Navegando por Assunto "Case study"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Case study: Stardew Valley a technological game as tool to enrich english classes(2022) MUNIZ, Jhessy Eduarda Soares; CABRAL, Alex Rafael Costa; http://lattes.cnpq.br/8383033071094919Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e possibilidades no processo de inclusão educacional de alunos com Síndrome de Down: um estudo de caso em uma escola pública em Abaetetuba-PA(2025-05-02) SOARES, Roberta Dias; AQUIME, Rafaele Habib Souza; http://lattes.cnpq.br/5409321115395105Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down (SD) na educação pública, analisando os desafios, estratégias e práticas pedagógicas que favorecem a efetivação de uma educação especial e inclusiva. A metodologia adotada foi qualitativa e exploratória. Nesse sentido, utilizou-se a observação participante e a entrevista semiestruturada como ferramentas metodológicas para o estudo de caso envolvendo um aluno com SD do 4º ano do ensino fundamental. Osresultados mostram que, embora existam políticas de inclusão, ainda existem desafios a serem enfrentados relacionados à formação docente, adaptação curricular e trabalho colaborativo, como apontado por Mantoan (2006) e Stainback e Stainback (1999). Além disso, mostra que a mediação pedagógica e a interação social desempenham um papel central nos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência. Esse aspecto corrobora a perspectiva de Vygotsky (2007), que destaca a importância do outro na construção do conhecimento. Nessa perspectiva, as situações de interação entre o aluno com SD e seus colegas, intencionalmente mediadas pelos professores, mostraram-se fundamentais para a promoção de avanços na autonomia, comunicação e participação nas atividades escolares. Os resultados alcançados, analisados à luz da análise de conteúdo, indicam que, embora existam barreiras institucionais e atitudinais, também existem práticas inclusivas em construção que favorecem a aprendizagem e a participação dos alunos. Além disso, a pesquisa revelou a relevância do trabalho colaborativo entre o ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), além da necessidade de um planejamento pedagógico que adote princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DU). Destacouse, ainda, a importância da formação inicial e continuada dos profissionais como fator crucial para o fortalecimento das práticas inclusivas e transformadoras das concepções sobre a diversidade no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo de caso: infraestrutura de rede da faculdade gamaliel(2025-04-02) GAIA, Renan Garcia; MEDEIROS, Iago Lins de; http://lattes.cnpq.br/7024608706674939; https://orcid.org/0000-0003-4758-0519Estudo de caso de uma empresa de educação privada com intuito de demonstrar as melhoras da infraestrutura de redes, equipamentos e serviços ao longo do tempo. O objetivo do estudo foi identificar desafios para otimizar a conectividade e a proteção dos dados. A metodologia inclui entrevistas com profissional responsável pelas melhorias e documentação da infraestrutura de rede. Os resultados demonstram que a adoção de tecnologias como VLANs, firewalls, unificação das redes Wi-Fi e atualização dos roteadores melhorou significativamente a segurança e a estabilidade da rede. O estudo demonstrou que a modernização da infraestrutura de rede pode trazer benefícios significativos para a segurança e a eficiência operacional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Exposição e proteção solar da população escolar: um Estudo de Caso aplicado na Região de Castanhal-PA(2022-08-31) CARDOSO, Jaciani Campos; SILVA, Denílson Elias Lima; http://lattes.cnpq.br/5238406094176328; https://orcid.org/0000-0003-1481-4614; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736É indubitável que a exposição frequente a raios solares pode acarretar algumas doenças de pele. Diante disso torna-se relevante fazer com que a população escolar tenha conhecimento a respeito dos perigos causados pela exposição aos raios UV. Por esse motivo o presente trabalho objetivou-se em conscientizar a população escolar sobre a exposição frequente desses raios solares. Realizou-se um estudo de caso via remoto nas escolas do município de Castanhal-PA, onde empregou-se a pesquisa quali-quantitativa a qual foi propícia a ter um resultado imediato e em grande escala, proporcionando assim resultados significativos e podendo conscientizar melhor a população escolar. A criação do Folder foi de extrema relevância, pois serviu para a melhor conscientização desses indivíduos, pois acredita-se que esse material pode promover um maior interesse da população escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Percepções sobre Educação Ambiental e Saneamento Básico: um Estudo de Caso do Conjunto Habitacional Japiim localizado no município de Castanhal, Pará(2023-06-30) LIMA, Iara Barbosa; SANTOS, Elisana Batista dos; http://lattes.cnpq.br/3219900674797756; https://orcid.org/0000-0001-9785-6937O aumento da população brasileira provocada pela industrialização do país no início do século XX fez com que o crescimento populacional culminasse para problemas de urbanização, o crescimento desordenado trouxe consequências negativas para as cidades como falta de Saneamento Básico (SB) e, junto a isso, a falta de Educação Ambiental (EA), algo fundamental para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar os problemas ocasionados pela falta de (EA) e (SB), bem como suas consequências na comunidade residente do Conjunto Japiim na cidade de Castanhal. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso por meio de levantamentos bibliográficos através de artigos científicos e revistas. Houve também um trabalho de campo, no qual foram realizadas entrevistas através de um questionário estruturado e, ao final, foram feitos registros fotográficos. Constatou-se que a falta de EA através da poluição do Conjunto habitacional e, consequentemente, a destruição do pouco SB que havia no local, fez surgir como consequências os alagamentos no Conjunto habitacional devido a chuva, bueiros quebrados e entupidos, aumento de lixos que ocasionam problemas para saúde ambiental por contaminar o solo, a atmosfera e as águas, e prejuízo à saúde humana por haver proliferação de agentes patogênicos transmissores de doenças. Notou-se que nunca houve preocupação por parte do governo municipal com o Conjunto Japiim, não há projetos de consciência ambiental para serem desenvolvidos com os moradores, algo que evitaria a destruição do saneamento local, além da preservação do meio ambiente vivido pela população.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As práticas de adubação mais comuns para o plantio de açaí na região de terra firme: um Estudo de Caso na Região de Moju-PA(2022-08-31) SOUZA, Eliel Malcher de; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736Este trabalho buscou investiga as práticas de adubação mais comuns no cultivo do açaí em áreas de terra firme, no município de Moju região do baixo Tocantins do estado do Pará/Brasil. O Açaí um fruto importante para a economia local, Nacional e vem ganhando espaço na comercialização internacional, isto deve-se al fato de o Açaí ser uma fruta rica em proteínas, fibras, lipídios e algumas vitaminas também é um bom antioxidante, possui boa, quantidade de fósforo, ferro e cálcio. A metodologia utilizada deu-se por um estudo de caso via questionário para o levantamento de dados junto aos cultivadores da região, discutindo as formas mais comuns de cultivar o fruto e os adubos utilizados, assim como, a frequência com que os adubos são aplicados ao plantio do açaí, além de questões relacionadas a sustentabilidade, terreno cultivado, melhorias após utilizar os adubos e sistemas de irrigação. Desta forma, encontrou-se resultados satisfatórios acerca do cultivo do açaí nas áreas de terra firme, dado que os adubos utilizados são (NPK e Calcário adubos químicos, complementados com o adubo orgânico estercos de animais, caroços e folhas de açaí, bucha de dendê) Estes adubos são aplicados de duas a três vez ao ano ou mais vezes dependendo das condições do solo.