Navegando por Assunto "Botany teaching"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do conteúdo sobre pteridófitas em livros didáticos utilizados no 7º ano do ensino fundamental(2019-12-05) COSTA, Maiara Medeiros; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943As Pteridófitas, plantas vasculares sem sementes, são um dos principais alvos da degradação ambiental que está ocorrendo no planeta, pois há espécies que apresentam certa sensibilidade a qualquer mudança no ambiente. Além disso, são comumente utilizadas para fins ornamentais, também são exploradas para consumo de suas partes e insumos na alimentação, na fabricação de objetos e para outros fins. O conteúdo sobre Pteridófitas, presente nos livros didáticos (LD’s), assim como os demais conteúdos de botânica são, muitas vezes, ensinados através da memorização por apresentar seu ensino baseado em nomenclaturas cientificas, que não fazem parte do dia a dia dos alunos, este conteúdo é apresentado aos alunos do 7º ano dentro de um capítulo sobre Reino Vegetal geralmente encontrado ao final do LD. Este trabalho objetivou analisar o conteúdo Pteridófitas presente em quatro livros didáticos distribuídos pela editora Moderna nas escolas de ensino fundamental no município de Breves-Pará, levando em consideração o conteúdo teórico e o recurso visual como critérios de análise e se houveram atualizações e adaptações do conteúdo no decorrer dos livros analisados (cuja publicações ocorreram desde 2008 a 2019). Este estudo foi desenvolvido utilizando a pesquisa qualitativa. Os livros analisados foram adquiridos em uma escola onde a autora deste estudo realizou seus estágios supervisionados. Os livros analisados apresentaram mínimas adaptações quanto ao conteúdo, alguns equívocos conceituais permanecem em todos os livros, e os autores não utilizam a nova classificação para esses vegetais. A forma como o conteúdo se apresenta nos livros didáticos analisados é insuficiente para que os alunos possam compreender o grupo Pteridófitas em sua totalidade (morfologia e fisiologia, interação e importância destas plantas para o meio ambiente). Para isto, indica-se a inserção dos seguintes tópicos: ecologia, evolução, importância desses vegetais tanto para o homem quanto para o meio ambiente e conservação desses vegetais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de jogos didáticos para ensinar botânica para alunos do clube de ciências do município de Breves, Pará(2018-03-02) LIMA, Maria Paula Martins; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661As atividades lúdicas vêm a cada dia ganhando mais espaço nos ambientes escolares e os jogos didáticos são recomendados inclusive pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), como um método de ensino satisfatório para trabalhar conteúdos especialmente de difícil compreensão para os alunos. Este trabalho de pesquisa teve por objetivo avaliar em que termos atividades desenvolvidas por meio de jogos didáticos no Clube de Ciências da cidade de Breves contribuem para ensinar conteúdos de Botânica para alunos do 7º ano. A tipologia da pesquisa adotada é mista, ou seja, envolve tanto dados quantitativos, quanto dados qualitativos. Nosso lócus da pesquisa foi o Clube de Ciências do município de Breves, Ilha do Marajó, no Estado do Pará. Participaram da pesquisa estudantes do 7º ano do ensino fundamental que frequentavam o Clube no contraturno de suas escolas. Como instrumento de coleta de dados utilizamos questionário de conhecimentos prévios e pós aula para avaliar a aprendizagem dos conteúdos de Botânica desenvolvidos no Clube, além disso os alunos foram questionados sobre a experiência dos jogos na aula. A experiência com o trabalho dos jogos didáticos para ensinar Ciências, aqui em especial para ensinar botânica mostrou-se positivo no sentido de que a maioria dos alunos se mostrou mais a vontade e motivados nas aulas do Clube de Ciências. Isso se refletiu nos resultados da pesquisa também em relação a aprendizagem dos conteúdos que se mostrou mais satisfatória com o uso dos jogos didáticos. O uso dos jogos didáticos pode se configurar em uma estratégia de ensino que propicie uma aula diferenciada, mas não é pretensão aqui dizer que é a única estratégia e sim mais uma opção.