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Navegando por Assunto "Biopolitics"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    "Necropolítica e biopolítica na gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil: uma análise crítica da atuação do governo Bolsonaro"
    (2024-09-01) ALMEIDA, Louise Millany Lessa Oliveira de; TAXI, Ricardo Araújo Dib; http://lattes.cnpq.br/2208519070757294
    Este trabalho se propõe a analisar como a gestão do governo Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19 contribuiu ativamente para produção de mortes em massa por meio de dispositivos biopolíticos de produção de discurso e normatividade, e como a omissão planejada permitiu que mortes preveníveis ocorressem, guiada por interesses neoliberais. Utilizando como referencial teórico obras de Michel Foucault e Achille Mbembe, este estudo objetiva evidenciar a acentuação da governamentalidade necropolítica durante a pandemia. No primeiro capítulo, desenvolvo o conceito de Biopolítica em Foucault, seguido pelo conceito de Necropolítica de Mbembe para compreensão da interseção entre poder de morte, racismo e neoliberalismo. Finalmente, no último capítulo, me valho das evidências constantes no Relatório da CPI da Pandemia para evidenciar o "fazer morrer e deixar morrer" do governo Bolsonaro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Política nacional de alfabetização e a educação da infância como biopolítica: o que dizem professoras alfabetizadoras de escolas públicas
    (2024-06-27) SOUSA, Ysabelle Cardoso de; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509
    O texto apresenta em torno de uma Política Educacional Curricular de Governo, especificamente centrada na Política Nacional de Alfabetização Baseada em Evidência voltada para a alfabetização de crianças, implementada na forma de Decreto no governo Bolsonaro no ano de 2019. Tal Política é por nós compreendida como um dispositivo de biopolítica da infância. A intenção do estudo, à luz da perspectiva teórica de matriz foucaultiana, para além de analisar tal política como estratégia de gestão sobre a vida infantil, procura evidenciar, a partir de entrevistas com professoras que atuam na Educação Infantil, onde será realizado uma análise em torno de suas falas. Desse modo, aspectos de resistência e contestação em torno da implementação de tal política nas escolas públicas de Educação Infantil no município de Abaetetuba.
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