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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Censura y resistencia en la literatura infantil argentina: reflexiones sobre los cuentos de Laura Devetach y Elsa Bornemann
    (2016) FARIAS, Laura da Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    No presente trabalho se fará uma investigação acerca dos mecanismos de resistência identificados nas obras La torre de Cubos, (1966), de Laura Devetach e Un elefante ocupa mucho espacio, (1975), de Elsa Bornemann, especificamente nos contos “La torre de cubos” e “La planta de Bartolo”, da primeira autora, e “Un elefante ocupa mucho espacio” e “Caso Gaspar”, da segunda. Neles é possível identificar a presença de uma linguagem simples que ao mesmo tempo consegue abordar temas muito complexos, como por exemplo: a exploração, o preconceito e o desrespeito. O objetivo central é analisar, em perspectiva histórica, um conjunto de contos pertencentes a livros censurados pela Ditadura Argentina (1976-1983), procurando refletir sobre os mecanismos éticos e estéticos de resistência ao autoritarismo. O estudo tem como base teórica principal o ensaio Narrativa e resistência”, capitulo do livro Literatura e Resistência (2002), de Alfredo Bosi.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre Livros e impressos, o bibliotecário nos bastidores da censura: uma abordagem indiciária do Nazismo ao Estado Novo em Belém, PA – Brasil (1930-1945)
    (2016) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; SILVA, Luiz Eduardo Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/7757626842906197
    Discute os caminhos da censura entre livros e impressos. Investiga o contexto histórico da censura do regime nazista alemão, ocorrida nos impressos e sua influência no Brasil com o Estado Novo e a Intervenção Militar, no Estado do Pará, no "Jornal Folha do Norte" entre 1930-1945. Trata-se de uma pesquisa teórica, posto que procura compreender o contexto da discussão sobre o tema censura em livros e impressos. Por intermédio do método indiciário, buscou através dos indícios interpretativos encontrar as pistas para as incertezas histórico-epistemológicas na Biblioteconomia, sobretudo, no contexto da censura. Os resultados indiciários demonstram novas perspectivas de abordagens e estudos sobre a censura nos livros e impressos em acontecimentos históricos como ‘Bücherverbrennung’ no Nazismo, indícios de censura no Estado Novo e ao Jornal Paraense Folha do Norte. Problematizou uma reflexão da censura na Biblioteconomia e a ação dos profissionais bibliotecários a partir da análise histórica. Por fim, conclui-se que a Biblioteconomia precisa desenvolver mais questionamentos teóricos e históricos que examinem a questão da censura e suas concepções nos bastidores da atuação profissional do bibliotecário. Carece, portanto, de aportes metodológicos mais claros em relação ao tema censura em livros e impressos, para assim constituir-se como atuação emancipatória um novo hall de atuação da Biblioteconomia e do Bibliotecário.
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