Navegando por Assunto "Body as a support for art"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Corpoesia: uma autoetnografia do corpo poema(2023-12-13) ALVEZ, Renata dos Santos; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971Esta pesquisa apresenta a investigação preliminar do corpo-poema ao qual denominei Corpoesia3, na qual trago a relação da dança em meu corpo e as poesias escritas por mim. Corpoesia é a junção de dois substantivos: Corpo e Poesia, os quais me são claros no entrelace de gestos transfigurados (MENDES, 2010). Este neologismo se deu durante o caos de um ano pandêmico, com a perda de sua identidade, esse corpo precisou se encontrar e desencontrar, dissecando os caminhos por suas trajetórias na dança e na poesia. Houve, assim, o (re)encontro do corpo – dança e do corpo-poema4, entrelaçando a arte, criando o Corpoesia, tornando uma dança do eu, dança que vem do íntimo do intérprete criador. Este artigo tem como referência principal a autoetinografia, com a autora Sandra Meyer, partindo do fragmento de um estudo com o próprio corpo e a própria criação. Tornando-me criador e criatura, pesquisadora participante do meu processo criativo em dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpos “Infames”: entre o controle normativo e a transgressão artística teatral(2020-10-07) SOUZA, Nilson Milas Chucre de; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241“Corpos ‘Infames’: entre o controle normativo e a transgressão artística teatral” é a junção de dois momentos muito importantes para a minha história, onde reúno elementos, sinais e cicatrizes de uma vida que foi bombardeada pela normatividade social e dogmas religiosos que permearam minha infância e adolescência e, até hoje, refletem na minha vida adulta como artista e educador. A relação com o corpo está em todos os pontos desta escrita. Um corpo, incialmente, preparado para adorar e servir, porém, por conta de uma libertação moral, toma um rumo diferente. A vida foi o principal palco para que este corpo se moldasse e desabrochasse para sentimentos e desejos que lhe foram represados na comunidade cristã. As cicatrizes de escolhas e ações foram aparecendo no meio dessa trajetória, em cada momento que a vida tentava responder às suas inquietações. Um pai que controlava a ação “cristã” de cada filho, uma doutrina que afastava o corpo e a mente dos seus desejos particulares, e até mesmos as descobertas sexuais fizeram brotar feridas de culpa, vergonha e medo durante o período que ainda frequentava a igreja. Com o tempo, este corpo descobre na arte a libertação e o caminho para expurgar esses medos; na literatura, no cinema, na música e no teatro via a vida passar pela frente dos meus olhos e identificava, encontrava histórias como a minha, os conflitos e as dores parecidos, corpos que lutavam para sobreviver aos maus-tratos dessa normatividade cotidiana opressora, corpos “infames” como o meu. Assim, as cicatrizes de um Corpo Infame passam a fazer parte dessa narrativa, onde o elemento escrito e encenando ilustram muitas vidas, não apenas a minha.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Registros e condicionamentos na memória corporal: estudos preliminares para aquisição de repertórios corporais(2023-12-14) OLIVEIRA, Maria Eduarda Soares de; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971Este trabalho de conclusão de curso versa sobre uma abordagem acerca do condicionamento de repertórios corporais, especificamente sobre o trajeto na aquisição de informações corpóreas dentro das perspectivas fenomenológicas em sala de aula, com embasamento de inúmeros estudos conceituais do ‘ser-no-mundo’ em uma esfera artística de experimentos e inserção no mundo profissional; de diversas realidades pessoais, sociais e, principalmente, de valores e concepções de vida. Esta pesquisa propicia, portanto, objetivos gerais e específicos no que tange a administração de artistas com seus corpos dançantes por meio de experiências metodológicas e estratégicas com: 1) estudos teóricos e seus conceitos acerca da ciência da motricidade humana e os comportamentos corporais; 2) investigações comportamentais dos sujeitos artísticos e como eles agenciam estes movimentos em suas linguagens de identificação; 3) desenvolvimento metodológico-experiencial para o trabalho da potencialização destas memórias corporais. Para isso, tal pesquisa será dividida em tópicos e discorrerá no que diz respeito aos processos da permissão condicionada para um campo corporal versátil e de propriocepção, bem como atravessamentos captados durante dinâmicas, propostas didáticas sugeridas e a realização de entrevistas para o estudo das sensações e descobertas adquiridas durante o processo, feitas por mim, Maria Eduarda, dentro do Studio de Danças por Lucinha Azeredo, espaço coordenado pelos diretores e proprietários Maria Lúcia Ribeiro de Azeredo e Thiago Mendes Parente, juntamente com a colaboração acadêmica da Profa. Dra. Bene Martins — FADAN, cujo plano de propostas aplicadas debruçou-se na práxis docente em instituições de ensino não-formal, a partir dos conhecimentos agenciados durante o curso de Licenciatura em Dança. Nesse sentido, este estudo dialoga com os seguintes autores: Nóbrega (2008), a qual abarca aspectos do corpo, da percepção e do conhecimento embasados em MerleauPonty; Merleau-Ponty (1945) propriamente dito e igualmente apresentando enfoques da fenomenologia da percepção; Resende e Silva (2019) no que concerne a princípios organizativos de movimento em dança contemporânea; Ferreira (2010) enquanto guias no que se refere ao corpo em sua totalidade dentro dos parâmetros reflexivos de Ponty e entre outras referências. Desse modo, analisa-se uma (in) conclusão no âmbito indagativo destes experimentos corpóreos e futuramente versáteis, elaborado e aplicado por mim, graduanda Maria Eduarda Oliveira, juntamente das turmas selecionadas para a fortificação destas pesquisas preliminares. Tais como transbordares adquiridos durante toda a observação-prática em campo e, igualmente, como parte fundamental das pesquisas a fim de viabilizar possibilidades e apresentar a relevância deste corpo aberto, disponível e recheado de repertórios facilitadores de um fazer artístico diversificado.