Navegando por Assunto "Cartilha contextualizada"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção de uma cartilha contextualizada para o ensino de Ciências da Natureza a partir de atividades realizadas em duas escolas do campo de Senador José Porfírio-PA(2019-06-13) SILVA, Thayanne Khésse Melo; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861Este trabalho trata-se da descrição da construção de uma cartilha contextualizada para o ensino de Ciências da Natureza, a partir de atividades realizadas em turmas do 6º ao 9º ano e 1º ano do Ensino Médio de duas escolas do campo do município de Senador José Porfírio-PA. O objetivo foi apresentar metodologias inovadoras para elaboração de uma cartilha a ser aplicada por professores do ensino Fundamental Maior e Ensino Médio na área de Ciências da Natureza, bem como favorecer o trabalho docente no ensino de Ciências da Natureza e estimular a participação discente. Para tanto, usou-se uma abordagem com enfoque na contextualização dos conteúdos e interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento. Os resultados obtidos indicam que o uso de uma cartilha com atividades contextualizadas pode melhorar a qualidade do ensino de ciências na Educação do Campo contando que sua aplicabilidade esteja entrelaçada com os conceitos de interdisciplinaridade e que o docente esteja aberto a adotar as inovações metodológicas, entendendo o cenário da educação como espaço dinâmico e que a aprendizagem é um processo contínuo, cabendo aos educadores buscar sempre o aprimoramento de sua práxis docente.