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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A cultura do cacau em SAF: reflexões sobre identificação e valoração de serviços ambientais e socioeconômicos na Transamazônica
    (2008-02-11) BRANDÃO, Jailson Rocha; MELO, Nuno Filipe Alves Correia de; http://lattes.cnpq.br/4989238044542736
    Este trabalho discute a problemática do desenvolvimento sustentável, na perspectiva da valoração de serviços ambientais possibilitados pela lavoura cacaueira cultivada em sistemas agroflorestais. Essa é uma atividade agrícola de viabilidade econômica comprovada em pesquisas, e, além da rentabilidade econômica, destacam-se também nos SAF com cacau características de proteção ambiental e responsabilidade social. Esses SAF consolidam a adoção de princípios agroecológicos em sua exploração, fortalecendo o conceito de valoração do capital natural e da sustentabilidade dos sistemas produtivos agrícolas. No texto abrem-se discussões sobre as implicações e limitações do conceito de valoração de serviços ambientais prestados pela atividade produtiva estudada, e as limitações metodológicas que cercam a abordagem de um tema complexo e vasto, nos moldes propostos. Nesse contexto, organizou-se um inventário parcial de elementos teóricos e metodológicos que possam permitir análises mais coerentes e consistentes no que se refere aos serviços sócioambientais prestados pelo cultivo do cacaueiro em sistemas agroflorestais. Destaca-se a importância da definição do objeto de estudo (serviço ambiental) a ser valorado. Como conseqüência disto, se discute igualmente os inúmeros valores que podem ser estabelecidos para um mesmo serviço ambiental, considerando que diferentes exercícios de valoração sobre um mesmo serviço prestado podem levar a valores distintos, dependendo do ponto de vista monetário, ou de questões socioeconômicas e ambientais consideradas, no conjunto ou individualmente, dependendo ainda de quem faça a análise, em que circunstâncias e que nível de importância se está estabelecendo na avaliação para os quesitos socioambientais. Abrem-se então novas discussões com enfoque nos benefícios ou serviços ambientais possíveis de sofrer valoração, patrocinados pela agricultura em sistemas agroflorestais, como já acontece com o seqüestro de carbono. Esses outros serviços ambientais, juntamente com o seqüestro de carbono, devem ser vistos de forma parecida com os produtos manufaturados ou artificiais decorrentes do uso do capital, pois possibilitam também a obtenção de resultados que podem e devem ser considerados e agregados na avaliação e análise de viabilidade de agroflorestas cultivadas, como a lavoura de cacau. Com uma visão multidisciplinar do processo de adoção das práticas agrícolas sustentáveis na produção rural, os estudos decorrentes deste trabalho permitem concluir que serviços diretos e indiretos possibilitados pela lavoura cacaueira em sistemas agroflorestais - tipo retenção de carbono, proteção do solo, incorporação de matéria orgânica no solo, reciclagem de nutrientes, recomposição de matas ciliares, proteção de rios e igarapés contra assoreamento, proteção e manutenção da biodiversidade, geração de emprego, distribuição de renda, manutenção das populações no campo, resgate de passivos ambientais - devem sim ser identificados, valorados e considerados na avaliação de viabilidade socioeconômica e ambiental dos empreendimentos agroflorestais onde a cultura do cacaueiro esteja presente como atividade econômica principal.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Explorando os conceitos físicos sobre sistema métrico e alavancas no plantio de cacau (theobroma cacao l.): sequência didática com enfoque CTSA
    (2025-03-06) MATOS, José Elton Silva; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491; BRAGA, Alessandra Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7611599930837576; https://orcid.org/0000-0001-9880-5648
    Este trabalho apresenta uma proposta de Sequência Didática (SD) baseada nos princípios de Zabala (2015) com enfoque na interação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para o problema do cultivo do cacau (Theobroma cacao L.) sob os temas “Sistema Métrico e Alavancas” proporcionando uma aprendizagem significativa e contextualizada, bem como a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos. A proposta visa promover uma abordagem dinâmica e envolvente com o uso de vídeos, simuladores, textos, livro e prática, que estimule os alunos a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões sobre questões envolvendo CTSA. Ao integrar essas práticas pedagógicas de maneira eficiente, espera-se que estas contribuam para o desenvolvimento do conhecimento científico dos estudantes, bem como para a formação e profissionalização dos professores, oferecendo ferramentas e estratégias que enriqueçam o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, acredita-se que a SD com enfoque em CTSA sob os temas “Sistema Métrico e Alavancas” para o plantio do cacau possa colaborar para uma compreensão mais aprofundada que evidencia a aplicação prática dos conteúdos de física abordados no cotidiano dos alunos, tornando o ensino mais atrativo e relevante.
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