Navegando por Assunto "Cantigas de roda"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A música na educação infantil: O lugar das cantigas de roda na escola(2023-12-18) BITTENCOURT, Maíra Marques; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854XO presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e busca analisar a forma como a música apresenta-se no contexto da educação infantil, com foco na discussão sobre as circunstâncias em que as cantigas de roda são vistas nos espaços escolares. Para tanto, a investigação pautou-se nos pressupostos teóricos de Sousa (2022) que trata sobre as cantigas e brincadeira de roda ao analisar crianças da pré-escola de São Luís, Matos (2019) que ressalta sobre as vivências musicais na educação infantil, Santos (2022) que reflete sobre a música na literatura infantil, Martins e Abreu (2021) que falam sobre o lúdico na formação de professores de educação infantil, entre outros. Dessa forma, a pesquisa proporcionou ter conhecimento sobre a importância que a música tem na educação infantil, enfatizando as cantigas de roda. Assim como, compreender sobre sua origem e tradição, acerca de suas contribuições para o desenvolvimento infantil e sobre a relevância das mediações pedagógicas realizadas pelo professor através de suas experiências com as cantigas de roda.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A criança e a ludicidade: uma experiência na escola Maximiano Antônio Rodrigues(2018) MARQUES, Maria do Socorro Cardoso; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891Este trabalho traz uma pesquisa realizada com crianças da educação infantil da escola Maximiano Antônio Rodrigues localizada na PA 151 km 04, comunidade Murutinga, município de Abaetetuba/Pa. Esta pesquisa tem como foco a ludicidade na educação infantil, mais precisamente foram utilizadas as cantigas de roda enquanto brincadeira cantada e uma estratégia metodológica que favorece o ensino a o aprendizado das crianças. Além disso, busca ainda favorecer o resgate cultural dessa brincadeira tão antiga mas pouco utilizada hoje em dia. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar o uso das cantigas de roda enquanto processo metodológico lúdico o processo ensino aprendizagem dos alunos da educação infantil da escola supracitada. Ainda busca incentivar a postura do professor alfabetizador com relação ao uso de jogos, brincadeiras e cantigas de roda no cotidiano escolar, bem como, analisar as estratégias utilizadas pelo professor na utilização de atividades lúdicas como mediadores do processo de aprendizagem no cotidiano escolar. Conhecendo a relação entre a prática do professor e as expectativas dos alunos diante das atividades lúdicas.