Navegando por Assunto "Brazilian sign language"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Barco binário: uma ferramenta para o ensino de numerais em libras e lógica dos números binários(2021) SILVA, Acza Lira; ALMEIDA, Adrianne Veras de; http://lattes.cnpq.br/6359914837196360; https://orcid.org/0000-0003-3250-3916; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7676631005873564A SBC (Sociedade Brasileira de Computação) indica no documento Diretrizes para o Ensino da Computação na Educação Básica (2019) que a introdução da computação no ensino básico exerce um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades computacionais nos alunos, para que eles estejam aptos a compreender o mundo digital, dividindo o ensino da computação em três eixos: pensamento computacional, cultura e mundos digitais. Além disso, a SBC estabelece também cinco competências específicas da computação e afirma que essas habilidades estão diretamente ligadas ao desenvolvimento das dez competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), relacionando quais conteúdo da computação devem ser trabalhados em cada ano do ensino básico. Diante do potencial multidisciplinar do ensino de computação, o presente trabalho busca englobar diferentes conhecimentos para mitigar lacunas existentes na sociedade, como o distanciamento entre surdos e ouvintes devido à falta de engajamento no incentivo de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para esse segundo público. Tendo em vista a importância do ensino de conceitos da computação na educação básica e a barreira linguística existente entre surdos e ouvintes, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional digital, chamado Barco Binário, o qual ensina a lógica de conversão dos números binários de forma lúdica e associada à introdução dos numerais em Libras para ouvintes. Para tanto, foi necessário aplicar a lógica de conversão de números decimais em binários de forma contextualizada e recreativa, desenvolver a habilidade de decodificação em formato digital, aprimorar a habilidade de relacionar os números decimais com seus respectivos sinais em Libra e avaliar a ferramenta por meio de testes e questionários aplicados aos usuários. Diante disso, verificou-se que a utilização de jogos educacionais para o ensino da lógica dos números binários associado à introdução dos numerais em Libras pode ser eficiente, visto que 87,5% dos usuários participantes dos testes, compreenderam parcialmente ou totalmente o processo de conversão binária e cerca de 75% deles afirmaram que conseguiram relacionar os números com seus respectivos sinais em Libras após a utilização do jogo, levando a crer que o ensino multidisciplinar da computação pode ser bastante relevante para transmitir diferentes conhecimentos à sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino(2023-12-22) ROCHA, Bruno Santos; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios para o ensino da Língua Brasileira de Sinais aos estudantes surdos na rede regular de ensino. Aborda aspectos ligados a Educação de Surdos e a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como língua materna dos surdos, apontando os desafios para a prática docente no ensino de libras. A pesquisa é de cunho bibliográfico e documental. Os dados foram coletados e sistematizados a partir de produções acadêmicas e científicas que tratam da temática, utilizando-se os aportes teóricos de Ribeiro (2019), Lacerda (1998), Mantoan (2004), Brasil (1988; 1996; 2015), dentre outros, que dialogam a respeito da temática em questão. Os resultados apontam que a prática docente para o ensino de Libras ainda é cercada por inúmeros desafios, como a efetivação de políticas públicas, falta de formação continuada, materiais e métodos pedagógicos para atuar com os estudantes surdos. Para tanto, conclui-se que os desafios estão tanto no acesso quanto na permanência desses alunos surdos na escola regular.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos: uma vivência do PIBID no laboratório de inclusão em Bragança - PA(2024-06-24) SILVA, Patrick Ferreira da; ALVES, Nazaré do Socorro Monteiro; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511Este artigo é resultado das experiências de bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de práticas interdisciplinares entre Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esta pesquisa tem como objetivo relatar e refletir sobre as práticas adotadas pelo projeto no espaço Laboratório de Inclusão, que teve como objetivo atender alunos surdos no contexto do ensino de português como L2. Portanto, neste trabalho é adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, descritiva-reflexiva, com ênfase na análise crítica da experiência em questão. Para tanto, a fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nos esportes para a educação de surdos, como Campello (2018), Doziart (2009), Gonçalves (2020), Skliar (2013) e Strobel (2019). O estudo destaca a importância de recursos e metodologias adequadas para promover a inclusão e práticas eficazes de letramento em Língua Portuguesa para pessoas surdas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interface prosódia / pragmática nas expressões faciais das emoções dos surdos(2018-06-29) CARDOSO, Edinalva Cardoso e; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Tivemos como objetivo principal compreender as expressões faciais das emoções básicas dos surdos, ponderando a interface prosódia/pragmática. Particularmente, identificamos a prosódia visual das seis (6) emoções básicas (alegria, medo, nojo, espanto, raiva e tristeza). Além disso, verificamos o aspecto prosódico da expressividade da emoção na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pressupomos que os indivíduos surdos encontrariam barreiras para expressarem as emoções básicas, devido estarem imersos em ambiente ouvinte. Tomamos como base a prosódia das expressões faciais das emoções nos contextos comunicativos tratados por Correia (2014); Queiroz (2011); Bodolay (2009) e a Teoria dos Atos de Fala de Austin e Searle (1981). Participaram deste estudo 03 (três) surdos bilíngues em Libras/Português, estudantes do ensino médio, matriculados na rede pública de ensino do município de Abaetetuba/PA, com idade entre 18 a 24 anos. Durante quatro semanas, os participantes produziram em Libras 4 tarefas na seguinte ordem: a) produção textual em Libras de fábulas; b) produção em português e exposição em Libras de frases espontâneas; c) leitura e apresentação em Libras dos contos “Se um gato for” (Cipis, 2009); “Com certeza muitas dúvidas” (Silva et al, 2004); “O menino monossilábico” (Goltcher, 2006); d) produção em português e exposição em Libras de carta. Com objetivo de que verificássemos a realização das expressões prosódicas faciais (raiva, alegria, tristeza, medo, nojo e surpresa). Gravamos e descrevemos as expressões prosódicas faciais dos participantes surdos produzidas durante as tarefas mencionadas acima, para isso utilizamos o sistema FACS (Facial Affect Coding System), desenvolvido por Ekman, Friesen, e José C. Hager em 2002. Os surdos realizaram cinco (5) expressões faciais básicas da emoção: alegria, tristeza, raiva, medo e espanto, numa proporção de R- 5, T-2 e M- 2, de acordo com os contextos de interação, em que na exposição das tarefas haviam situações emocionais condizentes às expressões prosódicas. Adicionalmente, não produziram a prosódia da expressividade da emoção nojo. Notamos que a junção do contexto (pragmática) e prosódia (expressões faciais) são essenciais para o bom desenvolvimento dos enunciados comunicativos e que contribuem para compreender fenômenos linguísticos nas Línguas de sinais, no caso em Libras.