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Navegando por Assunto "Cartografia temática"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma proposta de sequência didática interdisciplinar entre matemática e geografia – o ensino de cálculos de distância a partir de mapas temáticos geográficos.
    (2022-12-15) OLIVEIRA, Rodrigo Oliveira de; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915
    Esta pesquisa busca contribuir para a prática pedagógica de matemática, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma proposta de sequência didática interdisciplinar entre Matemática e Geografia, para a aprendizagem do cálculo de distância real em Quilômetros (Km) através do mapa temático. Tendo como objetivo geral: compreender a interdisciplinaridade entre matemática e geografia, a partir do ensino de cálculos de distância em mapas temáticos para o 9º ano do ensino fundamental, como objetivos específicos, I. Entender a proposta de ensino de matemática de acordo com a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, em especial o ensino de grandezas e medidas e as teorias do ensino de geografia, em relação a cartografia temática; II. Demonstrar a interdisciplinaridade entre matemática e geografia, por meio da proposta de sequência didática de cálculo de distância real e distância cartográfica. Esta pesquisa limita-se ao caráter bibliográfico, uma revisão de acervos literários impressos e eletrônicos, acerca do ensino de matemática através de sequência didática e do ensino de geografia em relação a cartografia temática. Como resultado, propomos uma sequência didática em 4 etapas: 1º. ensino de medidas de comprimento; 2º. Ensino de regra de três básica; 3ª. Interpretação cartográfica de escalas; 4ª. Operação para o encontro de distância real entre duas cidades. Dessa forma pretendemos avançar no sentido de progredir em detrimento do ensino disciplinar fragmentado, propondo dinamicidade e interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uso das Bases de Informações Ambientais do IBGE para o mapeamento em Geografia Física: procedimentos teóricos-metodológicos
    (2023-12-19) SANTOS, Ana Marcela Alves dos; FONTENELE, Larissa Losleny Pinto; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390
    O Banco de Dados e Informações Ambientais – BDiA é um sistema de informações ambientais de todo o território do Brasil, disponibilizado para a consulta pública, que reúne a coleção de bases temáticas contínuas dos mapeamentos de recursos naturais. O objetivo desde trabalho é aplicar o uso das bases de informações ambientais digitais disponíveis pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em conjunto com técnicas de geoprocessamento aplicadas à geografia física no litoral atlântico do estado do Pará, municípios de Salinópolis e São João de Pirabas, onde foram realizados trabalhos de campo no ano de 2019. Através dos trabalhos de campo, pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, fez-se a caracterização da área de estudo em seus aspectos bio-físicos – geologia, geomorfologia, pedologia e vegetação. Associado a este aspecto, elaborou-se uma cartografia temática com as fontes do BDiA, com uma representação que buscou aplicar as simbologias padrões em cada tema. A escala dos mapas, 1:250.000, obedeceu ao mapeamento contínuo do IBGE. Nessa escala, considerada média, foi possível representar os aspectos da geografia física local em suas feições principais, o que também constitui um mapeamento de recursos naturais.
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