Navegando por Assunto "Biologia - estudo e ensino"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) (Trans)Formação de professores de Biologia: autopercepções docentes a partir de um mestrado profissional em ensino de Biologia(2020-02-10) MARTINS, Lucas Barbosa; ABREU, Sheila Costa Vilhena; http://lattes.cnpq.br/7368287433360653; https://orcid.org/0000-0002-6614-5398Este trabalho de investigação consistiu em uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender quais são os sentidos de mudanças de ideias e práticas compartilhados entre professores de Biologia, egressos ou participantes de um programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, de uma Universidade Pública Federal, em Belém-Pará? O contexto da pesquisa foi a formação continuada de professores de Biologia e o locus foram duas turmas do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os participantes da pesquisa foram 13 professores de Biologia, sendo um egresso e outros ainda mestrandos do programa referido, que foram por demanda espontânea. A coleta de dados foi realizada em 2 etapas: a primeira etapa foi feita através de respostas a um formulário de questões enviado por aplicativo de celular e a segunda etapa por meio de respostas escritas e em áudio que, posteriormente, foram transcritos e organizados em função de suas comunalidades, gerando duas categorias de análise, que foram: a) Aspectos de Superação Ligados à Auto Mudança de Professores de Biologia e, b) Sentidos de Mudança para Professores de Biologia a partir do PROFBIO. Em linhas gerais, como análises de evidência, segundo os participantes, o processo de mudança de ideias e práticas mobiliza esforços de superação de uma formação inicial caracterizada por lacunas provocadas pela frágil atenção dada aos estudos pedagógicos; bem como a superação de uma visão tradicional de ensinar e aprender; além de transformar as inquietações sobre o saber fazer em motivação para sair do comodismo e buscar novas aprendizagens como professor. Nessa direção, os sentidos da mudança situam-se, entre outros, em conhecer novas metodologias de ensino, saber fazer o novo na prática profissional, e ainda, refletir sobre suas próprias metodologias e aplicações no ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica(2021-06-16) PINTO, Letícia Yasmin Jacques; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231Este trabalho monográfico possui como objetivo apresentar a abordagem CTSA (ciência/tecnologia/sociedade/ambiente) como proposta facilitadora para o ensino de biologia na educação básica. Consiste em um trabalho teórico de cunho qualitativo em que a literatura acerca da educação básica, currículo de ciências e CTSA foram analisadas. Com a análise da literatura percebemos que a carência científica na educação é, principalmente, decorrente do distanciamento entre o conhecimento científico e a realidade do aluno, e apontamos a necessidade de estimular a reflexão e o debate de assuntos problemáticos, pois esses são imprescindíveis para a formação cidadã e criticidade no aluno. Nesse cenário conclui-se a importância da implementação de abordagens de ensino que incentivem a reflexão e o debate, como a CTSA, no currículo de biologia na educação básica, com vistas a melhorar o processo de ensino-aprendizagem e formar cidadãos que possam atuar ativamente na sociedade em que vivem. Ademais, a CTSA auxilia na disseminação da ciência e não se restringe ao ensino de biologia, desta forma é essencial a necessidade de mais estudos que analisem em diferentes áreas e níveis de formação.