Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Celular em sala de aula"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O impacto da restrição do uso do celular nas redes públicas de ensino: reflexões sobre a escassez de recursos para práticas de leitura e pesquisa
    (2025-09-15) COSTA, Natássia Lima da; DIAS, Antônia Vitória Farias; FERREIRA, Antonio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994
    O presente trabalho discute o impacto da restrição do uso do celular nas redes públicas de ensino, com foco nas implicações para as práticas de leitura e pesquisa em sala de aula. A pesquisa parte da compreensão de que o celular, embora frequentemente associado à distração, pode assumir um papel pedagógico relevante quando orientado de forma adequada. A proibição, em muitos contextos escolares, evidencia a carência de recursos didáticos e tecnológicos disponíveis para os estudantes, o que limita as possibilidades de acesso a informações atualizadas e de desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e autônoma. O estudo busca refletir sobre os desafios enfrentados pelos professores diante dessa realidade, considerando tanto os argumentos que sustentam a restrição quanto as demandas de uma educação voltada para a formação de sujeitos críticos e preparados para o mundo digital. Para tanto, a análise apoia-se em referenciais teóricos da área da educação e em pesquisas que discutem o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se, assim, contribuir para a reflexão sobre a necessidade de um equilíbrio entre disciplina escolar e inovação pedagógica, destacando o potencial do celular como recurso acessível e próximo da realidade dos estudantes.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA