024; que instituiu as regras para realização do Trabalho de Curso de Graduação pelos alunos do curso de Licenciatura em Química e flexibilizou o uso de trabalhos científicos produzidos no percurso do curso de graduação como Trabalho de Curso, requisito para obtenção da licenciatura em química; este texto apresenta a compilação de uma produção acadêmica apresentada no evento científico Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - EPEECA. Em síntese, a temática escolhida como tema central da produção está pautada na conduta sobre os hábitos alimentares saudáveis e sua relação com a saúde. Neste contexto é importante ressaltar a função da escola como espaço de promoção da cidadania e de hábitos alimentares saudáveis. Nesta direção, o presente trabalho apresentará o produto educacional "Food Química", um jogo autoral que aborda a química dos alimentos com enfoque na cultura alimentar da região amazônica, em especial no estado do Pará. O objetivo foi contextualizar os elementos que compõe o almoço do paraense com informações nutricionais e químicas dos alimentos geralmente presentes nessa refeição. O jogo foi elaborado para ser executado em uma turma com 40 estudantes no ensino médio, onde os participantes devem responder perguntas com ênfase na bioquímica dos alimentos. O uso deste material didático reforça a importância da escola em abordar temáticas de saúde/alimentação, pois além de promover a aprendizagem significativa, pode ampliar a reflexão sobre escolhas conscientes na alimentação, sendo um recurso essencial para a promoção da qualidade de vida e do processo de ensino aprendizagem. O jogo foi aplicado e apresentado em eventos científicos nacionais e locais e tem a projeção melhorias para o uso no ambiente virtual e inserção de itens mais diversos com base na sugestão do público sobre elementos usados na alimentação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio através do software Quip Tabela 4.01
    (2020-12-02) PAIVA, José Francisco Morbach de; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395
    O uso de recursos tecnológicos tem sido cada vez maior no ambiente escolar nos últimos anos. No ensino da química também vem sendo utilizados softwares educacionais, em que estes recursos auxiliam no trabalho docente e atuam como facilitador no processo ensino aprendizagem dos alunos. Com base nesse contexto, questiona-se: O emprego de um software educacional pode, efetivamente, contribuir para aprimorar o ensino de química? Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi analisar a utilização do recurso tecnológico Software Quip Tabela 4.01 como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem da Química na Escola Estadual de Ensino Médio Melvin Jones no município de Uruará-PA. A pesquisa teve caráter qualitativa e foi desenvolvida em uma turma de Química da 1ª série do ensino médio, através da aplicação de um software educacional denominado Quip Tabela 4.01, sendo que os dados foram coletados através de observações e de intervenção pedagógica. Os resultados evidenciaram que as aulas de Química desenvolvidas a partir de softwares educacionais são mais eficientes do que aquelas nas quais se utilizam as metodologias tradicionais. Dessa forma, fica evidente que a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Química pode contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio e a modernização das metodologias contribuem para um melhor resultado no aprendizado dos estudantes.
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