Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Brincadeiras tradicionais na escola"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Brincadeiras tradicionais na escola: construindo habilidades sociais na educação infantil
    (2018-12-18) SILVEIRA JUNIOR, Paulo Wanderley Figueiredo da; VIANA, Rosely Risuenho; http://lattes.cnpq.br/0454930998633775
    Este artigo relata as experiências de brincadeiras tradicionais realizadas com crianças entre 05 a 06 anos em uma Unidade Escolar pública, localizada no bairro de Val-de-Cans na Região Metropolitana de Belém/PA. As atividades integraram o projeto “Brincando e aprendendo na Educação Infantil: uma experiência com as brincadeiras tradicionais”, proposto durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil desenvolvido de março a novembro de 2016, como parte formação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, tal como sistematizado por Hatton e Smith (1995), uma vez que parte das interrogações nascidas do contato com os alunos e, posteriormente, dialoga com o universo conceitual dos autores que tematizam o lúdico (NEGRINE, 2016; KISHIMOTO, 2016; SUZUKI, 2009; SALGADO, 2010), as brincadeiras tradicionais (RIBEIRO e EUZÉBIO, 2013; MENEZES, 2014; ALENCAR, 2010) e as habilidades sociais (DEL PRETTE e DEL PRETTE, 2017, CABALLO, 1996). As conclusões preliminares deste estudo, ainda em construção, demonstram que as brincadeiras tradicionais no ambiente escolar contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais nas crianças.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA