Navegando por Assunto "Brinquedoteca Universitária"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência(2023-06-29) COSTA, Thaina Neves da; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761O presente artigo teve como finalidade compreender a importância do espaço da Brinquedoteca Universitária para o desenvolvimento do processo de aprendizagem de crianças com deficiência. A abordagem metodológica foi qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo. A investigação iniciou-se com o questionamento: Quais ações na brinquedoteca universitária possibilitam para a inclusão social de crianças com deficiência? Os instrumentos metodológicos da pesquisa foram: anotações no diário de campo, recursos fotográficos e a observação participante. Teve como local de investigação a Brinquedoteca Universitária da Faculdade de Educação, Campus de Altamira-PA. A Brinquedoteca Universitária possibilita a inclusão social de crianças com deficiência pela sua importância do espaço, pois por meio do brincar, a criança se desenvolve e de forma lúdica potencializa o desenvolvimento das habilidades e o processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brinquedoteca Universitária e a formação docente: apontamentos sob a ótica de estudantes de Pedagogia(2023-06-28) LAMBERT, Wesley Santos; FREITAS, Léia Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/4829920653020369; https://orcid.org/0000-0003-1852-1106A brinquedoteca universitária é um espaço importante no meio acadêmico, contribuindo de maneira substancial para a formação docente e de forma ampliada, possibilita a vivência do lúdico, das interações e das brincadeiras aos sujeitos que nela busca referências. As práticas de imersão aos aspectos do brincar como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Neste sentido, objetivamos neste trabalho analisar as contribuições da brinquedoteca universitária na formação dos alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Universitário de Altamira da Universidade Federal do Pará. A fim de aporte teórico utiliza-se autores como SANTOS (2000), CUNHA (2010), KISHIMOTO (2010), FORTUNA (2011), REIS; ARAÚJO; BATISTA (2018), SALAZAR (2019), entre outros, tendo como técnica a análise de conteúdo de Bardin (1977). Já as fontes foram os relatos de experiências dos alunos da turma de Pedagogia 2019 matutino, produzido durante o estágio supervisionado de pedagogia em ambientes não escolares e os projetos pedagógicos da brinquedoteca. A pesquisa constatou que a brinquedoteca universitária possui um papel diversificado e formador, desempenhando relevância na formação dos acadêmicos, necessitando de visibilidade e valorização por parte da universidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A revitalização da Brinquedoteca Universitária – Campus Altamira - UFPA(2023-06-05) ROCHA, Andressa Dutra Nascimento; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761As brinquedotecas possibilitam um conjunto de evoluções sociais e cognitivas da criança por meio do lúdico, são desenvolvidas brincadeiras que estimulem nas crianças a criatividade, coordenação motora e raciocínio lógico. O objetivo desse artigo é refletir sobre a experiência no estágio supervisionado em ambientes não escolares, visando enquanto discentes, as práticas pedagógicas no espaço da brinquedoteca universitária. Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa na qual iniciou por meio de alunos do curso de Pedagogia através de reuniões, visitas ao espaço, coleta, produções de materiais, arrecadações e analise de conteúdo. Desta forma, a revitalização foi com apoio da comunidade local, proporcionando um novo espaço de alegria e curiosidade na qual as crianças possam ser acolhidas. O espaço está voltado para ações lúdicas, criativas e de aprendizagem.