Navegando por Assunto "Cenografia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Direção de arte no projeto “A Besta Pop”(2018-07-10) MARTINS, João Luciano Lima; AZEVEDO, Ana Lucia Lobato de; http://lattes.cnpq.br/9182752708471137Vocês querem a verdade? Vocês aguentam a verdade? Neste relato depósito as memórias de um jovem cineasta sobre o processo de filmar um longa-metragem, sobre a prisma da Direção de Arte: Nossas escolhas desde a concepção do projeto até sua execução. Conceito versus prática. Soluções mirabolantes para problemas diversos. Referências que nos influenciaram. Como conseguimos financiar o projeto e os aprendizados que só prática audiovisual podem ensinar e lembrem-se os primeiros não seguem!Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro-Escola Cláudio Barradas: a narrativa de um aluno de licenciatura em teatro sobre o aprendizado teórico-prático adquirido no teatro experimental da UFPA e nas vivências em sala de aula.(2019-07-09) MEDEIROS, Neivaldo dos Santos; SANTOS JUNIOR, Paulo de Tarso Nunes dosEsta pesquisa tem o objetivo de apresentar o relato de experiência da trajetória do aprendizado teórico-prático, acadêmico e técnico do aluno Neivaldo dos Santos Medeiros no curso de licenciatura em Teatro no período de março de 2014 a dezembro de 2018. Este Trabalho de Curso refere-se a um estudo narrativo desenvolvido a partir de duas experiências artístico-pedagógicas no Teatro Universitário Cláudio Barradas e no estágio curricular do 7º e 8º semestres com os alunos da turma de teatro infanto-juvenil 2017. Contém neste trabalho abordagens sobre a evolução do edifício teatral e da cenografia desde o seu surgimento no século IV a. C. no ocidente até os dias atuais, tendo como referências Margot Berthold, Cyro Del Nero e Gianni Ratto. Outro autor como Luís Cláudio Cajaíba se faz presente em algumas abordagens sobre as disposições de palco e plateia ao longo da história. Encontra-se nesta pesquisa uma abordagem sobre o Teatro Universitário da UFPA na sua função como TeatroEscola e equipamento cultural da cidade de Belém. Um breve relato da produção cenográfica do artífice Claudio Bastos – cenógrafo responsável por inspirar este trabalho – se faz presente nesta dissertação. Assim como, relatar a prática teatral exercida nos cursos livres da Escola de Teatro e Dança da UFPA, tendo como enfoque as dificuldades e superações dos alunos-estagiários no planejamento e execução das aulas. Para as práticas teatrais realizadas com os alunos foram adotadas metodologias baseadas nas obras de Ricardo Japiassu, Viola Spolin e Mark Danby, no que se refere à improvisação para o teatro.