Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Bridge Pier Cap Beam"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Verificação da capacidade resistente de uma travessa de ponte através do método de bielas e tirantes
    (2023-07-12) SOUSA, Lukas Ribeiro Moura de; MONTEIRO, Sandro Mateus Gonçalves; FERREIRA, Maurício de Pina; http://lattes.cnpq.br/4242041552985485; https://orcid.org/0000-0001-8905-9479
    Travessas são elementos estruturais de pontes que têm a função de receber o carregamento das longarinas e ligar transversalmente os pilares. Tal sistema estrutural faz parte da mesoestrutura que tem por objetivo transmitir os esforços da ponte para a infraestrutura. A capacidade resistente das travessas é importante para o desempenho e segurança desta OAE (Obra de Arte Especial), onde os requisitos técnicos do projeto devem estar de acordo com as recomendações normativas vigentes e a análise técnica de projetos se mostra essencial para a garantia de qualidade da obra. Em uma análise, a metodologia de verificação deve ser coerente com a geometria, vinculação e comportamento estrutural do elemento. Para estruturas sujeitas a condições de contorno não usuais, o método de bielas e tirantes se mostra uma opção, vista sua abrangência em casos de descontinuidade geométrica e de solicitações. O método trabalha com uma treliça idealizada internamente ao elemento estrutural, que representa o fluxo de tensões de compressão (bielas) e de tração (tirantes) discretizadas, permitindo, assim, a verificação da resistência do concreto em regiões críticas, assim como a determinação e disposição das armaduras. Portanto, o presente trabalho tem o objetivo de verificar o projeto de uma travessa de geometria não usual de uma ponte rodoviária pelo método de bielas e tirantes com o auxílio do software STRAP para a análise elástica das tensões. Com os resultados gráficos e numéricos obtidos foi possível esboçar o modelo de treliça e verificá-lo de acordo com as recomendações normativas da ABNT NBR 6118 (2014). Por fim, tem-se em vista contribuir de maneira a diversificar as possíveis aplicações do método de bielas e tirantes para possíveis situações que engenheiros calculistas se deparem na rotina da profissão.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA