Navegando por Assunto "Body practices"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação física escolar e cultura quilombola: um diagnóstico do ensino das práticas corporais na escola quilombola Santo André em Abaetetuba-PA e suas relações com a cultura quilombola(2022-07-14) PINHEIRO, Jonas Gomes; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315Esta é uma pesquisa qualitativa que propõe como tema Educação Física Escolar e Cultura Quilombola: Um diagnóstico do Ensino das Práticas Corporais na Escola Quilombola Santo André em Abaetetuba-PA e suas relações com a Cultura Quilombola. Com as transformações que ocorrem no mundo contemporâneo, é preciso pensar sobre a qualidade do ensino nas escolas principalmente no que se se refere ao ensino voltado às escolas que estão em território quilombola, tendo em vista o difícil acesso a educação e a valorização da cultura dessas comunidades. Para a compreensão dos caminhos que levam a qualidade desse ensino, inicialmente foi realizada uma extensa revisão de literatura a partir de diversos autores que discutem e pesquisam sobre a temática da cultura quilombola, das práticas corporais do universo da Educação Física Escolar e das práticas corporais da cultura quilombola para uma melhor compreensão. No segundo momento, foram analisados os dados coletados das entrevistas, a fim de facilitar a compreensão, os dados foram organizados em quatro tópicos: 1) As práticas da cultura quilombola na Escola Quilombola Santo André; 2) ARQUIA e Comunidade: A Participação e o envolvimento com as Práticas Corporais Quilombolas na Escola; 3) Práticas Corporais Quilombolas: Educação Física Escolar e o Projeto Politico Pedagógico - PPP; 4) A Contribuição da Educação Física para a Cultura Quilombola, o que serviu para um melhor conhecimento de como a Educação Física vem sendo trabalhada e pensada na Escola Quilombola santo André em Abaetetuba-Pa. Ao todo, foram entrevistados quatro sujeitos, sendo esses dois professores de Educação Física, um diretor e o presidente da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo das Ilhas de Abaetetuba, que atuam ou mantém uma relação com a disciplina de Educação Física e a Cultura Quilombola na Escola. Dessa forma, o presente trabalho procura apresentar de modo geral, como as práticas da cultura quilombola estão ou não percebidas nas aulas de Educação Física e no cotidiano da Escola Quilombola Santo André da comunidade quilombola do Baixo Itacuruça, além de buscar apontar como as práticas da cultura quilombola são compreendidas e vivenciadas por sujeitos responsáveis pelo processo educativo na comunidade. Assim, acredita-se que este trabalho apresenta questões importantes para reflexões do significado das práticas corporais da cultura quilombola na Escola Quilombola Santo André no município de Abaetetuba.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Léxico, corpo humano e práticas corporais: uma proposta de material didático para o ensino da língua Tembé-Tenetehára(2024-06-19) BRAGA, Daiane Fernandes BRAGA; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018Este trabalho consiste em um estudo do léxico das partes do corpo humano, associado às práticas corporais, na língua Tembé, falada pelo povo TembéTenetehára, habitante da Terra Indígena Alto Rio Guamá (TIARG), estado do Pará. Partimos do pressuposto de que o léxico de uma língua transporta e salvaguarda informações históricas, culturais e linguísticas de uma sociedade, entre outras. Para a efetivação desse estudo, recorremos à pesquisa bibliográfica e à pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se, principalmente, em autores como Biderman (1996), Krieger (2006), no que respeita ao estudo do léxico, Rodrigues (1985;1993), Boudin (1966; 1978), Carvalho (2001) e Silva (2010) como fonte para a linguística indígena e para a língua Tembé especificamente; Wagley e Galvão (1961) e Gomes para a historiografia Tenetehára, bem como Almeida e Suassuna (2010) e Grando (2024) para as reflexões sobre práticas corporais. A pesquisa de campo foi realizada na Aldeia Sede, tendo como principais colaboradores os professores de língua indígena Tembé dessa aldeia. A partir desse estudo, elaborou-se um livro destinado ao público infantil com o fim de ser utilizado como material didático no ensino da língua Tembé e, assim, contribuir para o fortalecimento da proficiência lexical e cultural do público-alvo. Importa ressaltar que a elaboração de material didático é uma necessidade manifestada por professores da língua indígena Tembé que vivenciam processos de revitalização de sua língua e cultura. Esta pesquisa tem o propósito de colaborar para a expansão, fortalecimento e manutenção da língua e cultura do povo Tembé-Tenetehára, estimulada por seu protagonismo e desejo de permanência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A musculação como prática corporal terapêutica em mulheres afetadas pelos transtornos mentais: depressão e/ou ansiedade(2019-12-18) OLIVEIRA, Larissa Nunes de; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648O presente trabalho traz como questão: quais os efeitos da prática regular de musculação em mulheres já diagnosticadas com depressão e/ou ansiedade? e tem como objetivo analisar os efeitos da prática de musculação em mulheres com depressão e/ou ansiedade. O percurso metodológico traçado partiu da aproximação com o método materialista histórico dialético. Nossa pesquisa se desenvolveu a partir de uma investigação do tipo experimental cujo lócus foi a BodyFit Academia, academia de ginástica localizada em Ananindeua/Pa, com 10 voluntárias de 24-44 anos, onde apenas 06 (seis) concluíram a pesquisa, que não praticavam exercícios físicos por pelo menos 06 (seis) meses anteriores à intervenção. Os resultados demonstram que a prática regular de musculação em mulheres que apresentam o diagnóstico de depressão e/ou ansiedade atuou na regressão dos transtornos, pois agiu diretamente na melhora e até eliminação dos sintomas. Conclui-se ao final de nossa pesquisa, que a prática corporal musculação apresenta efeitos terapêuticos em mulheres já diagnosticadas com depressão e/ou ansiedade.