Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Brincadeiras de rua"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava vir brincar
    (2023-06-19) COSTA, Rebeca Cavalcante; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos
    Ao recordar as brincadeiras de ruas vivenciadas na infância, evidencia-se como essas brincadeiras estimularam criatividade, imaginação e interação com outras crianças. Partindo de experiências pessoais vividas na infância, reflete-se sobre a importância das brincadeiras de rua como estimulo ao desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância das brincadeiras de rua na vida das crianças, assim como o desenvolvimento cognitivo ajuda na vida delas e como o teatro caminha no desenvolvimento infantil juntamente com as brincadeiras, tendo como base memórias pessoais enquanto criança e as contribuições teóricas de Viola Spolin e Tizuko Kishimoto, que desenvolveram técnicas que utilizam o jogo e a improvisação como ferramentas para o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais. Explorando as ideias de Spolin, destaca-se como suas abordagens podem ser aplicadas nos jogos teatrais, ressaltando a importância da liberdade, da espontaneidade e do trabalho em grupo nesse contexto, onde o brincar entrecruza as potencias desses jogos. Por sua vez, Tizuko Kishimoto, é a referência em Educação Infantil, discute a importância das brincadeiras e do brincar na formação da criança. Deste modo, este TCC destaca as brincadeiras de rua proporcionam aprendizado significativo, desenvolvimento motor, socialização, resolução de problemas e construção de identidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Senhoras e senhores, dê uma rodadinha e vá pro olho da rua: a brincadeira de rua como didática para o ensino do teatro
    (2025-09-01) SANTANA, Adrielle Franco; LIMA, Alana Clemente; http://lattes.cnpq.br/9611668522604132
    O trabalho “Senhoras e senhores, dê uma rodadinha e vá pro olho da rua: a brincadeira de rua como uma prática para o ensino do teatro” tem como pesquisa a brincadeira de rua dentro e fora da sala de aula, trazendo vivências pessoais e relatos com a brincadeira durante a minha vida dentro e fora da universidade, partindo de memórias da infância até onde me encontro atualmente, na universidade, trabalhando as brincadeira de rua da minha infância como uma prática no ensino, trago no texto a relação do brincar com o fazer teatral. Portanto, construí o trabalho como um memorial, resultando em uma reflexão sobre o teatro e o brincar a partir de minhas vivências.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA