Navegando por Assunto "Capa de revista"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ditadura expressa nas capas da revista Veja(2017) SANTOS, Kamila da Silva; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700O presente trabalho é baseado na teoria da Análise do Discurso Crítica (ACD) e em uma breve investigação histórica do regime ditatorial brasileiro. O objetivo é analisar o modo como os meios de comunicação, em especial às revistas, demonstravam os acontecimentos que atingiam o Brasil na época da Ditadura, buscando refletir sobre a influência ou não do regime nas capas de revistas, já que a censura e repressão fez parte deste periodo. Nesta perspectiva buscamos ponderar sobre a influência ou não do Regime Militar nas imagens (fotográficas e ilustrativas) veiculadas e de que maneira estas capas afetavam a população que ficava muitas vezes sem saber o que acontecia devido à repressão praticada sobre a população pelas mídias neste período. Foram selecionadas duas (2) capas da revista Veja – Editora Abril.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Empoderamento e violência feminina representado no imagético de capas de revistas(2019-02-28) VASCONCELOS, Isabela Esther; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860Este artigo tem como objetivo principal analisar as capas das revistas SuperInteressante, edição 349, publicada em Julho de 2015 e ELLE Brasil, veiculada em dezembro de 2015. A escolha deste tema se dá pela importância da discussão acerca do empoderamento feminino. Para realização da pesquisa, foram selecionadas as capas das supracitadas revistas, assim como um levantamento bibliográfico, considerando o signo no processo de compreensão da leitura imagética. Para isso, aborda-se-ou estudos desenvolvidos pelos teóricos como PIERCE (2010), BAKHTIN (2009) e PÊCHEUX (1999). No artigo trata-se do aspecto simbólico que faz parte da terceiridade da teoria peirciana em que é discutida questões relevantes por trás das imagens.