Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Chemical reactions"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Instrumentos alternativos para aulas práticas de Química no ensino remoto para alunos do 1º Ano do Ensino Médio
    (2022-12-06) FRANCO, Anderson Rogério Beltrão; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406
    O presente trabalho discorre sobre os resultados de uma pesquisa - ação realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, cujo objetivo foi apresentar instrumentos alternativos de forma que sejam usados no ensino de Reações Químicas, visando ajudar docentes no processo de reelaboração de atividades experimentais, adequando-os para o ensino remoto, em virtude da pandemia da COVID-19. Sendo assim, este estudo foi desenvolvido com materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Para facilitar o diálogo com discentes, os experimentos foram realizados via Google Meet. Questionários foram aplicados para quantificar o resultado da pesquisa. Pela análise dos questionários aplicados, notou-se o entendimento do assunto e participação nas aulas. Diante disso, verifica-se que, atividades de cunho experimentais durante o ensino remoto é uma ferramenta importante no processo ensinoaprendizagem em aulas de Química.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso de um jogo didático como ferramenta avaliativa do ensino e aprendizagem de Química
    (2023-08-29) CARVALHO, Elane de Jesus Guilherme de; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228
    O presente trabalho descreve a aplicação de um jogo didático, a partir da adaptação do tradicional Jogo de tabuleiro, para revisão e avaliação dos conteúdos relacionados a classificação, balanceamentos e cálculos de reações químicas. A atividade foi aplicada para 31 alunos de 3º ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública estadual Dr. Maroja Neto no município de São Domingos do Capim-PA, propiciando a análise do desenvolvimento da aprendizagem de forma diferenciada da perspectiva tradicional. A pesquisa foi desenvolvida durante a realização do estágio supervisionado IV, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, compreendendo as etapas de execução do jogo em sala de aula e consequentemente tendo como análise de avaliação as questões do jogo respondida por alunos em equipes. Foi observado que o jogo de tabuleiro das reações químicas apresentou-se como uma ferramenta positiva com a finalidade de motivar e desafiar os alunos a exporem sobre seus aprendizados de forma lúdica e prazerosa.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA