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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre escrita, performance e negritudes femininas: trajetos e encontros possíveis(2022-12-21) MOREIRA, Letícia Cardoso; FLORES, Andréa Bentes; http://lattes.cnpq.br/4347358203729416O presente trabalho busca investigar de que forma a escrita performática auxilia na produção de subjetividade e expressividade de mulheres negras, através de oficinas de escritas, onde ocorrem atos performativos da palavra, e nesse processo analisando de que maneira as memórias são ocupam um espaço nessas escritas de si, como trajetórias em performances de um grupo majoritariamente subalternizado e estigmatizado Representação que parte comumente por dois polos: opressão e resistência, afetando de certa maneira a relação complexa que intercruzam os conceitos. Para romper com essa lógica e pensarmos essas sujeitas de forma não dicotômica e dar conta da complexidade de ser mulher negra em nossa sociedade, trabalhei a partir da carta aberta de Gloria Anazaldua. A fim de embasar os eixos de análise, serão utilizados os apontamentos de Gloria (1980) numa perspectiva do que é ser artista-escritora, Kimlomba (2019) acerca da memória como identidade e; Paul Zumthor(2008) na perspectiva de performance e oralidade, um conceito amplamente vivenciado durantes essas oficinas, pensando escrita, performance, memória numa perspectiva integralizada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As representações da negritude na obra “Batuque” de Bruno de Menezes(2018) PANTOJA, Elisa Cardoso; SILVA, Jucileide Sena da; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286; https://orcid.org/0000-0002-9933-4806Com a proposta de estudar a presença da negritude na obra Batuque de Bruno de Menezes (1893-1963), o presente trabalho buscou estudar o fenômeno da negritude e sua relação com a literatura, especificamente na literatura paraense. A relevância do trabalho consiste em considerar que as obras de Bruno de Menezes carregam a presença africana, vivenciada pelos descendentes afros residentes na Amazônia, onde o cotidiano do negro está representado de forma coletiva, através de suas manifestações grupais, na maneira como ocorrem as condições de trabalho, nas formas ritualísticas religiosas e nas suas expressões culturais e folclóricas onde apresentam uma unidade de ser e estar no mundo, pois se trata de uma presença carregada de memória, história, poesia e vida. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia qualitativa, que por meio de pesquisas bibliográfica e de consultas a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema serviram de referência para o desenvolvimento do estudo. Desse modo, é oferecido uma visão contextualizada na obra Batuque para que seja situada a questão da negritude no cenário da literatura brasileira especialmente na literatura paraense.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vida e memória: o percurso de uma educadora quilombola(2018-05-02) MACIEL, Maria Palmira Rodrigues; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690O presente memorial de formação expõe o itinerário de Vida e Memória de Maria Palmira Rodrigues Maciel, onde buscou-se destacar os fatos e eventos mais relevantes da construção de vida estudantil e profissional, desde o início na préescola até o ingresso na Universidade Federal do Pará (UFPA), no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, sendo esse acontecimento o ápice da realização do sonho em chegar à formação acadêmica. É destacado entre outras coisas as experiências pessoais e profissionais vivenciadas no longo processo de construção do conhecimento, as quais se tornaram evidentes por meio das práticas pedagógicas. Não são descrições estáticas ou memórias estagnadas no espaço e tempo, mas sim são registros fieis que por meio de reflexões sobre as várias etapas de minha formação apresentam relações com a prática pedagógica por mim vivenciada. É o registro das histórias de aprendizagem e seus reflexos no cotidiano. Nesse sentido, a conclusão do curso de Pedagogia contribuiu para a aquisição da compreensão multidimensional da educação, o que afirma que o pedagogo está em construção.