Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Black Hole"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gravitação e introdução a buracos negros: uma proposta didática com animações para o ensino de física no segundo ano do ensino médio
    (2025-07-11) MONTEIRO, Meirilene de Sousa; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; https://orcid.org/0000-0003-2423-797X; BENONE, Carolina Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0528899709179831; https://orcid.org/0000-0002-3675-9452
    Este trabalho objetiva executar e avaliar uma sequência didática através da utilização do recurso de animações virtuais na aprendizagem de Física Moderna e Clássica. A pesquisa foi baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, organizando uma sequência didática para alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola situada no munícipio de Salinópolis, no estado do Pará. Foram abordados temas como Gravitação Universal, Relatividade Geral e Buracos Negros, conteúdos que geralmente apresentam alto grau de abstração e são pouco explorados nos materiais didáticos convencionais. A metodologia quali-quantitativo e descritiva incluiu quatro encontros com atividades interativas, uso de animações virtuais criadas no aplicativo TweenCraft e avaliações diagnóstica e final. Os resultados demonstraram que os estudantes conseguiram integrar novos conhecimentos aos seus saberes prévios, desenvolvendo habilidades de comunicação, raciocínio lógico e argumentação. A proposta evidenciou que recursos como animações facilitam a compreensão de fenômenos complexos, promovendo uma aprendizagem mais significativa, engajada e contextualizada com as necessidades do ensino de Física atual.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA