Navegando por Assunto "Brincadeiras de rua"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava vir brincar(2023-06-19) COSTA, Rebeca Cavalcante; SANTOS, Adriana Maria Cruz dosAo recordar as brincadeiras de ruas vivenciadas na infância, evidencia-se como essas brincadeiras estimularam criatividade, imaginação e interação com outras crianças. Partindo de experiências pessoais vividas na infância, reflete-se sobre a importância das brincadeiras de rua como estimulo ao desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância das brincadeiras de rua na vida das crianças, assim como o desenvolvimento cognitivo ajuda na vida delas e como o teatro caminha no desenvolvimento infantil juntamente com as brincadeiras, tendo como base memórias pessoais enquanto criança e as contribuições teóricas de Viola Spolin e Tizuko Kishimoto, que desenvolveram técnicas que utilizam o jogo e a improvisação como ferramentas para o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais. Explorando as ideias de Spolin, destaca-se como suas abordagens podem ser aplicadas nos jogos teatrais, ressaltando a importância da liberdade, da espontaneidade e do trabalho em grupo nesse contexto, onde o brincar entrecruza as potencias desses jogos. Por sua vez, Tizuko Kishimoto, é a referência em Educação Infantil, discute a importância das brincadeiras e do brincar na formação da criança. Deste modo, este TCC destaca as brincadeiras de rua proporcionam aprendizado significativo, desenvolvimento motor, socialização, resolução de problemas e construção de identidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Senhoras e senhores, dê uma rodadinha e vá pro olho da rua: a brincadeira de rua como didática para o ensino do teatro(2025-09-01) SANTANA, Adrielle Franco; LIMA, Alana Clemente; http://lattes.cnpq.br/9611668522604132O trabalho “Senhoras e senhores, dê uma rodadinha e vá pro olho da rua: a brincadeira de rua como uma prática para o ensino do teatro” tem como pesquisa a brincadeira de rua dentro e fora da sala de aula, trazendo vivências pessoais e relatos com a brincadeira durante a minha vida dentro e fora da universidade, partindo de memórias da infância até onde me encontro atualmente, na universidade, trabalhando as brincadeira de rua da minha infância como uma prática no ensino, trago no texto a relação do brincar com o fazer teatral. Portanto, construí o trabalho como um memorial, resultando em uma reflexão sobre o teatro e o brincar a partir de minhas vivências.