Navegando por Assunto "Brincadeiras"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de alunos da educação infantil de uma escola do campo no município de Breves(2022-06-17) TAVARES, Ana Cléia Araújo; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377Este trabalho tem como objetivo discutir “a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de alunos da educação infantil, em uma escola do município de Breves”, com ele buscamos desenvolver reflexões que pudesse responder a essa problemática. O objetivo geral dessa pesquisa foi: Reconhecer a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação infantil de uma escola do município de Breves. Como objetivos específicos: Identificar como se dá a ocorrência da utilização de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, na turma pesquisada; analisar o entendimento de professores e professoras sobre a importância do uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação infantil; analisar as possíveis contribuições uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação infantil. A metodologia se desenvolveu inicialmente com um levantamento bibliográfico, para a construção do referencial teórico, seguindo das ações que permitiram o desenvolvimento da investigação, que seguiu uma abordagem qualitativa, na qual utilizou-se questionários para coleta dos dados junto a professores e professoras. Após as análises dos dados coletados, à luz da teoria consultada, consideramos e ratificamos que, de forma geral, os jogos e as brincadeiras mostram-se muito importantes para o bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, para as crianças que fazem parte da escola pesquisada, fortalecendo as possibilidades de desenvolvimento de atividades que podem facilitar a socialização e o aprendizado das crianças da educação infantil que não possuem uma escola que as atenda especificamente dentro dessa modalidade de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras como processo de aprendizagem na educação(2018) BARRETO, Nazilda dos Santos; ALENCAR, Helem Betel Negrão da SilvaO presente trabalho argumenta sobre a brincadeira como processo de aprendizagem na educação, é um tema importante e necessário no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança e tem como objetivo geral analisar os aspectos históricos, aprendizado e desenvolvimento da criança na educação infantil por meio da ludicidade. A metodologia apresentada foi bibliográfica, do tipo descritiva que se baseia em levantamentos de autores como: Antunes (2005), Anna e Nascimento (2011), Cardoso (2017), Cintra e Jesuino (2010) e Kishimoto (1997), que retratem o tema e o detalhamento da pesquisa. O objeto de estudo para pesquisa foram jogos, brincadeiras, cantigas e também argumentos teóricos de autores que discutem o assunto, assim como também demonstrar a importância da prática como projeto relacionado sobre o tema, como processo de aprendizagem na educação infantil. Com a pesquisa verificou-se a grande necessidade de se discutir a ludicidade na educação da criança como uma das metodologias necessárias para o processo de ensino, sendo que a criança aprende brincando. E com essa pesquisa espera-se contribuir com a educação das crianças e também incentivar os educadores a trabalhar com a ludicidade para fazer com que o alunado tenha mais interesse pela educação escolar, principalmente quando estão saindo do laço familiar para um novo convívio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras de rua no processo de ensino e aprendizagem da educação física: um resgate das vivências dos alunos(2019-06-26) FREITAS, Keila de Souza; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O objetivo do presente estudo foi verificar se as brincadeiras de rua, que fazem parte do cotidiano dos alunos, estão sendo utilizadas no processo de ensino e aprendizagem como metodologia para a aquisição de novos saberes. Participaram do estudo 07 professores de Educação Física da rede municipal de Castanhal, os quais ministram aulas nos anos iniciais do ensino fundamental, sendo 02 mulheres e 05 homens, com faixa etária média de 35 anos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, onde o foi feito a captação do áudio de todas as entrevistas, sendo que para a análise dos dados obtidos foi utilizado a técnica de análise de conteúdo apresentada por Bardin (1977). Os resultados da pesquisa mostraram que os professores utilizam as brincadeiras, praticadas pelos alunos no cotidiano, no processo de ensino e aprendizagem e que valorizam esses conhecimentos adquiridos através das vivências dos alunos, os quais fazem parte de suas culturas. Podemos concluir que as brincadeiras de rua estão presentes no ambiente escolar, mostrando que existe uma preocupação por parte dos professores em relação a considerar as experiências dos alunos no processo de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O cotidiano infantil, a partir das interações e brincadeiras(2022-10-14) DIAS, Sandra Carneiro; PINHEIRO, Sara Cavalcante; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072Este artigo, com o tema: O Cotidiano Infantil, a partir das Interações e Brincadeiras, tem como objetivo compreender o cotidiano da infância ribeirinha, a partir de práticas lúdicas e interações no contexto social e cultural, tão necessárias para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Toma-se, assim, como lócus de investigação a comunidade rural do município de Abaetetuba, denominada Nossa Senhora das Graças, localizada as margens do Rio Ajuaí/Abaetetuba-PA, buscando-se apreender o cotidiano infantil, a partir das interações e brincadeiras na referida comunidade. A metodologia constituiu-se de pesquisa de campo em quatro etapas, utilizando-se as técnicas de visitas, observação participante e conversas semiestruturadas, além de coleta de documental. O estudo bibliográfico foi realizado por meio leitora e fichamento de textos. Através desta pesquisa tivemos a oportunidade de olhar/ouvir, registrar/analisar o cotidiano infantil, a partir das interações e brincadeiras na comunidade ribeirinha de Ajuaí e de conhecer mais sobre o cotidiano das crianças, tais como: onde moram, com quem moram, quais espaços frequentam, o que gostam de fazer na comunidade, o que aprenderam e com quem aprenderam; apresentamos a comunidade em que vivem, conhecendo um pouco de sua história e seus aspectos em geral, entre outros. Tivemos também, um olhar voltado para o ambiente escolar, mostrando a escola palco de observação, elencando sua estrutura física, a educação infantil dela, etc. A pesquisa, assim, levou-nos a aprender um pouco mais da comunidade e, também em vivenciar a alegria, interesse e satistação das crianças em poderem participar desse projeto/trabalho de investigação, e a satisfação que sentem em viverem no meio rural. Podemos perceber de forma bastante notória, o quanto gostam do local em que vivem e são felizes em sua comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A disseminação da informação sobre brinquedos e brincadeiras antigas no Centro Educacional Doce Mel(2016-05-04) MOURA, Daniela Albuquerque; OLIVEIRA, Maria Odaisa Espinheiro de; http://lattes.cnpq.br/1010029029795012Trata em conhecer os brinquedos e brincadeiras antigas buscando a sua disseminação, importância no brincar e no desenvolvimento da criança. O objetivo foi realizar o trabalho no Centro Educacional Doce Mel, onde foi apresentada às crianças os brinquedos e brincadeiras antigas, mostrando cada uma delas para que depois pudessem vivencia-las, assim como conhecer a sua origem e formas de brincar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e também descritiva com abordagens qualitativas e quantitativas. Para coleta de dados foi aplicado um questionário direcionado à professora da escola, formulários para as crianças e a realização da observação participante feita pela autora da pesquisa. Analisou-se a importância da disseminação da informação sobre os brinquedos e brincadeiras antigas na escola e a contribuição dessas brincadeiras para a socialização das crianças. Constatou-se que a disseminação é muito importante porque contribui para a continuidade destes brinquedos e brincadeiras que fazem parte da história da humanidade, sendo fundamental para a socialização das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da ludicidade na prática pedagógica dos professores da unidade municipal de educação infantil Kimie Ohaze no município de Santarém Novo(2018-10-09) BERNARDO, Heloise Corrêa; SILVA, Ellen Aguiar da; http://lattes.cnpq.br/1207901615140151O presente trabalho acadêmico apresentou como temática a importância da ludicidade em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Santarém novo, como objetivo analisar o uso de técnicas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil na prática pedagógica do professor. É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e consequentemente mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. O estudo abrangeu o uso da pesquisa de cunho qualitativo, pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica incluiu ênfase no Referencial Curricular da Educação Infantil (1998) as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil(2009), as Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ARIÉS(1981), Vygotsky(1998) entre outros teóricos, tendo como técnica de coletas de dados a entrevista com perguntas semi -estruturadas realizada com 06 (seis) questões abertas destinadas a 02 (dois) professores que atuam na Educação Infantil (maternal e jardim II), De forma mais específica verificou-se a utilização de técnicas lúdicas no decorrer da atuação docente; identificaram-se as mesmas e se descobriu a importância que os professores dão ao lúdico como uma ferramenta pedagógica. Logo após a etapa de coleta de dados procedeu-se a etapa de análise dos resultados indicou a relevância em mencionar os jogos e as brincadeiras na sala de aula, podem ser consideradas como sendo atividades sociais específicas e fundamentais que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e de constituição do sujeito-criança como sujeito produtor da história, tornando-se crucial compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da utilização do lúdico com dos alunos de 5 anos no Centro de Educação Infantil Castelo do Saber(2018-10-08) BRITO, Francineide de Araujo; SILVA, Ellen Aguiar da; http://lattes.cnpq.br/1207901615140151O interesse em pesquisar o referido tema “A importância da utilização do lúdico com os alunos de 5 anos no Centro de Educação Infantil “Castelo do Saber” está relacionado ao fato da pesquisadora ser docente na referida escola e perceber que a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil como estratégia educacional nas ações aplicadas nas turmas de educação infantil do Centro Educação Infantil Castelo do Saber na cidade de Castanhal no estado do Pará. Este trabalho tem como objetivo central: compreender a visão do professor sobre o lúdico. E como objetivos Específicos: Mostrar a contribuição do lúdico para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no CEl Castelo do Saber. Compreender a importância da ludicidade como ferramenta pedagógica para os docentes. Destacar a contribuição da brincadeira para o desenvolvimento dos alunos. Como metodologia será desenvolvida uma pesquisa de campo de cunho bibliográfico onde serão vistos vários autores como: Piaget, Vygotsky entre outros autores que abordam o tema da ludicidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do ato de brincar na prática pedagógica do professor de educação infantil na Creche Municipal Casulo Nilma Assad(2018-10-20) NASCIMENTO, Rosiane Cristina Costa; SILVA, Ellen Aguiar da; http://lattes.cnpq.br/1207901615140151A pesquisa aqui apresentada traz como principal objetivo analisar da importância do brincar no processo de ensino-aprendizagem da educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Casulo Nilma Assad. A problemática abordada instituiu-se em: como as atividades lúdicas em especial o ato de brincar pode ser fundamental e importante para o desenvolvimento de uma aprendizagem com mais qualidade na educação infantil? De que forma o brincar pode oferecer recursos de aprendizagem aos alunos da Educação Infantil da Creche Nilma Assad? No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, o estudo traz uma pesquisa qualitativa a pesquisa também é caracterizada como um estudo de caso na realidade de uma instituição educacional que visa o pleno desenvolvimento dos seus educandos pesquisados.com coleta de dados através de um questionário semiestruturado para que sejam respondidos individualmente. A amostra foi formada por 2 (dois) professores da rede municipal de ensino e atuantes na Educação Infantil. A pesquisa baseia-se nos estudos de autores como: Kishimoto (1994), Kami (2001), Piaget (1971), Wajskop (2007) e Vasconcelos (1994) dentre outros. Os resultados apontam que os jogos e brincadeiras quando utilizados da aprendizagem podem ser uma excelente ferramenta de ensino para o professor podendo ajudá-lo a desenvolver atividades no processo de ensino e aprendizagem. As conclusões da pesquisa mostram que essas metodologias educacionais rompe qualquer paradigma de uma educação tradicional proporcionando muito mais dinâmica e qualidade a educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos e brincadeiras como facilitadores para a aprendizagem matemática(2023-02-07) CORRÊA, Kelly de Nazaré de Sousa; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho objetiva mostrar que a utilização de jogos e brincadeiras pode ajudar o processo de ensino aprendizagem na matemática, além de melhorar o desempenho dos alunos no Ensino Básico, por meio de conceitos, definições, características e procedimentos que possibilitam uma compreensão adequada para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, tendo em vista que foi realizada a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. Dessa forma, é sempre necessário o estudo e uso de novas metodologias de ensino a fim de tornar a matemática acessível, diversificada e inovadora além de prazerosa a todos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade na relação ensino-aprendizagem : o papel do professor de uma escola de educação infantil de Castanhal - PA(2017) BIZERRA, Eliane Teixeira Custódio; BARRETO, Elianne SabinoO presente estudo tem por objetivo analisar o emprego da ludicidade como estratégias facilitadora do ensino – aprendizagem no trabalho pedagógico em uma turma da Educação Infantil de uma escola pública municipal de Castanhal – PA. Dessa forma, buscamos demostrar que a utilização da ludicidade no processo ensino-aprendizado de alunos da Educação Infantil tende a facilitar a aprendizagem além de promover a interação entre alunos e, para fundamentar essa proposta, contamos com autores renomados que subsidiaram este construto, tais como: Alfaia (2013), Kishimoto (1995, 1996, 1998, 2001, 2008), Almeida (2003), Vygotsky (1984), Marcelino (1989, 1990, 1991, 1993), entre outros. A ludicidade é uma ferramenta que pode ser utilizada como estratégia que possibilitará aos educandos construírem ou ampliarem seus conhecimentos, minimizando suas dificuldades no processo educacional. Os dados foram obtidos por meio de questionário com perguntas semiabertas e analisadas em forma de diálogo. Os resultados indicaram que a ludicidade permite que a criança experimente a realidade imaginária colocando-as como transformador social no campo abstrato proporcionando se reconhecer como sujeito produtor do conhecimento. Ressaltamos ainda, que ficou visível entender que o jogo, o brinquedo e a brincadeira intervém no aprendizado da criança e por isso é primordial inserir nos processos educacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico como estratégia pedagógica : reflexões sobre a prática a partir do estágio nas séries iniciais(2018-10-26) LIMA, Caren Neves; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870O presente trabalho é resultado de um processo investigativo que se iniciou no estágio e tomou corpo no momento de elaboração do Trabalho de Curso. Trata-se de um estudo que teve como objetivo principal investigar, na perspectiva docente, o fazer pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de crianças das séries iniciais utilizando o lúdico como ferramenta. Para tanto além do caderno de campo usado no percurso do estágio que gerou uma base de dados, também foi realizado um diálogo com a professora regente. Trata-se de uma pesquisa de campo que assume a abordagem qualitativa, realizada em uma escola que atende crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em termos de resultado ficou evidente que a professora reconhece a importância da ludicidade na educação das crianças e trabalha no sentido de garantir o acesso das mesmas a atividades dessa natureza, contudo com muitas dificuldades, tendo que pagar o custo da produção desses materiais. Ficou evidente também o distanciamento do poder público em relação a responsabilidade de adquirir jogos que sirvam como ferramenta pedagógica no cotidiano da escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na educação infantil: mediações para uma aprendizagem significativa e prazerosa(2022-12-28) NASCIMENTO, Leida Costa Lima do; SILVA, Terezinha Campelo da; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072O presente trabalho, com o tema O Lúdico a Educação Infantil, tem como objetivo o estudo da Importância do Lúdico na Educação Infantil para aprendizagem dos alunos. Para isso foi realizada uma investigação sobre o tema em questão, pois, como cita Knebel (2014, p. 278) a atividade lúdica é ação expressada por meio de brincadeiras e jogos. O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço ou de objetos e isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo. Assim a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral.Trata-se de um estudo bibliográfico em que se procura analisar e apresentar uma síntese sobre como diferentes autores analisam essa importante relação entre a brincadeira e o processo de aprendizagem na educação infantil. Além de autores, recorreu-se à análise crítica dos documentos oficiais que tratam desse assunto, tais como: LDB, os PCNS, a BNCC e os referências curriculares. Nesse estudo, foi possível analisar a importância das atividades, constituídas de jogos e brincadeiras, pois os mesmos auxiliam no desenvolvimento e na autonomia da criança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na educação infantil: uma ferramenta importante no processo de ensino – aprendizagem em uma escola municipal de Castanhal(2018-12-05) COUTINHO, Elza Lúcia Cruz; CRUZ, Antonia Josilene Lima; http://lattes.cnpq.br/5269204444774688Este estudo é o resultado de uma pesquisa que tem como título: O Lúdico na Educação Infantil: uma ferramenta importante no processo de ensino – aprendizagem em uma escola municipal de Castanhal. De acordo com Piaget (1974) e Vygotsky (1977) o jogo sempre esteve presente na vida da criança, passando no decorrer da história a fazer parte dos jardins de infância de forma criativa, e posteriormente de forma orientada. A teoria piagetiana tem como objetivo central a gênese dos processos mentais de como esses processos são construídos ao longo da vida, a proposta de Piaget é entender como a criança constrói conhecimentos para que as atividades de ensino sejam apropriadas aos níveis de desenvolvimento das crianças. Para Vygotsky o brinquedo é um mundo imaginário onde a criança pode realizar seus desejos e o ato de brincar é uma importante fonte de promoção de desenvolvimento. Assim, a importância do brincar passou do simples ato de lazer para a grande contribuição ao desenvolvimento infantil, visto como importante instrumento utilizado no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, os jogos foram se transformando pelas ações dos indivíduos, culturas e tecnologias. Atualmente, não separamos jogo e criança, logo a escola precisa está apta às práticas de tal recurso didático. É neste contexto que o presente estudo tem como objetivo abordar a utilização e a importância dos jogos na Educação Infantil. Nesse sentido, far-se-á um estudo em uma Escola da rede municipal de ensino no município de Castanhal, nas turmas de Educação Infantil, identificadas como Turma A e Turma B, se os jogos são utilizados como recursos didáticos e se as professoras desenvolvem este tipo de atividades no processo de ensino - aprendizagem. A metodologia utilizada foi o estudo de caso como observações in lócus e um questionário semi estruturado aplicado para as docentes lotadas nas turmas acima citadas. A pesquisa mostra que os jogos estão presentes na referida escola, como recursos didáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente(2017-10-31) LOPES, Jéssica Aguiar; ANJOS, Francisco Valdinei dos SantosO contexto lúdico é uma dimensão ampla, mas que devemos associá-lo as atividades que dão prazer, desprendidas de qualquer intencionalidade ou obrigação. Tendo em vista que o lúdico está presente, na maioria das vezes, nos jogos e no brincar e que por sua vez estes fazem parte uma das fases do ser humano, que é a infância, é necessário toma-lo como base para pensar processos educativos escolares, seja na perspectiva de enfatizar a inclusão ou outros aspectos presentes na dinâmica da escolarização de crianças. O lúdico, portanto, tem sua importância e garante benefícios ao desenvolvimento da criança, e um deles é favorecer nas interações sociais deste indivíduo. Se com crianças sem deficiência o lúdico apresenta tais vantagens, o mesmo então pode ser trabalhado com crianças com deficiência intelectual por professores da educação especial. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar de que maneira as atividades lúdicas contribuem no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual, levando em consideração a perspectiva de docentes que trabalham em salas de Apoio Pedagógico e que realizam atividades voltadas para esses alunos. Para tanto, percorri os caminhos de uma pesquisa qualitativa, com dados constituídos a partir de entrevista com questões semiestruturadas confrontadas a duas professoras atuantes da Educação Especial, de duas escolas, uma municipal e a outra de cunho filantrópico do Município de Castanhal. Evidenciou-se por meio das experiências de estágio realizados nas escolas pesquisadas a necessidade de analisar a importância do lúdico na vida do ser infante em processo de desenvolvimento de suas relações sociais, quando utilizados com crianças com deficiência intelectual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções de pais sobre a utilização da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação infantil(2018-07-02) REIS, Marilene do Socorro Batista dos; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733Este trabalho discorre sobre a presença de atividades lúdicas na Educação Infantil e, tem como objetivo principal, analisar as percepções que pais de alunos da Educação Infantil têm sobre a utilização de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de seus filhos. Para isso, buscamos fundamentar-nos em autores que abordam o lúdico como proposta educativa no processo de ensino-aprendizagem, atrativa e prazerosa para o aluno, entre os quais destacamos Kishimoto (2008), Dias (2013), Niles e Socha (2014) e Ferreira; Condotta e Monteiro (2014). Para obtermos os dados que compõem tais percepções realizamos uma pesquisa de campo em uma escola municipal de São Miguel do Guamá, cujo instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada com 16 pais de alunos de turmas de 3 anos. O tratamento dos dados teve abordagem qualitativa, cuja técnica de análise foi amparada na análise do conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontam que os pais consideram que as atividades lúdicas contribuem para o processo de ensino aprendizagem, mas a maioria atribui destaque para a importância que tais atividades têm para o desenvolvimento social, cognitivo e educacional de seus filhos, o que também colabora para que os alunos tenham maior facilidade para aprender. Também, a maioria dos sujeitos afirma que são informados pela escola da necessidade de se apoiar no lúdico como mecanismo para o processo de ensino-aprendizagem de alunos da Educação Infantil, mas até mesmo quem afirma que não mantém essa relação com a escola ou a professora, também reconhece a importância da ludicidade para a criança. Acreditamos que este trabalho possa contribuir de forma significativa para o esclarecimento de pais que ainda não estão informados sobre a relevância da ludicidade no âmbito escolar para o desenvolvimento de seus filhos/alunos. Portanto, ressalvamos a necessidade da família e da escola caminharem juntas numa perspectiva de conscientização sobre a importância da ludicidade voltada para o ensino-aprendizagem, numa relação potencializadora da metodologia lúdico-educativa quando desenvolvida pela escola.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Polinômios no ensino fundamental II: abordagens lúdicas no ensino e aprendizado(2022-08-26) TRINDADE, Bruno Perdigão; CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira; http://lattes.cnpq.br/6473574128276776Esse trabalho de conclusão de curso, enfatiza os polinômios no ensino fundamental II: Abordagens lúdicas no ensino e aprendizado. A pesquisa tem como intuito contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de polinômios no ensino fundamental II direcionado para o sétimo e oitavo ano desenvolvido a partir de estratégias lúdicas (jogos e brincadeiras) como ferramenta significativa no ensino da Matemática. Procura-se fazer uma pesquisa bibliográfica, partindo do método descritivo com abordagem qualitativa, em etapas que envolverão leituras e coleta de dados bibliográficos em livros, revistas e artigos científicos, buscando novos olhares sobre o problema previamente definido, o que poderá analisar o objeto de estudo e suas particularidades relevantes à pesquisa. Conclui-se a pesquisa considerando que o ensino e aprendizagem de polinômios no ensino fundamental II ocorre por meio de estratégias lúdicas, pois esse tipo de metodologia poderá estimular a criatividade e a imaginação dos alunos; em especial os que estão saindo da infância para a adolescência, como é o caso dos alunos do ensino fundamental II, pois a ludicidade colabora para estimular a criatividade e a imaginação dos alunos e na interação deles entre si e com o seu professor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação entre constituição da identidade de gênero e brincadeiras infantis no ambiente escolar(2024-09-20) MARTINS, Flaviane Cordeiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063A presente pesquisa aborda a relação entre a constituição da identidade de gênero e as brincadeiras infantis no ambiente escolar, mais especificamente no espaço da Brinquedoteca em uma Escola de Educação Infantil. Os objetivos principais da pesquisa é analisar como as brincadeiras infantis produzem ou reproduzem as identidades de gênero no contexto educacional, além de identificar os valores e comportamentos pré-estabelecidos social e culturalmente que estão "normalizados" nas brincadeiras infantis, de acordo com o gênero, e verificar o impacto da divisão das brincadeiras e brinquedos por gênero no espaço escolar sobre as crianças. Para fundamentações teóricas dessa discussão, foram consideradas contribuições de renomados autores como Louro (1997,1999), Silva (2000) e Hall (2006), que possuem pesquisas nas áreas de Estudos Culturais e Feministas. Além disso, pesquisadores como Barros (2009), Brougère (2010) e Felipe (2003) também forneceram base sobre a importância do brincar e sua influência na formação das crianças a partir dos aspectos culturais e sociais. Este estudo adotou uma abordagem pós-crítica para investigação e análise, utilizando aproximações etnográficas para compreender os aspectos gerais e, principalmente, a subjetividade dos sujeitos envolvidos. A observação participante foi utilizada para capturar os movimentos e o cotidiano da pesquisa, enquanto o método da conversação permitiu que os participantes se expressassem livremente e compartilhassem suas experiências. Além disso, o uso de imagens foi empregado para aprofundar a compreensão dos aspectos mais intrínsecos da pesquisa. Os resultados destacam questões problemáticas que vão além do espaço da Brinquedoteca, evidenciando que a constituição da identidade de gênero é influenciada também por fatores externos à escola, e que as crianças carregam consigo valores culturais muito bem estabelecidos em suas formações sociais, é importante destacar, então, que a divisão de brincadeiras e brinquedos por gênero vivenciadas no cotidiano escolar pode contribuir para a perpetuação de estereótipos, afetando o desenvolvimento das crianças. No entanto, há esperança de mudança por meio da transformação das práticas pedagógicas, visando construir uma política que valorize a equidade no brincar infantil. Em suma, este trabalho ressalta a necessidade de repensar as práticas educativas, promovendo um ambiente escolar inclusivo, no qual as crianças tenham a liberdade de explorar uma variedade de brincadeiras, independentemente de seu gênero. A pesquisa destaca a importância de criar espaços no qual as crianças possam se expressar livremente, desafiar estereótipos de gênero e desenvolver uma compreensão mais ampla da diversidade humana.