Navegando por Assunto "Casa Familiar Rural"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Casa familiar rural de Medicilândia: possibilidades e limites na implantação do projeto(2020-09-10) LIMA, Franciscleide Santos; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583Neste artigo/ensaio analisa-se os motivos pelos quais foi tomada a decisão que resultou no fechamento da escola Casa Familiar Rural, do município de Medicilândia, estado do Pará, bem como os desafios enfrentados desde a sua abertura até o seu fechamento, assim como o legado sócio cultural que a mesma “deixou” para o campesinato local, dentre outras questões. Desta forma, tomo por base a análise de informações acerca do processo educativo que este modelo de educação denominado pedagogia da alternância trouxe para o interior do município e região, a partir da implementação da primeira turma de CFR na região, destacada na condição de experiência piloto a época de sua implementação. Portanto, a partir de questionários/roteiros de entrevistas realizadas tanto com os pais de alunos, tanto quanto com funcionários, educadores e entidades que contribuíram na formação desta instituição, buscamos informações que tinham por objetivo esclarecer o/ou motivos pelos quais deu-se a suspensão ou encerramento de suas atividades, na tentativa de encontrar elementos substanciais que levaram aos resultados apresentados nesse artigo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Casa Familiar Rural Dorothy Stang e a Educação do Campo no município de Anapu-PA(2020-09-25) MEDEIROS, Markdione Silva de; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583O presente artigo/ensaio consiste em um estudo de caso realizado na Casa Familiar Rural Dorothy Stang, localizada no município de Anapu, estado do Pará, e se propõe fazer uma análise de parte da literatura acerca de como se deu o processo de idealização, fundamentação e implantação das CFRs de um modo geral e, uma apreciação, junto aos atores sociais envolvidos na efetivação e funcionamento da mesma, considerando, notadamente, o grau de importância atribuída a esta, bem como sua representatividade junto a sociedade campesina da região. Para tanto, considera-se o papel que a referida CFR exerce junto aos camponeses, para além dos aspectos ligados a formação pedagógica e a busca por políticas públicas, pois que esta se propõe a desenvolver atividades que dizem respeito a busca da melhorias da qualidade de vida do campesinato regional/local, na formulação de políticas básicas de saúde, lazer, educação, entretenimento, etc. Além disso, a proposta se pretende emancipadora para com os jovens estudantes do campo, valorizando sua cultura, seus conhecimentos, visando constituir estes na condição de protagonistas. Nesse sentido, iremos discutir ao longo deste trabalho, até que ponto se efetiva esta proposição na vida cotidiana do campesinato local/regional, considerando-se o universo das famílias que participam direta ou indiretamente do referido projeto, trazendo para debate parte do processo de idealização e construção da CFR, bem como os ideais que fundamentaram a constituição da mesma, a partir das percepções dos envolvidos no referido projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do diálogo na relação escola-comunidade(2019-06-06) SANTOS, Ismael Ramos dos; LOPES, Ana Débora da Silva; http://lattes.cnpq.br/2359083893572769; https://orcid.org/0000-0001-9442-8558O presente artigo reflete sobre a importância do diálogo na relação escola-comunidade como instrumento de planejamento coletivo para a promoção de uma educação que faça sentido aos sujeitos do campo. O objetivo do texto é considerar a proposta da Educação do campo, desde os marcos e amparos legais, bem como a sua história para compreender a dificuldade de diálogo enfrentada na escola e a comunidade em seu entorno no município de Anapu-PA, e utilizar o exemplo da Casa Familiar Rural – CFR do município como possibilidade de algumas experiências que podem ser replicadas pelas escolas do campo, levando em consideração que a mesma tem um papel importante na representatividade local. A escola pode contribuir para o fortalecimento dos povos do campo e é, a partir de contribuição dos vários autores, como, Caldart (2009, 2007), Coelho (2011), Hage, et al (2017), Bezerra et al (2010), Zirmmermann: Vendruscolo e Dorneles (2013), dentre outros, que se propõem possibilidades de desenvolver uma educação diferenciada, que respeite as especificidades do campo, utilizando o saber local no diálogo com a escola como contribuição para fortalecer a qualidade do ensino a partir da identidade das populações que vivem no campo. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a observação participante e entrevistas com uso de questionários semiestruturados. As entrevistas aconteceram em momentos de participação coletiva e individual, feitas com pais, mães, avós, alunos, professores e representes da comunidade e esse material está disponível nos relatórios de Tempo Comunidade. Ficou evidente que é possível avançar, no sentido de alcançar uma relação que fortaleça o processo da aprendizagem que valorize a cultura local, se permitindo ao diálogo, onde todos tenham poder de voz e de decisão, e que o bem comum prevaleça, no caminho de se educar para o exercício da cidadania.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Trajetórias acadêmicas e profissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural de Placas(2019-07-26) SOUSA, Marcio Barreto de; MENESES, Alcione Sousa de; http://lattes.cnpq.br/0821011892711320Este artigo consiste na análise da inserção socioprofissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural do município de Placas-PA (CFR) do período de 2010 a 2016. A pesquisa quanti-qualitativa foi realizada a partir de questionários e formulário para entrevistas com os egressos e seus pais, além de lideranças sociais; foi realizada ainda análise de documentos desta escola. De forma específica os objetivos desta pesquisa foram: caracterizar o perfil socioeconômico dos egressos; descrever as trajetórias socioprofissionais após a conclusão da CFR; apresentar as visões dos egressos sobre o papel da formação na CFR em suas vidas; discutir as dificuldades que os egressos enfrentam para se inserirem no meio acadêmico e profissional desejado, seja no campo/propriedades agrícolas de suas famílias, seja em outros ambientes de trabalho. Os resultados apontam para a consecução das finalidades desta escola comunitária tendo em vista o pertencimento social dos jovens egressos ao campo e suas práticas socioprodutivas. Os egressos têm assumido a gestão agrícola, bem como exercido atividades diversas como ajuda técnica aos comunitários, bem como a atuação enquanto mediadores, as quais contribuem para a reprodução social do grupo doméstico e do grupo social com características camponesas.