Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Brega (Dança)"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ditatização do brega como dança de salão: processo de codificação e ensino
    (2018) CANTAL, Camila Jhulie da Cruz; PAIXÃO, Paulo Sérgio Soares da; http://lattes.cnpq.br/8982056178331331
    O objetivo do presente trabalho é difundir quem foi o responsável por criar uma metodologia de ensino do brega de salão, e como essa dança de origem periférica conseguiu adentrar nas escolas, descrevendo o seu processo de codificação e mostrando como essa metodologia é aplicada. O trabalho se desenvolveu a partir de observação direta e entrevistas semiestruturadas, representado uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e de abordagem indutiva. Também são utilizadas pesquisas bibliográficas, cujo referencial teórico está baseado em Cardoso, o qual traz informações sobre a denominação do brega. Catete, Pressler e Silva, sobre a diversificação do gênero. José Ortega y Gasset e Marcel Mauss falam de cultura, enquanto António Costa e Fontanella tratam especificamente da cultura bregueira. Para a codificação, utilizo Jung e Lima. Felipe Souza, trata de assimilação de aprendizagem e Barroco, Tulesk e Siqueira dos processos criativos. As perspectivas que o trabalho apresenta são mostrar informações necessárias que auxiliem para que se tenha mais conhecimento sobre o ensino codificado do brega na dança de Salão, uma vez que não existem muitos estudos publicados relacionados ao tema.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tecnobrega: os contrastes de uma identidade cultural para o jovem periférico
    (2019-06-24) RIBEIRO, Lucilene do Nascimento; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330
    O Tecnobrega é um ritmo dançante paraense que mistura elementos da cultura local com batidas eletrônicas, muito apreciado pelos jovens, especialmente os que residem em periferias. Por estar presente nos espaços de lazer, residências e ainda ser um gerador de renda para jovens e adultos, é importante investigar as contribuições do ritmo para a cultura e vida do jovem periférico. Com isso, propõem-se novas abordagens no conteúdo de dança em aulas de Educação Física, destacando este ritmo como forma de envolver o aluno, não apenas na dança, mas fomentando discussões culturais em classe. A pesquisa desenvolvida foi do tipo qualitativa, dividida em revisão da literatura sobre o tema e levantamento qualitativo sobre o Tecnobrega com os agentes ligados ao ritmo e uma docente de Educação Física. O teor da pesquisa e as afirmações dos respondentes apontam para o potencial poder cultural da implementação desse ritmo, pois estimula a construção de sua identidade cultural e a compreensão da cultura local sobre ele, bem como sobre a produção do ritmo, que é gerador de renda para muitos desses jovens. Portanto, sendo a aula de Educação Física um local de construção humana, tais momentos serão potencializados ao incluir esse importante ritmo da cultura paraense.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA