Navegando por Assunto "Biophilic design"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação do design biofílico em ambientes de aprendizado infantil.(2023-07-12) MOURA, Maria Alice Campelo; BENZECRY, Rachel Sfair Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6984953129008752O presente trabalho trata-se da elaboração de um projeto arquitetônico de reforma em nível de projeto básico alinhado ao design biofílico em espaços de aprendizado, sendo o objeto de estudo uma instituição de ensino infantil existente, localizada no bairro da Pratinha em Belém/PA. Nesse sentido, a pesquisa adotou a metodologia de projeto arquitetônico de estudo de caso com o levantamento de informações a respeito do design biofílico e o impacto nos espaços de aprendizados e suas influências para estimular o desenvolvimento de algumas habilidades técnicas e competências socioemocionais. O objetivo desta é propor um projeto de reforma em nível de projeto básico, que permita aos seus usuários uma melhor qualidade de ensicoaprendizagem no ambiente de ensino utilizando as diretrizes do design biofílico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Escola Tetris: integrando o método Montessori e o design biofílico no projeto básico de uma escola infantil em Belém/PA(2024-11-27) OLIVEIRA, Ruth Beatriz Oliveira de; BENZECRY, Rachel Sfair Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6984953129008752Considerando a importância da escola no processo de desenvolvimento infantil, o trabalho propõe-se em conceber o projeto arquitetônico básico de uma escola montessoriana em Belém/PA pautada no Design Biofílico que atue como espaço impulsionador da aprendizagem. Para isso, foram realizados estudos acerca da relevância da primeira infância, bem como sobre o papel da escola nela. Além disso, foi apresentado o método educacional desenvolvido por Maria Montessori que traça um perfil de sala de aula ideal à promoção da autonomia e da liberdade dos alunos. Somado a isso, explica-se o conceito e os principais parâmetros do Design Biofílico. Em seguida, são analisados três estudos de caso, a fim de encontrar os parâmetros que mais se repetem entre eles. O projeto da Escola Tetris, por sua vez, adotou o Método Montessori como abordagem pedagógica e o Design Biofílico como abordagem projetual. Foram elaborados estudos de condicionantes, layout e volumetria representados por ilustrações que demonstram as escolhas adotadas ao longo do processo, além de desenhos técnicos.