Navegando por Assunto "Brincadeira espontânea"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O brincar na educação infantil: tensões e práticas docentes(2025-09-22) ANJOS, Ewellin Santos dos; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471Esta pesquisa teve como objetivo analisar como docentes da educação infantil se posicionam diante da tensão entre o ensino formal e a brincadeira espontânea. Com abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras de uma creche municipal em Abaetetuba-Pará, buscando compreender suas práticas e percepções. Os resultados revelaram desafios como a pressão institucional por cumprimento de conteúdos, expectativas familiares voltadas ao ensino formal, imprevisibilidade do brincar e limitações de recursos. Apesar disso, as docentes reconhecem o brincar como linguagem legitima de aprendizagem. Concluímos que conciliar o ensino formal e a brincadeira é possivel, desde que haja formação adequada, dialogo com as famílias e melhores recursos.