Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Brinquedoteca"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A brinquedoteca como espaço para brincar e aprender: A Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha em evidência
    (2019-07-04) MARTINS, Maria Lúcia Cabral; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913; https://orcid.org/0000-0003-2492-1261
    Apresenta um estudo realizado na Biblioteca Municipal Avertano Rocha, localizada no distrito de Icoaraci. Aborda a importância da brinquedoteca como espaço incentivador das possibilidades de leitura através dos brinquedos e brincadeiras. Reúne informações sobre seus espaços, seu funcionamento e atividades desenvolvidas. Para dar fundamentação teórica, foi utilizada pesquisa bibliográfica e entrevista com os bibliotecários. Descreve de forma sucinta definições, evolução histórica, tipos de brinquedoteca, histórico da biblioteca. Ressalta-se como o bibliotecário é importante para o processo de desenvolvimento e incentivo à leitura
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    BRINQUEDOTECA: um espaço importante no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil
    (2019-09-07) GARCIA, Luana Alice Vieira; MIRANDA, Susy Garcia; MOURA, Georgete Pantoja; http://lattes.cnpq.br/8999246159259185; https://orcid.org/0000-0003-3641-4769
    O Trabalho de Curso intitulado “Brinquedoteca: um espaço importante no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil”, objetivou analisar como estão desenvolvendo as atividades no espaço da brinquedoteca com os discentes de uma escola de Educação Infantil no Município de Breves. Esta pesquisa propôs responder aos seguintes questionamentos: Identificar a contribuição da brinquedoteca para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil; conhecer como é desenvolvido o trabalho pedagógico com as crianças na brinquedoteca e reconhecer o papel do brinquedista enquanto mediador no processo de aprendizagem das crianças. Para sua realização, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o método utilizado foi o estudo de caso em uma Escola de Educação Infantil no município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 03 professoras da brinquedoteca. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos autores renomados que abordam a temática em voga tais como Cunha (2007), Friedmann (1992, 2012), Kishimoto (1998, 2011), Redin (2007), Gimenes e Teixeira (2011) e Santos (2013).Os resultados da pesquisa apontam que as professoras Brinquedista reconhecem a importância da Brinquedoteca enquanto espaço facilitador para o desenvolvimento, também reconhecem a importância de planejar as atividades lúdicas desenvolvida neste ambiente, porém a quantidade de materiais pedagógicos e o tempo de permanência das crianças no espaço da Brinquedoteca no momento não são satisfatórios.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil
    (2021-10-08) CONCEIÇÃO, Laiane Michelle da Silva; LIMA, Jonata Souza de; http://lattes.cnpq.br/2225350506155812; https://orcid.org/0000-0001-8700-8344
    A brinquedoteca é um dos espaços institucionalizados na educação infantil, mas há subutilização deste local ou este não é compreendido em sua totalidade na prática pedagógica. Portanto, este artigo tem como objetivo discutir a importância da brinquedoteca apontando todas as suas potencialidades na educação infantil. Problematizando qual a relevância desse espaço para os discentes e se há necessidade que a brinquedoteca seja inserida em todas as instituições voltadas para a educação infantil. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa de campo com vista a uma brinquedoteca de uma escola municipal em Altamira – Pará e entrevistas semiestruturadas às pedagogas atuantes neste espaço. Os resultados apontam uma construção de práticas pedagógicas cada vez mais consistentes com as potencialidades da brinquedoteca e uma ampla valorização da ludicidade. As conclusões inferem na necessidade de maior utilização deste espaço para a melhoria da educação infantil.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A disseminação da informação sobre brinquedos e brincadeiras antigas no Centro Educacional Doce Mel
    (2016-05-04) MOURA, Daniela Albuquerque; OLIVEIRA, Maria Odaisa Espinheiro de; http://lattes.cnpq.br/1010029029795012
    Trata em conhecer os brinquedos e brincadeiras antigas buscando a sua disseminação, importância no brincar e no desenvolvimento da criança. O objetivo foi realizar o trabalho no Centro Educacional Doce Mel, onde foi apresentada às crianças os brinquedos e brincadeiras antigas, mostrando cada uma delas para que depois pudessem vivencia-las, assim como conhecer a sua origem e formas de brincar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e também descritiva com abordagens qualitativas e quantitativas. Para coleta de dados foi aplicado um questionário direcionado à professora da escola, formulários para as crianças e a realização da observação participante feita pela autora da pesquisa. Analisou-se a importância da disseminação da informação sobre os brinquedos e brincadeiras antigas na escola e a contribuição dessas brincadeiras para a socialização das crianças. Constatou-se que a disseminação é muito importante porque contribui para a continuidade destes brinquedos e brincadeiras que fazem parte da história da humanidade, sendo fundamental para a socialização das crianças.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da brinquedoteca no espaço do centro de recuperação penitenciário do Pará II – CRPP II
    (2017) INETH, Bruna de Sousa Silva; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Mostra a importância da Brinquedoteca no processo de interação familiar. Estuda conceitos, histórico, objetivos e o funcionamento da Brinquedoteca. Destaca o direito dos filhos, por meio do Estatuto da Criança e Adolescente, em garantir o convívio com seus pais presos. Apresenta também o direito dos apenados, por meio da Lei de Execução Penal, em continuar o contato com seus filhos mesmo estando em uma prisão. Ressalta a importância da presença da família no Sistema Penal. Analisa a importância da Brinquedoteca no espaço do Centro Recuperação Penitenciário do Pará II, onde é proporcionada uma maior interação entre os apenados e seus filhos e consequentemente um resgate do convívio familiar. Informa os brinquedos que são encontrados na Brinquedoteca desta Casa Penal juntamente com suas descrições e finalidades.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância das bibliotecas nas escolas de educação infantil
    (2017-03-24) VIDAL, Gleice Kelli Brito; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    O tema da pesquisa é a importância da biblioteca em escolas de educação infantil, O objetivo de descrever sobre a relevância das bibliotecas nessas instituições e apresentar os benefícios da biblioteca com bibliotecário enfatizando a dinamização da mesma. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. O principal resultado verificado foi a escassez de bibliotecas nas escolas de educação infantil. A questão do incentivo á leitura na educação infantil requer uma integração entre bibliotecários e professores somando técnicas e mecanismos pedagógicos para formar leitores adultos em potencial.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do bibliotecário na educação infantil: Escola Rita Nery
    (2017-09-06) SILVA, Tamires Mendes da; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Apresenta estudo sobre a biblioteca infantil, aborda o papel da biblioteca na vida de seus usuários reunindo informações de como deve ser o funcionamento uma biblioteca voltada para esse público. Quais devem ser seus serviços e atividades desenvolvidas e como pode ser usada uma brinquedoteca. Possui o objetivo de demonstrar os resultados da falta de um profissional capacitado trabalhando no local, pois é frequentemente substituído por outro profissional, professores e pedagogos, por exemplo. Trata-se de pesquisa de campo do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, realizada por meio de estudo de caso na biblioteca da escola Municipal Professora Rita Nery, localizada no bairro do Tenoné, que atende crianças de 4 a 5 anos de idade. A pesquisa foi realizada com visitas ao local 2 vezes por semana durante 1 mês. Descreve o funcionamento da mesma, como horário, acervo, público, e atividades desenvolvidas com os usuários.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação entre constituição da identidade de gênero e brincadeiras infantis no ambiente escolar
    (2024-09-20) MARTINS, Flaviane Cordeiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    A presente pesquisa aborda a relação entre a constituição da identidade de gênero e as brincadeiras infantis no ambiente escolar, mais especificamente no espaço da Brinquedoteca em uma Escola de Educação Infantil. Os objetivos principais da pesquisa é analisar como as brincadeiras infantis produzem ou reproduzem as identidades de gênero no contexto educacional, além de identificar os valores e comportamentos pré-estabelecidos social e culturalmente que estão "normalizados" nas brincadeiras infantis, de acordo com o gênero, e verificar o impacto da divisão das brincadeiras e brinquedos por gênero no espaço escolar sobre as crianças. Para fundamentações teóricas dessa discussão, foram consideradas contribuições de renomados autores como Louro (1997,1999), Silva (2000) e Hall (2006), que possuem pesquisas nas áreas de Estudos Culturais e Feministas. Além disso, pesquisadores como Barros (2009), Brougère (2010) e Felipe (2003) também forneceram base sobre a importância do brincar e sua influência na formação das crianças a partir dos aspectos culturais e sociais. Este estudo adotou uma abordagem pós-crítica para investigação e análise, utilizando aproximações etnográficas para compreender os aspectos gerais e, principalmente, a subjetividade dos sujeitos envolvidos. A observação participante foi utilizada para capturar os movimentos e o cotidiano da pesquisa, enquanto o método da conversação permitiu que os participantes se expressassem livremente e compartilhassem suas experiências. Além disso, o uso de imagens foi empregado para aprofundar a compreensão dos aspectos mais intrínsecos da pesquisa. Os resultados destacam questões problemáticas que vão além do espaço da Brinquedoteca, evidenciando que a constituição da identidade de gênero é influenciada também por fatores externos à escola, e que as crianças carregam consigo valores culturais muito bem estabelecidos em suas formações sociais, é importante destacar, então, que a divisão de brincadeiras e brinquedos por gênero vivenciadas no cotidiano escolar pode contribuir para a perpetuação de estereótipos, afetando o desenvolvimento das crianças. No entanto, há esperança de mudança por meio da transformação das práticas pedagógicas, visando construir uma política que valorize a equidade no brincar infantil. Em suma, este trabalho ressalta a necessidade de repensar as práticas educativas, promovendo um ambiente escolar inclusivo, no qual as crianças tenham a liberdade de explorar uma variedade de brincadeiras, independentemente de seu gênero. A pesquisa destaca a importância de criar espaços no qual as crianças possam se expressar livremente, desafiar estereótipos de gênero e desenvolver uma compreensão mais ampla da diversidade humana.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teatro - educação: uma vivência artística e didática na brinquedoteca da EAUFPA
    (2021-03-08) MELO, Faye Cristina Celeiro; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da
    O presente trabalho pretende descrever uma vivência artística e didática desenvolvida na escola de aplicação da Universidade Federal do Pará – UFPA, em Belém/PA, no ano de 2017, durante o estágio supervisionado (Prática de Ensino do Teatro I, da Licenciatura em Teatro da ETDUFPA), na sala da brinquedoteca, espaço onde se encontram elementos lúdicos e pedagógicos para atender as turmas do PRÉ I e PRÉ II da educação infantil (crianças na faixa etária de 4 a 5 anos) no turno da manhã. A sala tornou-se palco de apresentações, teatro, lendas folclóricas paraenses, artesanato, literatura, música, dança e brinquedos. No espaço onde foram realizadas as atividades descobriu-se novas formas de aprendizado do cotidiano escolar,utilizou-se de recursos como, recorte de texto, encenação teatral, indumentárias e o texto do estatuto da criança e do adolescente - ECA. Como resultado constatou-se a efetiva participação das crianças que aprenderam sobre as lendas folclóricas junto com o art. 4º do ECA, demonstrando interesse e curiosidade, onde fizeram constantes indagações sobre os seus direitos e os personagens da vivência didática. Assim, percebemos que os elementos lúdicos de interação existentes no espaço aliados aos diversos brinquedos contribuem para a formação sociocultural das crianças.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA