Navegando por Assunto "Brinquedo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar(2021-02-26) ALMADA, Damiana Gonçalves de; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657O presente Trabalho de Curso em sua proposta, traz como tema: A ludicidade na Educação Infantil: Contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar, que busca evidenciar o brinquedo quanto a sua cientificidade e que muito pode contribuir com o desenvolvimento e aprendizado da criança de 4 a 6 anos, de forma global. Tal pesquisa, é de cunho bibliográfico, trazendo o enfoque de autores, referência no campo da Educação Infantil para assim discutirem a relevância do brinquedo e suas contribuições para o aprendizado dentro das escolas de educação infantil, especificamente a pré-escola. No objetivo geral deste trabalho, procurou-se analisar o status científico atribuído ao brinquedo para o aprendizado de crianças pré-escolares, destacando os principais estudos dos teóricos que o discutem. Os procedimentos metodológicos se assentam, principalmente, em autores como: Marta Kohl de Oliveira (1997) Brougère (2001), Kishimoto (2001), Walter Benjamim (1984), e Maria Cristina Rau (2011). Porém, conclui-se que o brinquedo apesar de toda importância teórica, na prática ainda não conquistou tal importância. Depreende-se que tal a importância do brinquedo, só poderá ser reconhecida se os professores investirem em sua formação, abdicando de “achismos” e visões paradigmáticas em relação a este recurso que faz parte do universo infantil.